TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Das Primeiras Igrejas No Brasil

Por:   •  21/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................ 7

REFERÊNCIAS............................................................................................................8

INTRODUÇÃO

Este portifólio tem como objetivo estudar sobre onde surgiram as primeiras igrejas, que são edifícios construídos com a finalidade específica de culto cristão. Compreende-se o contexto histórico da construção e uso desses edifícios, busca-se      aprofundar em dois aspectos. Primeiro é a situação de conservação e mudança de elementos da arquitetura clássica que podem ser mencionadas no estudo dos objetos arquitetônicos das igrejas cristãs, e o segundo é detectar quais fatores que ocasionaram a construção dessas igrejas naquele instante e quais as consequências dessa nova forma para a vida dos indivíduos fazer uso dela e para os espaços onde essas igrejas foram inseridas.

         A Igreja Primitiva refere-se à instituição e cristianismo primitivo às suas doutrinas. Nesta época a Igreja estava comprometida em diversas discussões acerca dos conceitos cristãos. A princípio cinco cidades apareceram como importantes centros da igreja: Roma, Jerusalém, Antioquia, Alexandria e Constantinopla.

A expressão "Igreja" (escrita com I maiúsculo), se refere à Igreja como um todo, "igreja" (escrita com i minúsculo) se refere às comunidades de fé locais, essa diferenciação deve ser feita porque na Igreja Primitiva existia total comunhão entre os cristãos como uma única Igreja Católica (que é Universal em grego), mas para se referir às comunidades cristãs locais se usa também o termo "igreja", como por exemplo as igrejas de Jerusalém, Roma e etc. A união da Igreja é confirmada já em Atos dos Apóstolos, mesmo estando separadas geograficamente, não são independentes, tendo de acatar a decisão do concílio como uma só Igreja.

É correto afirmar que tanto o nome quanto à forma está com algumas alterações. Permanecendo apesar da grande mudança sócio, político e cultural que identificamos entre os períodos de construção e uso da basílica civil romana e basílica cristã. O nome latino “basílica” tem origem do termo “basileu” que significa rei.  Também associado a palavra basileia, que significa realeza.  Durante o período Bizantino a basílica tem associação forte com o uso do edifício do culto cristão, passando a ser sinônimo da igreja cristã.

Por isso hoje em dia o termo “católico” no lugar de cristão na atualidade se explica pelo fato de que o catolicismo até hoje é uma sequência linear do cristianismo inicial. Dando início a novas religiões desde época da sua criação até os

dias atuais.

DESENVOLVIMENTO

Arqueologia é a ciência que estuda as culturas e os modos de vida das diversas congregações – dos antepassados- a partir da pesquisa de itens materiais. É uma ciência social que estuda as sociedades através das materialidades produzidas pelos seres humanos sem caráter de tempo — exemplo um objeto de arte — ou objetos imóveis — como é o caso das estruturas arquitetônicas. Incluindo também no seu nível de estudos nas ações feitas pelos seres humanos no meio ambiente.

Em alguns países a arqueologia é considerada como uma regra pertencente à antropologia embora em países, como Portugal, esta foi vista como uma disciplina pertencente ao nível técnico da História e submissão deste. No Brasil, a Arqueologia é considerada como uma ciência independente, com cursos de graduação em todo país. A arqueologia trata-se do estudo dos protestos culturais e materiais desde a criação do homem (transição dos australopitecos para o homo habilis) até os dias atuais.

A Idade Antiga é um período da história começado quando o homem desenvolveu a primeira figura de escrita na Suméria, por volta de 3500 a.C. Esse tempo faz parte de um século, desenvolvido por historiadores modernos, que estabeleceu o seu fim em 476 d.C., quando finalizou o Império Romano do Ocidente.

Idade Antiga abrange o período da história humana que se deu com o aparecimento da primeira aparência de escrita até a desintegração do Império Romano do Ocidente. Esses limites foram definidos pelos historiadores e devem ser compreendidos como período de citação que levaram a transformações no longo prazo e não de imediato.

O primeiro evento de citação aconteceu por volta de 3500 a.C. e deu-se na Suméria com a invenção da escrita cuneiforme. O período histórico antes da Idade Antiga é a Pré-História, e o avanço da escrita é o marco usado para estipular o seu fim. 

O Egito Antigo foi uma civilização que se evoluiu no nordeste da África, na região do Egito moderno. A evolução dessa civilização ficava sempre ligado com a vivencia do rio Nilo, que segura terras ricas e facilitava o desenvolvimento humano naquele local.

A Mesopotâmia é chamada por muitos como o berço da civilização, uma vez que parte do início das cidades formadas pelo homem apareceu lá. Os povos mesopotâmicos criaram entre os rios Tigre e Eufrates, e, por isso, ficaram conhecidas como “terra entre rios”. A Mesopotâmia foi habitada por muitos povos, como os sumérios, os assírios, os babilônicos, os caldeus, e muitos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com