TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Alternativas

Ensaios: Energia Alternativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

ENERGIAS ALTERNATIVAS

INTRODUÇÃO

A enorme participação das fontes não-renováveis na oferta mundial de energia coloca a sociedade diante de um desafio: a busca por fontes alternativas de energia. E isso não pode demorar a ocorrer, sob o risco de o mundo, literalmente, entrar em colapso, pelo menos se for mantido o atual modelo de vida, em que o petróleo tem uma importância vital.

Há diversas fontes alternativas disponíveis, havendo a necessidade de um maior desenvolvimento tecnológico para que possam ser economicamente rentáveis e, conseqüentemente, utilizadas em maior escala. Entre elas, destacam-se: o sol, o álcool, o vento, o calor da terra, o carvão vegetal e o biogás.

O SOL

O aproveitamento da energia solar oferece grandes vantagens: não polui, é renovável e existe em abundância. Entretanto, pelo fato de sua utilização em larga escala (grandes usinas) para geração de energia elétrica estar em fase relativamente inicial de desenvolvimento tecnológico, a energia solar ainda não é viável economicamente, ou seja, os custos financeiros para sua obtenção superam os benefícios.

A geração de energia elétrica tendo o sol como fonte pode ser obtida de forma direta ou indireta.

A forma direta é por meio de células fotovoltaicas (que desenvolvem força eletromotriz pela ação da luz. Essas células só produzem corrente quando iluminadas.), geralmente feitas de silício, um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade.

Na forma indireta, constroem-se usinas em áreas de grande insolação (áreas desérticas, por exemplo), onde são instaladas centenas de espelhos côncavos (coletores solares) direcionados para um determinado local, que pode ser uma tubulação de aço inoxidável, como no deserto de Mojave, na Califórnia (EUA), ou um compartimento contendo simplesmente ar, como ocorre em Israel.

O ÁLCOOL

O álcool é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar, do eucalipto e da beterraba. Como fonte de energia, pode ser utilizado para movimentar motores de veículos (álcool etílico: cana-de-açúcar; ou metanol: eucalipto) ou para produzir energia elétrica.

Como combustível para automóveis, o álcool tem vantagem de ser uma fonte renovável e menos poluente que a gasolina, e no caso brasileiro ter possibilitado o desenvolvimento de uma tecnologia 100% nacional. Mas a produção de álcool nunca suprirá a necessidade total de combustível dos veículos automotores.

A utilização do álcool como combustível automotivo no Brasil passou a ocorrer na segunda metade da década de 70, quando o mundo amargava os efeitos da crise do petróleo. Para tanto o governo brasileiro implantou o Proálcool (Programa Nacional do Álcool), baseado em incentivos fiscais e outras formas de subsídios oferecidos aos produtores de álcool (usineiros) e às indústrias automobilísticas. Embora bem sucedido no começo o proálcool acabou fracassando logo após.

O VENTO

Como o sol e a água, o vento também é um recurso energético abundante na natureza. Quando intenso e regular, pode ser utilizado para produzir energia a preços relativamente competitivos. Esse custo poderá reduzir-se ainda mais quando a energia dos ventos estiver bastante difundida.

A tecnologia atualmente empregada na construção dos cata-ventos é bastante sofisticada e consegue explorar a força de ventos que sopram a mais de 10 metros por segundo. As imensas pás dos rotores, com comprimentos de até 100 metros, são agora construídas em fibra de vidro (as primeiras, de aço, deterioravam-se rapidamente), giram a freqüências que não interferem com transmissões de rádio e TV e são controlados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com