TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos E Metodologia De Língua Portuguesa

Dissertações: Fundamentos E Metodologia De Língua Portuguesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  4.824 Palavras (20 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 20

Historia da educação

A memória da educação escolar no Brasil, aqui é descrita de maneira clara e objetiva, no decorrer do texto vamos encontrar pesquisas sobre a história da educação do Brasil, mais em especial um registro importante, em forma de entrevista sobre a Emef professora Terezinha Martins Pereira

A entrevista foi realizada com todos os funcionários durante o mês de Abril de 2012. Foi descrito também a importância do registro pra tornar história e os diversos conceitos de história.

Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação através do passado presente e futuro. Buscando informações importantes para o melhoramento do processo educacional, e para entendermos a realidade da educação de um modo geral, fazendo um rápido resumo dos fatos e períodos que marcaram a Historia da Educação no Brasil, estendendo desde a escola elementar escolástica implantada pelos jesuítas até os dias atuais, visando conhecer os pontos fundamentais marcantes em cada fase dentro do contexto sócio-histórico mundial em diversos períodos da educação em diversos países, e assim entender os fatos e as idéias do passado para se formar o presente, e verificando suas deficiências e seus acertos educacionais a fim de aplicar as novas tendências pedagógicas dentro contexto atual.

História da Educação e da Pedagogia

Antes de adentrar a história da educação e da pedagogia, existe a necessidade de relatar a definição da história, a princípio com a necessidade de reconstruir o passado formou-se a história, onde é mostrado através de relatos orais ou registrado por pessoas que viviam na época referente aos fatos considerados por eles relevantes. Assim nem todos os acontecimentos registrados são idênticos, por que trata-se do relato de pessoas com visões e culturas diferentes sobre o mesmo assunto

Com este projeto, pretende-se criar raízes entre a escola e o seu passado; entre a escola e a comunidade, desenvolvendo nos seus membros um sentimento de pertença a uma entidade coletiva, comum a (quase) todas as pessoas – a escola.

Desenvolver laços afetivos e processos de compreensão entre os atuais alunos e a história da instituição que faz parte de sua formação. Os professores poderão ter, assim, um instrumento pedagógico capaz de desenvolver uma cultura escolar embasada na compreensão de que a educação e o espaço escolar são construções históricas.

Os tribais formavam história recontando os mitos, acontecimentos para ele sagrados, que eram reatualizados a cada ritual através da imitação dos gestos que acreditavam ser dos Deuses. Antes de Aristóteles, Heródoto, pai da história, fazia tornar história a mudança, o tempo, descrevendo os fatos, para que os grandes eventos para ele gloriosos e extraordinários não fossem esquecidos. Naquele tempo Heródoto mostrou a história em forma de investigação realizada para ter algum tipo de registro dos acontecimentos para que os mesmos não sejam esquecidos.

O estudo da história tomou outro rumo a partir da modernidade, onde a história que era cíclica (separada por ciclos), foi substituída pela história linear com isso os historiadores não tinham mais na história um modelo a ser seguido, mais tornavam a ver a história como um progresso da humanidade.

Para Hegel no século XIX a história é uma contradição dialética, onde existe a tese (afirmação), a antítese (onde nega a tese anterior apresentada) e por fim a síntese (apresenta a superação da contradição apresentada entre a tese e a síntese), deixando de ser apenas um acúmulo de fatos acontecidos e registrados no tempo, como era entendido por ele. Indo ao oposto do que pensa Hengel, que a história é manifestação de idéia, Karl Marx vem mostrar que a história deve ser formada/analisada a partir da infraestrutura material, econômico e técnico de cada época.

Os historiadores passaram a se interessar pela história em caráter exclusivo a educação, a partir do século XIX, antes não havia historiadores que registravam apenas acontecimentos da educação, tudo era registrado no meio da história geral. No Brasil, só depois de diversos estudos para aprofundar o conhecimento da realidade educacional, é que se pôde elaborar um registro da história da educação brasileira, formando então um registro, para fornecer a reflexão filosófica, com intenção de descobrir as diretrizes e as coordenadas da ação pedagógica.

Os historiadores diziam que também não tinha registro sobre a história da educação, porque o ensino da mesma não constava no currículo das escolas normais (magistério) criadas no século XIX, só depois de 1930 o objetivo principal do magistério deixou de ser o ensino de cultura geral e então a disciplina de história da educação passou a fazer parte do currículo destes cursos.

A partir da criação das faculdades de educação, foi dado espaço para pesquisa sobre o processo de educação, até mesmo para produção demonografias e teses. E ainda que os alunos na época (1930 e 1940) tivessem a liberdade para pesquisar e tirar suas próprias conclusões, a história da educação não era dispensada, pois a mesma era ministrada por religiosos que colocavam ali apenas o que era de seu interesse, até mesmo porque a história da educação não era considerada disciplina.

Foi na ditadura que a educação foi prejudicada com o fechamento das escolas e centros de pesquisa e por outro lado foi fortalecida, porque, a partir desta ação formaram grupos de pesquisa que se fortaleceram cada vez mais, acarretando a reforma universitária que trouxe benefícios para todos, como a pós-graduação e diversas teses que eram focadas na educação, estimulando cada vez mais os educadores.

Assim podemos concluir que, somos feitos do tempo, porque cada geração herda a cultura de seus ater passados que vai mudado no decorrer do tempo,pois o passado eo futuro fazem parte do presente, todavia,não podemos esquecer que o presente esta imanizado no passado.

Nada é concreto ou eterno, pois vivemos em um vai e vem constante entre o passado, presente e o futuro, apesar de tudo não conseguimos romper com nossos valores históricos sociais.

“A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica”

PERIODO JESUITICO (1549-1759)

Sabemos que no Brasil a educação desde a sua descoberta era organizada pelos jesuítas

Os primeiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com