TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Existência De Deus

Trabalho Universitário: Existência De Deus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  5.003 Palavras (21 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 21

NoFonti.svg Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.

—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Parte de uma série sobre

Deus

Details-Job Confessing his Presumption to God-Blake.png

Conceitos Gerais[Expandir]

Concepções específicas[Expandir]

Concepções religiosas[Expandir]

Termos relacionados[Expandir]

Experiências e práticas[Expandir]

Tópicos relacionados[Expandir]

v • e

Argumentos contra e a favor da existência de Deus têm sido propostos por filósofos, teólogos, cientistas e outros pensadores ao longo da história. Em termos filosóficos, tais argumentos envolvem principalmente a epistemologia e a ontologia. Os argumentos para a existência de Deus normalmente incluem questões metafísicas, empíricas, antropológicas, epistemológicas ou subjetivas. Os que acreditam na existência de uma ou mais divindades são chamados de teístas, os que rejeitam a existência de deuses são chamados ateístas.

A discussão filosófica no ocidente da existência de Deus começou com Platão e Aristóteles, que formularam argumentos que hoje podem ser classificados como cosmológicos. Mais tarde, Epicuro formulou o problema do mal: se Deus é onipotente, onisciente e benevolente, por que o mal existe? O campo da teodiceia surgiu a partir de tentativas para responder a esta pergunta. Outros argumentos a favor da existência de Deus foram propostos por Santo Anselmo, que formulou o primeiro argumento ontológico e Tomás de Aquino, que apresentou suas próprias versões do argumento cosmológico (o argumento Kalam e a primeira via, respectivamente), Descartes que disse que a existência de um Deus benevolente era logicamente necessária, e Immanuel Kant, que argumentou que a existência de Deus pode ser deduzida a partir da existência do bem. Pensadores que forneceram argumentos contra a existência de Deus incluem David Hume, Nietzsche e Bertrand Russell. Na cultura moderna, a questão da existência de Deus tem sido discutido por cientistas como Stephen Hawking, Richard Dawkins e John Lennox, assim como os filósofos, incluindo Daniel Dennett, Richard Swinburne, William Lane Craig, e Alvin Plantinga.

Os ateus afirmam que os argumentos para a existência de Deus fornecem justificação insuficiente para acreditar. Além disso, alguns afirmam que é possível contestar afirmativamente a existência de Deus, ou de certas características tradicionalmente atribuídas a Deus como a perfeição.1

A Igreja Católica afirma que o conhecimento da existência de Deus está disponível a "luz natural da razão humana".2 Outras religiões, como o budismo, não se preocupam com a existência de deuses.

Índice [esconder]

1 Definição de Deus

1.1 Ignosticismo

1.2 O problema do sobrenatural

2 Argumentos pela existência de Deus

2.1 Argumento ontológico

2.2 As cinco provas de Tomás de Aquino

2.3 O Mal no Mundo

2.4 Imagem e semelhança de Deus

2.5 Argumento da existência do universo

2.6 Argumento da Lei Moral

2.7 Argumento Psicológico

2.8 Argumento Histórico

2.9 Conhecimento de Deus por analogia

2.10 Conhecimento divino e liberdade humana

3 Argumentos pela inexistência de Deus

3.1 Argumentos empíricos

3.2 Argumentos dedutivos

3.3 Argumentos indutivos

3.4 Argumentos subjetivos

3.5 Ônus da prova

3.6 Argumento da incoerência ou das propriedades incompatíveis

3.7 Argumento da imaterialidade

3.8 Argumento da Evolução Darwiniana

3.9 Argumento da improbabilidade

3.10 Segundo Argumento da Incoerência

4 Posicionamento da comunidade científica

5 Ver também

6 Referências

7 Ligações externas

8 Bibliografia

Definição de Deus[editar | editar código-fonte]

Ver artigos principais: Deus e Divindade

Existem diferentes definições para Deus, no teísmo clássico, Deus é caracterizado como o ser metafisicamente final (primeiro, atemporal, absolutamente simples e que é desprovido de quaisquer qualidades antropomórficas). Apesar da extensa escrita sobre a natureza de Deus, esses teístas clássicos não acreditavam que Deus poderia ser definido. Por outro lado, muito do pensamento religioso oriental (principalmente panteísta) postula Deus como uma força contida em cada fenômeno que se possa imaginar. Por exemplo, Baruch Spinoza e seus seguidores usam o termo Deus em um sentido filosófico particular onde o Deus é definido como as substâncias e princípios essenciais da natureza.

A discussão da existência de Deus foca-se principalmente em argumentar contra ou a favor da realidade de um Deus teísta. O principal Deus contemporâneo nessa categoria é Javé, adorado pelos cristãos e judeus, também chamado de Alá pelos islâmicos.

Ignosticismo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ignosticismo

Ignosticismo ou igteísmo é uma posição teológica, a partir da qual todas as outras posições teológicas, incluindo o agnosticismo, presumem demais sobre o conceito de Deus, sua existência e outros conceitos teológicos. A palavra "ignosticismo"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com