TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energias Alternativas

Casos: Energias Alternativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

Energias Alternativas

Energia alternativa ou renovável, é aquela gerada através de fontes renováveis e que, portanto, não gera impacto no meio ambiente, seja através do esgotamento de recursos ou pela emissão de CO2 na atmosfera.

Ou seja, são aquelas que se apresentam como alternativa ao uso das fontes tradicionais de energia (petróleo, gás natural, hídrica e carvão mineral principalmente). As fontes alternativas de energias são renováveis, pouco ou não poluentes, além de apresentar a vantagem de ter baixos índices de agressão ambiental.

A maioria das fontes de energia alternativa são renováveis, o que significa que, ao contrário dos combustíveis fósseis, elas existem em quantidades ilimitadas e não são susceptíveis de se esgotar. Exemplos incluem o sol, o vento, os rios e oceanos, o calor do interior da Terra, e os biocombustíveis. Estas fontes de energia podem ser usadas para gerar eletricidade, para aquecer a água e, em alguns casos, para abastecer os veículos como carros e ônibus.

Por muitos anos as pessoas e as indústrias têm contado com os combustíveis fósseis como fontes de energia. Mas no início do século XXI, muitos países começaram a adotar políticas para aumentar a proporção de energia que derivam de fontes renováveis. Porém, a mudança para as energias alternativas é cara e requer grandes mudanças nos sistemas que já existem. Mudanças em grande escala exigem que os governos e as empresas privadas apoiem e contribuam com dinheiro e outros recursos para produzir energias alternativas.

Além disso, algumas tecnologias de energia alternativa ainda são relativamente recentes e precisam de mais investigação e desenvolvimento. No entanto, essas fontes podem ser vitais para o fornecimento de energia de maneira sustentável enquanto outros recursos estão se esgotando.

Importância do uso de fontes alternativas de energia

No início do século XXI, cerca de 80 por cento do fornecimento de energia do mundo era obtido a partir de combustíveis fósseis, principalmente do carvão, do petróleo e do gás natural. Os combustíveis fósseis também adicionam dióxido de carbono para a atmosfera quando são queimados. Os cientistas acreditam que isso contribui para o aquecimento global. A queima de combustíveis fósseis também libera para a atmosfera outros poluentes, como o monóxido de carbono e o dióxido de nitrogênio.

Como sabemos o petróleo um dia vai acabar e o país que ficar dependente desta fonte de energia poderá enfrentar sérios problemas energéticos. Embora sejam mais caras para implantar o sistema de geração de energia, em longo prazo, são capazes de gerar economia.

Diversificação de fontes de energia alternativa tira do país a dependência das fontes tradicionais, que muitas vezes podem ser controladas por empresas estrangeiras ou outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com