TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS EPISÓDIOS “COMEÇA OUTRA GUERRA” E “ENCONTRANDO PETRÓLEO” DA SÉRIE GIGANTES DA INDÚSTRIA

Por:   •  20/11/2016  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  1.822 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

COLEGIADO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DOCENTE: MIRIAN LAURIANO

DISCENTE: ESTEVAN NOGUEIRA – 1°ANO

ANÁLISE DOS EPISÓDIOS “COMEÇA OUTRA GUERRA” E “ENCONTRANDO PETRÓLEO” DA SÉRIE GIGANTES DA INDÚSTRIA

  • Vanderbilt e Rockfeller, personagens principais e muito importantes para economia americana e sucessivamente mundial, começaram suas vidas com bastante dificuldade financeira, e com poucos recursos se tornaram empreendedores, demonstrando como tinham grandes objetivos lutando pela evolução dos seus negócios.
  • Vanderbilt planejando novas formas de negócio, resolveu apostar em um novo tipo de investimento. Vendeu toda sua frota de barcos e começou a investir em ferrovias, que com o fim da Guerra Civil, tornou-se o homem mais rico dos EUA. As funções administrativas nesse caso foram de grande importância, desde o seu planejamento até momento de execução, alcançando o objetivo desejado por Vanderbilt.
  • Vanderbilt e Rockfeller eram muito poderosos nos EUA, de um lado, rivais dependiam de suas ferrovias para o transporte de cargas e pessoas, de outro, o petróleo chegou para revolucionar a energia no país através do querosene, caracterizando a necessidade de administrarmos nossos negócios, criando barreiras, melhorando cada vez mais nossos produtos, planejando e executando novas ideias de acordo com a necessidade, para que concorrentes não tenham oportunidades de sobressair com facilidade.
  • Vanderbilt analisou suas ferrovias e observou que já havia um grande número de linhas, não necessitando mais de novos caminhos, mas sim a busca de novos produtos necessário para o transporte, no caso da época, a querosene, principal fonte de energia, empreendida por Rockfeller. Nesse processo vemos a importância do controle e da liderança para que os planejamentos continuem de acordo com o objetivo e faça novamente um ciclo de forma adequada sem haver desperdícios utilizando a melhor forma possível.
  • As ferrovias se tornaram muito competitivas, portanto Vanderbilt se aliou aos seus rivais para cobrar mais taxas de Rockfeller, que sentindo ameaçado, pensou uma nova forma de transporte, a criação de dutos para a passagem do petróleo. Essa inovação levou a 1/3 das ferrovias a falência e muitas demissões de trabalhadores americanos. A ganância que tomou conta de Vanderbilt nos mostra que os negócios, o empreendedorismo deve ser feito de forma organizada, obedecendo todas funções do processo de gestão, se atualizando com as necessidades, cuidando dos nossos aliados e rivais, criando barreiras sem deixar oportunidades para o crescimento alheio que venha prejudicar.
  • Vanderbilt, Rockfeller e demais nomes importantes do EUA, criaram e monopolizaram grandes indústrias que foram a base para o progresso dos EUA, estabeleceram políticas econômicas, se envolveram em eleições presidenciais, e sua influência sobre os acontecimentos mais importantes do século passado é incalculável. Podemos dizer que os EUA não foi conquistado, mas sim construído por um sistema completamente planejado, organizado, liderado, controlado e executado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com