TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exposição de Tg 1.19-22 Sabei isto meus amados irmãos

Por:   •  28/6/2016  •  Artigo  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

Exposição de Tg 1.19-22.

“Sabei isto meus amados irmãos”.

De fato, não é muito importante ler muitos livros, se não consigo saber (ou entender) nada do que eles transmitam, foi total perda de tempo lê-los. O “saber” de Tiago parece estar mais ligado ao “agir” do que ao “intelecto” humano. De maneira que, saber, é agir, pois se não sabes, não age. Se não consigo agir com o que sei, é porque, de fato, não sei.

Quando Tiago expressa “amados irmãos”, ele provavelmente se refere aos cristãos, ou seja, nenhum conselho dado é para o “mundo”, mas somente para cristãos. De maneira que a vida cristã dá a possibilidade desta transformação pela verdade.

Com um conceito enraizado no judaísmo, Tiago está muito mais preocupado com a práxis individual, do que com a justificação coletiva causada pela práxis de Cristo. Com isso, acaba provocando severas criticas de Lutero e outros reformadores.  

“Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar, pois a ira do homem não opera a justiça de Deus”.

Tiago faz um misto de conceitos inerentes ao ser, primeiramente ser “pronto para ouvir”. O significado é estar disposto, preparado, para ouvir, de maneira que este ouvir renderá benefícios a quem ouve e também a quem está sendo ouvido. O relacionamento em comunidade será muito melhor aproveitado, se ouvirmos prontamente. Ouvir denota “se importar com a causa do outro”, não somente isto, mas mostra humildade por parte do ouvinte, que pode até “saber mais”, mas ouve. Ouvir prontamente, com paciência, passa longe da essência humana (pecaminosa), pois esta é egoísta, e é contra isto que Tiago está escrevendo.

No que tange ao ser “tardio para falar”, temos muitos textos bíblicos. Muitas referências estão em Provérbios: “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.” (Provérbios 10:19). “O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína” (Provérbios 13:3). “Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio.” (Provérbios 17:28). “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele” (Provérbios 29:20). Ser tardio é ser longânimo, paciente, no falar. De maneira que, enquanto se ouve o outro, já se analisa uma resposta produtiva e não abusiva. Sem falar precipitadamente daquilo que ainda não se ouviu. Quando se ouve prontamente, se responde sabiamente (tardiamente = refletidamente).

Ao que se refere a ser “tardio em se irar”, Tiago parece contradizer aqueles que justificam sua própria ira. Aos que dão lugar a ela, fazendo assim sua própria vontade. Quando ouvimos prontamente, respondemos sabiamente, não nos iramos facilmente, pois temos conhecimento de causa. A ira, muitas vezes é como a guerra (produto de desinformação). Quando somos informados, somos tendenciosos a ser mais pacíficos. A informação correta é produto do diálogo (ouvir / falar), este diálogo (que produz informação verdadeira) é essencial para uma ação tardia em ira. O método mais saudável para o desenvolvimento da criança é o diálogo, nunca a ira. Mas o diálogo demanda tempo, e tempo o homem não quer “gastar”, pois a vida é curta (demonstrando mais uma vez seu egoísmo). Com isso Tiago nos mostra um conjunto de conceitos essenciais ao convívio dos cristãos. Deixando bem claro que, a justiça do homem não age como a de Deus, pois Deus está totalmente informado de tudo o que acontece, enquanto nós podemos nos enganar facilmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com