TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Encontrando a salvação

Projeto de pesquisa: Encontrando a salvação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.458 Palavras (10 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 10

O encontro da salvação

Referência: Lucas 19.1-10

INTRODUÇÃO

1. Jesus está passando por Jericó – Jericó era uma belíssima e rica cidade próxima do rio Jordão e do mar Morto. Jericó era uma cidade adornada de muitas palmeiras e muitas fontes de águas quentes. Era a cidade de inverno dos reis e a residência predileta dos sacerdotes. Seu nome significa “lugar de fragrância”. Jesus estava passando por Jericó. A cidade do lazer, do luxo, do comércio e da riqueza está agora sendo visitada pelo próprio Filho de Deus. Jesus em Jericó era a visitação de Deus naquela cidade, era a oportunidade de Deus para o seu povo.

2. Jesus estava passando pela última vez por Jericó – Aquela era a última vez que Jesus passava por Jericó. Ele estava indo para a cruz. Naquela semana seria morto. Aquele era o dia da oportunidade de Jericó. Era o céu aberto sobre Jericó. Era a salvação oferecida a Jericó. Era o dia mais importante na agenda da cidade de Jericó. Uma multidão se acotovelava para ver Jesus, mas só dois homens foram salvos: um rico e outro pobre. Um à beira do caminho e o outro empoleirado em uma árvore. Para se encontrar com Cristo, um precisou se levantar e o outro descer. Um era esquecido e o outro odiado. Um aristocrata e outro mendigo, mostrando que Deus não faz acepção de pessoas. Não importa a sua posição política, financeira, a cor da sua pele ou a sua religião, Jesus veio aqui para salvar você. Esta pode ser também a sua última oportunidade. O tempo é agora para o encontro da salvação.

I. OBSTÁCULOS PARA UM ENCONTRO COM JESUS

1. Zaqueu precisou vencer o obstáculo da sua profissão – v. 2

Zaqueu era um publicano. Um publicano era um cobrador de impostos. Era um empregado da Receita Federal de Roma. Ele tinha autorização para cobrar os impostos do povo e repassar esse dinheiro para os cofres de Roma. Mas os publicanos não só cobravam impostos pesados do povo, mas também extorquia o povo. Um publicano tinha pouco patriotismo e nenhuma religião. Preocupava-se mais com o lucro do que com o próximo. Os publicanos eram considerados ladrões e classificados entre as prostitutas. Era vistos como inimigos do povo e por este odiado.

Zaqueu era maioral dos publicanos. Embora seu nome significa “puro”, ele era considerado um homem repugnante pelo povo. Zaqueu era a antítese do seu nome. Seu nome significa justo, mas ele se enriquecera por meios fraudulentos. Ele era o chefe dos publicanos em Jericó. Ele era o cabeça daquele odiado esquema de corrupção. Era um homem inteligente e esperto que usava o trabalho de outros para se fortalecer. Mas a despeito da sua posição, ele procura ver a Jesus (v. 3). Espiritualmente ele era um homem infeliz, necessitado, insatisfeito, perdido e incompleto. Sua vida era marcada por um vazio que nem a fama, nem o dinheiro, nem o sucesso podia preencher. Ele tinha dinheiro, mas não tinha paz. Ele era rico, mas não feliz. “Melhor é o pouco havendo temor do Senhor, do que grande tesouro onde há inquietação” (Pv 15:16).

2. Zaqueu precisou vencer o obstáculo do seu status social – v. 2

Zaqueu era rico. A conversão de Zaqueu ilustra a verdade de Lucas 18:24-27: “Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus… Sendo assim, quem pode ser salvo?Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus”.

Zaqueu não deixou o dinheiro se colocar entre ele e Jesus. Ele sabia que o seu dinheiro não preenchia o vazio do seu coração. Ele sabia que sua alma estava sedenta de algo que o dinheiro não podia comprar.

O jovem rico trocou a salvação da sua alma pela sua riqueza. Seu deus era o dinheiro e o dinheiro o levou à perdição. O problema não é ser rico, mas ser amante do dinheiro. O problema não é possuir dinheiro, mas ser possuído pelo dinheiro.

3. Zaqueu precisou vencer o obstáculo de sua condição física – v. 3b

Zaqueu era um homem de pequena estatura. Para ver o rosto das pessoas, tinha que olhar para cima. No meio da multidão, ele não tinha nenhuma chance. Ele devia ter os seus complexos e traumas de adolescência. Certamente sofreu quando era jovem. As pessoas riam dele. As pessoas faziam chacota da sua condição física. Mas, Zaqueu não deixou que um problema físico interferisse na vida espiritual. Ele queria ver a Jesus.

Se Zaqueu tivesse a altura dos grandes jogadores de Basquete da NBA ou fosse um descendente de Golias, ou mesmo tivesse uma estatura normal estaria no meio da multidão. Ele transformou o seu problema não num fracasso, mas num instrumento para aproximá-lo de Jesus. Ele correu. Ele demonstrou pressa para encontrar-se com Cristo. Ele fez o cooper mais importante da sua vida.

4. Zaqueu precisou vencer o obstáculo do seu orgulho – v. 4

Zaqueu não se importou com sua condição de homem rico. Ele deixou de lado seu status, seus títulos, sua fama e subiu em uma árvore para ver a Jesus. Ele abriu mão da sua vaidade e do seu orgulho.

Zaqueu embora sendo rico e maioral dos publicanos, não se importou com a opinião da multidão. Ele não deu atenção às críticas, zombarias, chacotas, ou escárnios. Ele queria ver a Jesus. Para subir àquela árvore ele precisou descer do pedestal do seu orgulho.

Zaqueu subiu com o desejo de ver a Jesus e desceu a toda pressa por causa da Palavra de Jesus. Ele desceu do seu pedestal. Ele desceu da sua condição a abriu seu coração e sua casa para receber a Jesus.

Zaqueu admitiu diante de todos as falhas do seu caráter. Ele tirou a máscara. Ele admitiu a sua doença. Ele confessou o seu pecado. Ele pôs o dedo no nervo exposto da sua terrível condição espiritual.

5. Zaqueu precisou vencer o obstáculo da multidão – v. 3

A multidão sempre foi um obstáculo para as pessoas verem a Jesus. A mesma multidão quis calar o cego Bartimeu em Jericó. A multidão apertava Zaqueu e não o deixava ver a Jesus. Cuidado com a multidão, ela pode ser um estorvo na sua vida. Não deixe que a multidão sufoque o seu grito de socorro nem que ela impeça você de ter um encontro com Cristo.

Quantas vezes a alma se sente constrangida de ir ao Salvador por causa de parentes, amigos, opinião pública, e o povo. Zaqueu não se intimidou por causa da multidão. Seu desejo de ver a Jesus foi maior do que o obstáculo da multidão.

6. Zaqueu venceu o obstáculo dos murmuradores – v. 7

Quem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com