TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO ESCOLA TEOLÓGICA DA IGREJA DE CRISTO NO BRASIL

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.066 Palavras (33 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

CRIAÇÃO

                X

[pic 2]

               

EVOLUÇÃO

ESCOLA TEOLÓGICA DA IGREJA DE CRISTO NO BRASIL

PROFESSOR: GILBERTO PINHEIRO

JOSÉ KERMILSON DA SILVA

ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA

(TEOLOGIA SISTEMATICA III)

NATAL/RN – SETEMBRO/2004

                                                

ÍNDICE

Apresentação............................................................................ 01

Prefácio..................................................................................... 02

Introdução................................................................................ 03

Teoria da Evolução.................................................................. 04

Objeções a Teoria..................................................................... 04

A Origem do Homem e a Unidade de Raça............................ 06

A Teoria da Evolução é Fato Comprovado?.......................... 08

Uma Heresia em Nome da Ciência......................................... 09

Que conseqüências sociais e políticas podem

ser atribuídas a crença evolucionista?....................................14

Bibliografia............................................................................. 17

APRESENTAÇÃO

Apresentamos este trabalho de Antropologia teológica, de autoria do aluno José Kermilson da Silva, do Curso de Bacharel em teologia da Igreja de Cristo no Brasil, da classe do 1° ano.

Natal/RN, Setembro de 2.004

   Classe: 1° Ano – E.T.I.C..

PREFÁCIO

Tenho o prazer de apresentar este trabalho de reflexão teológica, buscando com o máximo de clareza possível, comentar sobre  a origem do homem, nas teorias de evolucionismo e criacionismo.

Natal/RN, Setembro de 2.004

José Kermilson da Silva.

INTRODUÇÃO

Há duas teorias sobre a origem do homem, sendo o evolucionismo que defende a tese que o homem é originário de células, e posteriormente macacos antropóides, teoria essa crida por Charles Darwin, que até hoje é defendida por alguns cientistas, e a teoria da criação, que baseada nas Escrituras Sagradas, onde tiramos os ensinamentos a luz da Palavra de Deus.

Espero transmitir os argumentos concretos da origem do homem com clareza.

Natal/RN, Setembro de 2.004

José Kermilson da Silva.

EVOLUÇÃO X CRIAÇÃO

TEORIA DA EVOLUÇÃO:

Algumas vezes a teoria evolucionista  é relatada como se o homem fosse um descendente de umas das espécies  de macacos antropóides atualmente em existência, ou como se o homem e os macacos mais desenvolvidos tivessem uma ascendência comum. Independente  da diferenças de opiniões sobre o assunto, é certo que de acordo com o evolucionismo naturalista, o homem descende animais inferiores, corpo e alma, por um processo totalmente natural.

A continuidade entre o mundo animal e o homem são os princípios mais importantes para teoria evolucionista. Não admite qualquer ruptura, pois qualquer descontinuidade no curso da evolução seria fatal a teoria.

     O evolucionismo teísta considera a evolução como o método de ação de Deus, onde que parece ser mais aceitável por muitos teólogos. Algumas vezes apresenta-se de forma que Deus é chamado apenas para fazer a ligação inorgânica e orgânica, e entre o irracional e racional. Outras vezes, dizem que o corpo surgiu de um processo de evolução de animais inferiores e Deus dotou esse corpo de uma alma racional. Idéia esta que muito aceita nos círculos católico-romanos.

OBJEÇÕES A TEORIA:

Podemos levantar várias objeções contra a teoria evolucionista que o homem descende de animais inferiores.

A teoria é contrária aos explícitos ensinamentos da Palavra de Deus. Claramente a Bíblia ensina que o homem é produto de um direto e especial ato de Deus, excluindo o processo de desenvolvimento de um tronco simiesco de animais. A Bíblia  assegura que o homem foi formado do pó da terra, Gn 2.7. Nos textes de Gn 3.19; Ec 3.19,20 e 1Co 15.39, podemos enfatizar que não pode ser considerado como um desenvolvimento natural de alguma substância previamente existente, como é sugerido por alguns teólogos que tentam harmonizar os ensinos das Escritura com a teoria evolucionista, que diz que Deus formou o corpo do homem do corpo dos animais que depois de tudo não passa de pó. A Bíblia ensina que o homem imediatamente ficou separado da criação inferior, ficando num elevado nível intelectual, moral e religioso, criado a imagem de Deus, e que lhe foi dado domínio sobre a criação inferior, Gn 1.26,27,31; 2.19,20;Sl 8.5-8. No entanto, decaiu seu elevado estado e ficou sujeito um processo de degeneração, conseqüente de sua queda. Confirmando o contrario da terial evolucionista, que afirma que o homem estava num nível mais baixo, ao inicio de sua carreira, mas ligeiramente afastado dos animais, e daí vem progredindo a níveis mais altos.

 A teoria não tem base em fatos bem estabelecidos. O evolucionismo em geral, muitas vezes apresentadas como doutrina, não passa de hipóteses em desenvolvimento não comprovados. Darwin afirmava que a sua teoria dependia inteiramente da possibilidade de transmissão dos caracteres adquiridos, onde passou a ser uma das pedras angulares da teoria biológica de Weissmann que os caracteres adquiridos não são herdados, que posteriormente seus estudos da genética receberam grande confirmação. Darwin era seguro ao falar da transmutação da espécie e vislumbrava uma contínua linha de desenvolvimento da célula primordial ao homem. Mas De Vries, Mendel e outros, em suas experiências, desacreditavam este conceito. As mudanças graduais e imperceptíveis de Darwin deram lugar às repentinas e inesperadas mutações de de Vries. Darwin pressupunha variações intermináveis em diversas direções, Mendel demonstrou que as variações ou mutações nunca retiram o organismo da espécie e são sujeitas a uma lei defina, que foi confirmada pela citologia moderna, no estudo da célula, com seus genes e cromossomos como veículos dos caracteres herdados. Ficou provado que as novas espécies, como diziam os evolucionistas, não era espécies verdadeiras, e sim espécies alteradas, que digamos variedades da mesma espécie. Nordenskioeld, em sua História da Biologia (History of Biology), cita a seguinte sentença de um relato popular dos resultados da pesquisa hereditariedade, como refletindo o verdadeiro estado da questão: “Justamente em razão do grande número de fatos que a moderna pesquisa da hereditariedade trouxe à luz, prevalece atualmente o caos, no que diz respeito aos conceitos sobre a formação de espécies”. Não tendo muita probabilidade de explicar a origem do homem, evolucionistas proeminentes, admitem agora que a origem das espécies é um mistério para eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (291.9 Kb)   docx (93.7 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com