TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discipulado Autoatividade

Por:   •  9/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  2.188 Visualizações

Página 1 de 4

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR[pic 1]

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR- ÁGUA VERDE

CURSO LIVRE EM TEOLOGIA

FICHAMENTO

DISCIPLINA: DISCIPULADO,        __________________________________DATA: ___________

PROFESSOR: __________________________________________________________________

ALUNO (A): CLEYTON BRUNO LERNER. __________________________TURMA: __________

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

AUTOR (ES): Prof. Josadak Lima

TÍTULO: EDIÇÃO. Discipulado.

CIDADE: EDITORA: ANO: PÁGS: BARRA FUNDA-SP, SGEC 2018. Cap’s I, II

OUTROS DADOS:

  1. ARGUMENTO PRINCIPAL:(idéia central do texto)

O capitulo primeiro da apostila de discipulado nos dá a visão do discipulado no Antigo Testamento, como funcionavam as escolas de profetas e o ambiente da formação espiritual do discípulo.

Já no capitulo dois a apostila nos apresenta o discipulado segundo o exemplo de Cristo, assim como a trilha do discipulado de Jesus.

  1. FICHAMENTO: (síntese do aluno, resumindo conteúdo do texto).

No Antigo Testamento na época de Eliseu e Elias as escolas de profetas buscavam alicerçar-se na palavra de Deus para combater a corrupção e a ameaça de destruição para casa de Israel, e na historia vemos no salmo 78 o modelo de discípular que apresenta o conteúdo, a lei, o discipulador, os pais, os discípulos, os filhos, e o processo de multiplicação, a geração futura. O maior legado espiritual é a fé em um Deus vivo e verdadeiro presente na historia, e por isso o salmista nos orienta sobre como contar a historia da salvação para que as gerações confiem em Deus e mantenham na memoria o projeto divino na historia, e não repita os erros de infidelidade que ocorreram no passado. Também nos mostra que o ambiente familiar é o melhor local para discípular o cristão para tanto tendo como conteúdo a serem transmitidos, os feitos de Deus o Senhor, e a palavra do Senhor. Por isso um aprendizado continuado apresentado como estilo de vida do discipulador tira o discipulado da formalidade e posiciona o discípulo com um referencia efetivo a ser seguido na sua vida e ira sendo passado de pai para filho atingindo novas gerações.

Já no capítulo II a apostila apresenta o discípulo como um aluno que participa de um processo de ensino que o conduz a um determinado alvo. Jesus cumpriu sua obra em duas etapas: uma sem sua vida, quando em seus três anos de ministério formou os seus discípulos para dar continuidade a obra e levar a salvação a toda humanidade. Com sua morte vicária consumo sua segunda etapa, a redenção do homem. O discipulado é então um mandamento de Jesus, e deve ser nosso principal objetivo de vida, pois, o amor de Deus e seus propósitos só podem ser comunicado por meio de uma relação comprometida e pessoal. Fazer discípulos é pegar pessoas anônimas e transforma-las em gigantes da fé, através de nosso relacionamento diário com as pessoas e, é um processo que dura à vida toda. O discipulador deve ter fidelidade e habilidade para ensinar e o discipulador deve estar preparado para realizar esta função por toda vida. Seguir a Jesus requer pagar o preço de negar-se a si mesmo devotando uma dedicação total vivendo em Cristo, tomado à cruz e crucificando seu ego, seguindo Jesus imitando seu caráter e sendo obediente ao mestre em tudo. Então Jesus torna-se nosso único referencial, nosso exemplo a ser seguido humildemente dentro do padrão ético e moral que ele nos deixou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (86 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com