TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS DA BÍBLIA

Por:   •  28/8/2017  •  Monografia  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

FILEMOM ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA

FEST

Luis Carlos de Almeida Borges

ESTUDOS DA BÍBLIA

BAHIA

2017

ESTUDOS DA BÍBLIA

Trabalho apresentado à disciplina Metodologia para a pesquisa cientifica como requisito parcial para aprovação do curso de Bacharel em Teologia (livre) da Filemom Escola Superior de Teologia-FEST, com orientação do Pr. Prof. Mateus Duarte.

BAHIA

2017

INDICE

-04.......................................................RESUMO

-05.......................................................INTRUDUÇÃO

-06........................................................DESENVOLVIMENTO

-09.......................................................CONCLUSÃO

-10.......................................................REFERÊNCIAS

ESTUDOS DA BÍBLIA

  1. RESUMO

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. 2 Timóteo 3:16-17

Uma vez que a Biblíologia estuda a palavra de Deus, buscamos neste trabalho, discorrer sobre a forma como bíblia chegou até nos, como e por quem foi escrita, como poderemos estuda-la corretamente e como Deus fala conosco através de sua palavra escrita.

Os livros da bíblia na antiguidade eram escritos em papiros depois substituídos por pergaminho, e eram carregados separadamente, mas com a invenção da imprensa o senhor Gutenberg imprimiu o primeiro livro da humanidade, a bíblia, isto no ano de 1455. A bíblia sempre foi o livro mais vendido e difundido em todas as épocas, só entre os anos de 1815 e 1998 foram vendidos mais de 3,88 bilhões de bíblias em todo o mundo¹. A invenção da imprensa foi uma benção de Deus, pois assim todos que tivessem interesse em conhecer mais sobre Deus e seus feitos em nossas vidas poderiam e podem pesquisar pessoalmente. Neste trabalho mostrou-se a importância de estudarmos a bíblia, bem como podemos conseguir que as obras de Deus ali relacionadas fossem reveladas a todos.

Palavras-chave: BÍBLIA. ESTUDOS. DEUS

Oficina de Arte e Oficina de Letras.

2.        INTRODUÇÃO

O correto estudo da Bíblia sobretudo, e, principalmente no permite conhecer sobre Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo, Anjos e tudo que nos é permitido conhecer por Deus, o Bacharel em Teologia ou qualquer outro estudioso das religiões deve ter pleno conhecimento dos desejos e almejos de Deus para as nossas vidas. O Teólogo é um líder religioso que tem a responsabilidade de ensinar a todos e principalmente aos com menos conhecimento e a todos que desejarem tudo a respeito do nosso Deus todo poderoso, por isso deve se aperfeiçoar neste conhecimento.

A bíblia é o único manual para o cristão, o crente foi salvo para servir ao senhor e assim sendo deve ter plenos conhecimento deste manual tão importante: A bíblia. Ela nos traz alimentos espirituais, pois o cristão que faz uma leitura rotineira e com afinco da bíblia está apto a suportar as tentações de satanás, este crente tem o conhecimento e identificara com mais clareza quando o inimigo estiver querendo lançar suas flechas inflamadas.

Estudaremos também neste trabalho a importância de quando formos estudar a bíblia pedirmos orientação ao senhor, pois a bíblia, em muitos de seus livros trazem as mensagens através de passagens e parábolas e se não entendermos o que os autores querem dizer podemos nos confundir.

Outro aspecto importante é que a bíblia foi escrita ao longo de dezenas de séculos, desde o seu primeiro livro, até o seu livro final registrado, Apocalipse.

3        DESENVOLVIMENTO

Tendo como certo que todas as escrituras da bíblia foram inspiradas pelo Espírito Santo e ordenadas pelo próprio Deus, entendemos que o objetivo maior do Senhor era que ficassem registradas as passagens mais importantes da história na vida da humanidade. No livro de Genesis podemos conhecer e entender toda a história da criação e queda do homem do Jardim do Éden. Em outros livros a exemplo de Juízes, Salmos, Provérbios, e os livros do Novo Testamento, que foram escritos para contar a passagem de Jesus Cristo na face da Terra, ficam claro que foram escritos em épocas completamente diferentes.

O Espírito Santo está presente em todos os momentos em que o cristão se debruça sobre o livro sagrado para estuda-lo, portanto, a Bíblia é o instrumento utilizado por Ele para dirigir e norteara nossa vida em todos os sentidos e momentos, e podemos perceber a eficácia da palavra de Deus em cada versículo, nos apresentando respostas e soluções para cada demanda da nossa vida, sendo de grande importância durante os estudos, a concentração, fé e certeza de que neste momento de estudo, ao ler a Bíblia Deus irá revelar a sua vontade.

3.1         ESTUDANDO A BÍBLIA

Em um exercício diário, devemos buscar conhecer os autores dos livros em que vamos estudar, e sempre lançar mão de técnicas de estudos, com planejamento, e evitando o estudo aleatório da bíblia, mantendo o foco, e garantindo o verdadeiro entendimento dos fatos e cronologia histórica. Para entender a história do Rei Salomão, o ideal seria saber a história do Rei Davi, para se entender a história da Rei Davi seria viável compreender a história do Rei Saul e assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com