TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estretégia

Artigo: Estretégia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  6.720 Palavras (27 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 27

APRESENTAÇÃO

PARTE UM

A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL

A Estratégia do Oceano Azul possui como principal finalidade o desenvolvimento de métodos para tornar a concorrência irrelevante. Ensina como investir em mercados inexplorados por meio da criação de novos setores e demandas.

Para compreender adequadamente esse contexto, é necessário considerar que no mundo corporativo existem dois tipos de oceanos: o vermelho e o azul.

A maior parte das empresas insiste em permanecer no oceano vermelho, ambiente “sangrento” provocado pela grande competição entre os negócios, uma disputa cada vez mais frequente por espaço e clientela. Apresenta como principal preocupação a conquista de uma parcela cada vez maior da demanda atual e do incentivo em permanecer atento ao que o concorrente está fazendo.

No azul, de água límpida, menos populoso, navegam as empresas diferenciadas, de sucesso. Elas criam a sua própria demanda a partir de uma execução visionária, não precisando se preocupar com sua fatia no mercado. A estratégia do oceano azul desafia as empresas a transpor as barreiras do oceano vermelho, da competição sangrenta dos mercados existentes, mediante a criação de novos espaços de mercado.

Capítulo 1: CRIANDO OCEANOS AZUIS

Novo espaço de mercado

Para criar novas oportunidades de crescimento e de lucro, as empresas precisam criar seus oceanos azuis. É imprescindível observar o mercado, as necessidades dos clientes, e desenvolver um novo conceito de produto ou serviço, a ser fornecido pela empresa. Para vencer no futuro, as empresas precisam parar de competir umas com as outras. A única maneira de superar os concorrentes é não mais tentar superá-los.

Criação contínua de oceanos azuis

O entendimento do termo oceanos azuis é antigo. Na verdade, os setores jamais ficam estacionados, sempre estão em evolução. Com esse modo de pensar, as operações tornam-se mais eficientes, os mercados se expandem e as empresas buscam oferecer serviços que se adéqüem a atual demanda de mercado. Mostrando assim, como foi significativa a expansão do oceano azul e como ainda há muito a ser desenvolvido.

Impacto da criação de oceanos azuis

Os benefícios para o desempenho resultante da descoberta de águas azuis são notórios. Observando o gráfico a seguir, podemos então constatar que, embora seja pouca a ocorrência de oceanos azuis, as empresas inovadoras, com estratégias inovadoras, com capacidade de reinventar e de superar desafios têm mais chances de sucesso que as empresas que preferem estagnar no oceano vermelho.

O imperativo crescente da criação de oceanos azuis

Estudos setoriais atuais evidenciam que nas categorias predominantes de produtos e serviços as opções estão ficando mais semelhantes, e como efeito, a preferência dos produtos se baseia cada vez mais no preço. A diferenciação das marcas torna-se cada vez mais difícil, nos setores super explorados; seja na fase de alta atividade econômica, como na de baixa. Ao modo que os oceanos vermelhos ficam cada vez mais sangrentos, os gestores deverão preocupar-se com os oceanos azuis.

De empresa e setor para iniciativa estratégica

Nenhuma empresa mostra-se em alto desempenho eternamente. Uma empresa pode ser excelente hoje, e amanhã ser um fracasso. Desta forma, “empresa” não é unidade de análise adequada para a investigação das causas básicas do alto desempenho e das origens do oceano azul.

A unidade de análise adequada para explicar a criação de oceanos azuis e a permanência de alto desempenho é o “movimento estratégico”, uma reunião de decisões e ações gerenciais que originam importantes produtos e serviços capazes de ocasionar novos mercados.

Inovação de valor: a pedra angular da estratégia do oceano azul

Empresas criadoras de oceanos azuis não utilizam seus concorrentes como protótipos. Uma vez que, assumem uma lógica estratégica diferente, chamada inovação de valor. É uma nova maneira de pensar sobre a execução da estratégia. Inovação de valor ocorre quando as empresas alinham inovações com utilidade, com preço e com ganhos de custo. Habitualmente, entende-se que as empresas comparadas aos concorrentes devem criar mais valor para os clientes, a custo mais alto, ou criar o mesmo valor, com custos reduzidos. Desta forma, a estratégia nos oceanos vermelhos é optar entre diferenciação ou liderança de custos. Em contrapartida, as empresas que buscam criar oceanos azuis procuram a diferenciação e a liderança de custos ao mesmo tempo.

PARTE DOIS

Capítulo 2: FERRAMENTAS E MODELOS DE ANÁLISE

Metodologias práticas para a criação de oceanos azuis.

A matriz de avaliação de valor

É um instrumento tanto de análise, como de modelo no desenvolvimento de uma estratégia consistente de oceano azul. Seu primeiro propósito é captar a situação atual no ambiente de mercado conhecido, isso permite que a empresa compreenda em que os concorrentes estão investindo, os atributos nos quais se baseia a competição em termos de produtos, serviços e entrega. E o segundo propósito, é captar o que os compradores recebem como clientes de qualquer das ofertas competitivas existentes no mercado.

O modelo das quatro ações

Realizam-se quando a empresa reduz, cria, eleva e elimina alguns fatores relevantes das suas atividades. Definir estratégias constitui um grande esforço para os gestores de empresas devido à grande quantidade de números, variáveis e indicadores que os mesmos são obrigados a analisar no processo de elaboração de estratégias.

Diante desta dificuldade, faz-se necessário a adoção de modelos que permitam o exercício gerencial onde possam ser identificados quais atributos referentes à experiência dos clientes, no caso deste estudo específico possam ser eliminados, reduzidos, elevados ou criados.

Quatro perguntas básicas que visam questionar a lógica estratégica e o modelo de negócios de um mercado ou setor.

 Que atributos considerados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com