TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Energia Alternativa

Por:   •  13/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Campus Palmas

Curso Técnico de Agroecologia

Trabalho da disciplina

Construções Rurais Sustentáveis

ENERGIA ALTERNATIVA:

ENERGIA SOLAR

Professora: Aurinês

Tutor online: Catalunha

Tutor presencial: Ângela

Alunos: Fernando Sérgio Siqueira Lourenço

                 Eldilene Alves Marinho

                                -Palmas, 02 de setembro de 2015-

SUMÁRIO

Introdução..........................................pág. 03

Energia Solar......................................pág. 04

Conclusão............................................pág. 05

Referências bibliográficas..................pág. 06

Introdução:

No início do século XXI, cerca de 80 por cento do fornecimento de energia do mundo era obtido a partir de combustíveis fósseis, principalmente do carvão, do petróleo e do gás natural. No entanto, os combustíveis fósseis são recursos finitos, significando que eles estão disponíveis em quantidade limitada e que um dia irão acabar. Os combustíveis fósseis também adicionam dióxido de carbono para a  atmosfera quando são queimados, contribuindo assim para o aquecimento global, liberando também para a atmosfera outros poluentes, tais como monóxido de carbono e o dióxido de nitrogênio. Existe uma alternativa de energia considerada “limpa”,  que é a Energia Nuclear, mas tem um problema muito sério que são os resíduos radioativos que são muito perigosos.

 Existem inúmeras fontes de energia alternativa ou energia renovável, que ao contrário dos combustíveis fósseis, elas existem em quantidades ilimitadas e são inesgotáveis. Exemplos de energias renováveis são o: Sol, o Vento, os Rios e Oceanos, o calor do interior da Terra e os biocombustíveis. Todas essas fontes de energia podem ser usadas para gerar eletricidade, como para aquecer a água e até mesmo para abastecer veículos e ônibus. Existem alguns testes positivos para aeronaves (mas ainda em fase de testes).

Nessa pesquisa iremos abordar especificamente a Energia Solar, que é a energia renovável que tem como sua fonte o Sol. Essa fonte de energia está sendo muito difundida nesta década e evoluindo a passos largos em tecnologia de ponta.

ENERGIA SOLAR

 Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia hélio térmica, a arquitetura solara e fotossíntese artificial. O calor e a luz produzida pelo sol são uma fonte inesgotável de energia e as tecnologias solares são amplamente caracterizadas como ativas ou passivas, dependendo a forma como captura, converte e distribui a energia solar. Entre as técnicas solares ativas estão o uso de painéis fotovoltaicos, concentradores solares térmicos das usinas hélio térmicas e os aquecedores solares. Entre as técnicas solares passivas estão a orientação de um edifício para o Sol, a seleção de materiais com massa térmica favorável ou propriedades translúcidas  e projetar espaços que façam o ar circular naturalmente.

[pic 2]

Exemplo de painéis solares fotovoltaicos em uma residência.

A maior vantagem da energia solar, que é considerada uma fonte de energia limpa e renovável é que não polui o meio ambiente e é inesgotável. A energia solar é uma energia ainda pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento de energia solar. Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos, Israel e Alemanha. O Brasil é um dos países com maior potencial do mundo no tocante à geração de energia proveniente dos raios solares. Isto é explicado pelo fato de termos um vasto território com grande incidência dos raios do Sol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com