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EXISTÊNCIA DE DEUS

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Por:   •  16/9/2014  •  Artigo  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  445 Visualizações

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A EXISTÊNCIA DE DEUS

Deus é auto-existente, isto é, ele tem sem Si mesmo a base da Sua existência. Às vezes esta ideia é expressa dizendo-se que Ele é a causa sui (a Sua própria causa), mas não se pode considerar exata esta expressão, desde que Deus é o não acusado, que existe pela necessidade do Seu próprio Ser e, portanto, necessariamente.

O homem, por outro lado, não existe necessariamente, e tem a causa da sua existência fora dele próprio. A idéia da auto-existência de Deus era geralmente expressa pelo termo aseitas (asseidade), significando auto-originado, mas os teólogos reformados em geral o substituíram pela palavra indenpendentia (independência), expressando com ela não somente que Deus é independente em Seu Ser, mas também que é independente em tudo mais: em Suas virtudes, decretos, obras, e assim por diante.

Pode-se dizer que há um tênue vestígio desta perfeição na criatura, mas isto só pode significar que a criatura, conquanto absolutamente dependente, tem sua existência própria e distinta. Mas, naturalmente, longe está de ser auto-existente. Este atributo de Deus é reconhecido geralmente, e está implícito nas religiões pagãs e no Absoluto da filosofia.

Quando se concebe o Absoluto como a base ultima e auto-existente, Ele não só é independente, como também faz tudo depender dele. Esta autoexistência de Deus acha expressão no nome Jeová. É somente como o Ser auto-existente e independente que Deus pode dar a certeza de que permanecerá eternamente o mesmo, com relação ao Seu povo.

Encontram-se indicações adicionais disso na afirmação presente em Jo 5.26, “Porque assim como o pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho Ter vida em si mesmo”, na declaração de que Ele é independente de todas as coisas e que todas as coisas só existem por meio dele, Sl 94.8s.; Is 40.18s.; At 7.25; e nas afirmações que implicam que Ele é independente em Seu pensamento, Rm 11.33, 34, em sua vontade, Dn 4.35; Rm 9.19; Ef 1.5; Ap. 4.11, em Seu poder, Sl 115.3, e em Seu conselho, Sl 33.11.

A NATUREZA DE DEUS

Deus é Espírito Pessoal, perfeitamente bom, que em santo amor cria, sustenta e dirige tudo.

A natureza de Deus: Ele é Espírito Pessoal.

O caráter de Deus: Ele é perfeitamente bom.

A relação de Deus para com o universo: Cria, sustenta e dirige tudo.

SUA EXISTÊNCIA DECLARADA.

A Bíblia não se preocupa em provar a existência de Deus. Ela reconhece como fato auto-evidente a sua existência, e como crença natural do homem. Declara o fato de Deus e chama o homem a aventurar-se na fé.

A Bíblia não tenta demonstrar a existência de Deus, porque em todas as partes da Bíblia subentende-se a sua existência.

A idéia de que o homem chega ao conhecimento ou à comunhão com Deus mediante seus próprios esforços é totalmente estranha ao AT.

Deus aproxima-se dos homens, estabelece um concerto ou relação especial com eles, e lhes dá mandamentos.

SUA EXISTÊNCIA PROVADA.

Por que demonstrar a existência de Deus?

1. Para convencer os que genuinamente buscam a Deus.

2. Para fortalecer a fé daqueles que já crêem.

3. Para enriquecer nosso conhecimento acerca da natureza de Deus.

Encontramos evidências da existência de Deus na criação, na natureza humana e na história humana.

1) O argumento cosmológico (da criação): O universo deve ter uma primeira causa ou um criador.

2) O argumento teleológico (desígnio ou propósito): O desígnio evidente no universo aponta para uma mente suprema e não para o acaso.

 Suponhamos que o autor dum livro tomou milhares de tipos de imprensa e jogou para o ar. Ao caírem no chão, natural e gradualmente se ajuntaram de maneira a formar a história do livro.

3) O argumento antropológico (da natureza do homem): Não apenas a natureza moral do homem, mas também todos os aspectos da sua natureza testificam a existência de Deus.

 Até as religiões mais degradadas demonstram o fato de que o homem, qual cego, tateando, procura algo que sua alma anela.

4) O argumento histórico: A marcha dos eventos da história universal fornece evidência de um poder e de uma providência dominantes.

 A colonização dos EUA por imigrantes protestantes salvou-os da sorte da América do Sul, e dessa maneira salvou a democracia.

 A guerra dos seis dias entre Israel e os Árabes em 1967, teve a mão de Deus a favor de seu povo.

5) O argumento da crença universal (consenso comum): Como se originou essa crença universal?

 Não se originou pelo raciocínio.

 O sentimento religioso não se encontra nas criaturas inferiores. Mas o mais inferior dos homens pode ser instruído nas coisas de Deus porque falta ao animal a natureza religiosa, ele não foi feito à imagem de Deus.

SUA EXISTÊNCIA NEGADA.

O ateísmo é a negação absoluta de Deus. Visto que são os ateus que se opõem às convicções mais profundas e fundamentais da raça humana, a responsabilidade de provar a não-existência de Deus recai sobre eles.

 Somente Deus, cuja existência o ateu nega, teria a capacidade de provar que Deus não existe.

 Alguém perguntou: “Quem criou Deus?” e recebeu como resposta: “Se houvesse alguém que criasse Deus, esse alguém seria Deus”.

OS ATRIBUTOS DE DEUS

A ESSÊNCIA E ATRIBUTOS DE DEUS

Algumas características de Deus são absolutas, e fazem parte da essência de Deus. São os atributos absolutos ou imanentes.

Outras características são vistas como uma manifestação de Deus em relação à sua criação e são chamadas de atributos relativos ou transitivos.

ATRIBUTOS

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