TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eixo Temático-politica

Por:   •  2/9/2015  •  Ensaio  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Centro de Ensino Médio 111

ÉTICA

E

ESTÉTICA

Linda Raquel e Vitória Priscila; 3°B

Brasília

2015


~ÉTICA EUDAIMÔNICA~

   A palavra eudaimônica surgiu da ética aristotélica e significa “felicidade”, e veio com o objetivo de trazer felicidade ao homem durante sua vida aqui na terra. Uma pessoa feliz é aquela que está bem consigo mesma. Os filósofos Aristóteles e Platão tinham pensamentos diferentes sobre esse conceito.

   Para Aristóteles a felicidade era vista como a realização plena do ser humano tendo condição para chegar à felicidade de seu próprio ser. Para o filósofo era preciso ter virtude para se conseguir a felicidade.

   Já no conceito de Platão, as pessoas tinham que fazer as coisas por prazer e não por obrigação para se alcançar a felicidade. Para ele as pessoas deveriam sentir um prazer naquilo que estavam fazendo, ou seja, se sentirem felizes pela realização de determinada tarefa.


~ESTÉTICA MEDIEVAL~

   Do grego aísthesis, a palavra estética significa “faculdade do sentir”, “compreensão pelos sentidos”. A Estética é uma especialidade filosófica que tem como objetivo investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela visa entender as emoções, ideias e juízos que se despertam ao observarmos uma obra de arte.

   Para o filósofo alemão Alexander Baumgarten, a Estética complementa a lógica e deve servir como direção para a faculdade do conhecer pela sensibilidade.

   De acordo com o teórico Tomás de Aquino, a Beleza não resulta de ideais platônicos ou medidas proporcionais aristotélicas, e sim de características essenciais de cada objeto, seja este pertencente ao universo da arte ou da natureza.

   Para Aquino não existe um tipo único para definir a Beleza. Também não deixou de lado os aspectos subjetivos, a participação do sujeito na criação da beleza e o papel da intuição criadora e da imaginação para a criação da beleza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com