TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Educação Cristã E Metodologia Da Pesquisa

Por:   •  5/7/2023  •  Resenha  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 6

SEMINÁRIO TEOLÓGICO BETEL

FILOSOFIA, FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ E METODOLOGIA DA PESQUISA

LETÍCIA DESIDÉRIO DOS SANTOS

Inteligência Humilhada

(RESENHA)

RIO DE JANEIRO

2022

LETÍCIA DESIDÉRIO DOS SANTOS

Inteligência Humilhada

(RESENHA)

 

Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia, Fundamentos da Educação Cristã e Metodologia da Pesquisa, como critério parcial para aprovação no Módulo I do curso de Teologia.

Docente: Prof. Jefferson Santos.

RIO DE JANEIRO

2022

RESENHA: MADUREIRA, Jonas. Inteligência Humilhada. São Paulo: Vida Nova, 2017. p. 26-68.

        Jonas Madureira é um pastor, teólogo, filósofo e professor. Possui doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Universidade da Colônia, na Alemanha. Ele pastoreia a Igreja Batista da Palavra em São Paulo e é autor de diversos livros.

        A obra resenhada trata-se do primeiro capítulo do livro Inteligência Humilhada, o qual traz o ponto de partida para a construção do conceito que vem como título da obra. O capítulo tem como tema “A teologia diante de Deus” e é dividida em sete partes, as quais serão destrinchadas aqui.  

        Na primeira parte, o autor conceitua fideísmo e racionalismo, para compor o que viria a ser uma inteligência humilhada. Ele contrapõe esses conceitos para nos levar a reflexão de que fé e razão podem estar juntas, mesmo sendo extremamente radicais, no que se refere à vida com Deus e o estudo sobre Ele (a teologia em si). Madureira segue afirmando que a inteligência humilhada é “a fé que não tem medo de pensar”, mas ao mesmo tempo é a consciência da humilhação da razão, nos fazendo reconhecer o papel da fé. O autor explana, de maneira muito clara e direta, que o equilíbrio é fundamental e acrescenta dois fatores, que a meu ver são importantíssimos: a gratidão e a vida de oração. Para um teólogo ser piedoso, ele precisa ser grato e para ele ser inteligente de fato, ele precisa orar. Devemos ser gratos pela revelação de Deus a nós e nossa “inteligência” deve se render ao Senhor em qualquer circunstância.

        Caminhando para a segunda parte, Madureira explica que o conceito de inteligência humilhada não surgiu nesta obra, mas que muitos pensadores já refletiram sobre a limitação da inteligência humana. Ele menciona cinco pensadores que o influenciaram, sendo Agostinho de Hipona o mais importante para ele. E aqui é tratada a “teologia em segunda pessoa”, que nos ensina que não devemos fazer teologia para as pessoas, que acaba sendo o que costumamos fazer em nossas ministrações, pregações e explanações de evangelho, infelizmente. A revelação de Deus é direcionada a nós e a teologia deve ser a nossa resposta a essa revelação, pautada em uma atmosfera de devoção, piedade e amor. Temos um desafio pela frente, como cristãos!

         Na terceira parte deste capítulo, o autor nos mostra um pouco mais da obra de Agostinho, utilizada como base para boa parte de sua argumentação, sob a perspectiva do nosso “eu pecador”, que necessita adquirir o rumo reconhecimento da fraqueza e não de ocultar os deslizes cometidos; nesse ponto senti-me muito confrontada pois ela elucida com muita sinceridade sobre como nós preferimos a glória em detrimento da demonstração de fraqueza e rendição a Deus, nos levando assim a entender que precisamos nos voltar a Ele, buscando conhece-lo, afinal Ele nos conhece mais do que nós mesmos e muito mais profundamente.

        Esse conhecimento sobre Deus é fruto do desejo do nosso relacionamento íntimo com Ele. Entretanto, precisamos nos lembrar que nossa dependência intelectual precisa estar concentrada nas Escrituras, assim explanada pelo autor ao mencionar a obra de Agostinho. Aqui é importante reforçar que o conhecimento pleno se dará na Eternidade, quando vermos a Deus face a face. Até lá o nosso conhecimento sobre Deus sempre será por mediadores, os chamados espelhos que Madureira aponta. Pode-se concluir o quanto nossa inteligência é humilhada, pois até para conhecermos a nós mesmos, precisamos de Deus, o maior conhecedor de tudo e todos.

        Na quarta parte, Madureira afirma que não compreendemos verdadeiramente a humildade pois, sem a devida cautela, uma atitude humilde pode se tornar arrogante, principalmente na esfera da exclusividade religiosa no que se refere à visão sobre Deus, a qual os homens “se revestem de ares de humildade” para defenderem a fé. Aqui podemos falar sobre a cosmovisão. Não sabemos a verdade completa, temos influências por todos os lados, visões diferentes e múltiplas perspectivas (sendo válidas ou não), as quais precisamos considerar quando formulamos nossos argumentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com