TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia Alternativa

Monografias: A Energia Alternativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 7

- Tema:

Formas de Energia Alternativa

- Justificativa do tema:

A etimologia da palavra energia tem origem no idioma grego, onde εργοs significa "trabalho”. Em geral, o conceito dessa palavra se refere ao potencial para se realizar uma ação. A energia nos dias atuais é muito utilizada, principalmente por causa da “era tecnológica” em que vivemos, onde a energia é requisito fundamental para utilização da maioria, senão de todos os equipamentos eletrônicos. Por ser essencial na vida da maioria das pessoas, utilizamos uma quantidade enorme de energia.

Existem dois tipos básicos de energia:

- As renováveis: É a energia provinda de recursos naturais que são renováveis, ou seja, naturalmente reabastecidos.

- As não-renováveis: É a energia que provém de recursos esgotáveis, ou seja, que podem acabar com o decorrer do tempo, não sendo produzidos pela natureza em um curto período de tempo.

Energia alternativa é uma energia sustentável derivada do meio ambiente natural. É importante destacar que as formas de energia alternativas compreendem somente, as energias renováveis (energia provinda dos recursos naturais renováveis), pois as mesmas têm o intuito de não serem prejudiciais ao meio ambiente.

Atualmente, utilizamos uma forma de energia considerada renovável, a energia hidrelétrica, provinda da força da água, que passa por geradores que transformam a força da água em energia. Essa é a forma de produção de energia mais utilizada atualmente, porém ela causa danos ao meio ambiente. Além da utilização da energia hidrelétrica países como a Austrália, produz energia por meio da queima de combustíveis fósseis, o que é muito prejudicial ao meio ambiente.

Diante de todo esse problema ambiental criado em função da produção de energia que necessitamos atualmente, é que decidimos, por meio desse projeto, estudar outras formas de produção de energia a fim de sugerir mudanças e apontar estratégias para as necessidades energéticas dos países.

-Objetivo Geral.

A energia alternativa é aquela que provém das formas de energia renováveis, ou seja, o recurso de onde se pode obter a energia, que é mantida pelo meio ambiente, tendo ainda o intuito de não poluir o mesmo.

Um dos fins da utilização da energia alternativa é produzir energia de forma barata e limpa, minimizando, desse modo a poluição e, ao mesmo tempo, ocasionando, um impacto ambiental positivo.

Sabendo dos benefícios da utilização da energia alternativa, procuraremos estudá-las e indicar uma (ou mais), de caráter menos poluente a fim de minimizar os danos ao meio ambiente.

-Objetivo específico

Investigaremos duas das atuais formas de produção de energia mais produzidas, são elas: a energia eólica e a energia solar.

Pretendemos ainda abordar, de forma breve a energia nuclear, que está se mostrando como uma alternativa muito utilizada pelos países atualmente.

A energia eólica utiliza a força dos ventos para a produção de energia. É considerada energia renovável, por utilizar uma fonte renovável: a força dos ventos. Ela é captada por meio de grandes hélices onde ficam turbinas que captam a energia cinética produzida pelo giro das hélices.

Existem vários fatores que influenciam a obtenção de energia eólica. É necessária, primeiramente, a avaliação do potencial eólico de determinado local, o que inclui a topografia local que, por sua vez, influencia na instalação de parques eólicos. A avaliação de todos esses fatores demanda certo tempo, além de exigir um conhecimento detalhado do comportamento dos ventos, que se torna necessário para obter uma quantidade significativa de energia.

Encontramos, então, o primeiro obstáculos que a utilização de energia eólica apresenta: o potencial eólico de cada local. Esses fatores limitam a produção de energia eólica, pois nem todos os lugares apresentam essas características.

Entre os países que mais produzem energia eólica atualmente, temos: os Estados Unidos, a China e a Alemanha (Allianz, 2009). O Brasil também apresenta um grande potencial eólico, apesar de não ser um dos grandes produtores desse tipo de energia. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil possui 248 megawatts (MW) de capacidade instalada de energia eólica. A Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, elaborado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), mostra um potencial bruto de 143,5 GW, o que torna a energia eólica uma alternativa importante para a diversificação do "mix" de geração de eletricidade no País.

Em termos de emissão de poluentes a energia eólica é a segunda menos poluente. O principal impacto da utilização de energia eólica do meio ambiente é sobre a fauna, especificamente sobre as aves. Por serem muito altas, as pás que giram pela força do vento, podem acabar matando as aves, quando estão em seu período migratório.

O ruído é outro fator que merece ser mencionado, devido não só à perturbação que causa aos habitantes das áreas onde se localizam os empreendimentos eólicos, como também à fauna local como, por exemplo, a sua interferência no processo reprodutivo das tartarugas.

Assim como a energia eólica, a energia solar se caracteriza como inesgotável, sendo considerada uma alternativa energética muito promissora para enfrentar os atuais problemas causados pela utilização de formas de energia não-renováveis.

O calor vindo do sol pode ser transformado em energia de duas formas, através do efeito termelétrico e o efeito fotovoltaico.

- O efeito termelétrico é adquirido quando se obtém a energia solar por meio da utilização de coletores solares que, ao esquentar com o calor do sol, transforma em energia elétrica, a energia térmica.

- O efeito fotovoltaico é adquirido quando se obtém a energia solar por meio dos painéis solares, que captam a energia vinda da claridade do sol, e a transforma em energia elétrica.

As vantagens da utilização da energia solar ficam evidentes, quando verificamos a poluição causada pela utilização dessa fonte de energia, que é nula.

O Brasil tem de mostrado um país com um grande potencial para a produção de energia solar. Conforme dados do relatório "Um Banho de Sol para o Brasil" do Instituto Vitae Civilis, o Brasil, por sua localização e extensão territorial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com