TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Pensamento Cristao

Casos: Historia Do Pensamento Cristao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  10.034 Palavras (41 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 41

HISTÓRIA DO PENSAMENTO CRISTÃO

ÍNDICE

Capítulo I – Teologia Patrística

Introdução

1.Pais Apostólicos

2.Pais Apologistas Gregos

3.Pais Antignósticos

4. Pais Alexandrinos

5. Pais Nicenos

6. Pais Pós-Nicenos

Capítulo II - Teologia Medieval

1. Igreja Católica Romana

2. Igreja Ortodoxa Grega

3. Cisma Católico-Ortodoxo

4. Teologia Carolíngia

5. Escolasticismo

6. Místicos Medievais

7. Pré-Reformadores

8. Humanismo

Capítulo III - Teologia Reformada

1. Reforma Luterana

2. Ulrico Zuínglio

4. João Calvino

5. Movimento Anabatista

6. Reforma Anglicana

7. Reforma católica

8 Ortodoxia Luterana

9. Puritanismo

Capítulo IV - Teologia no Período Moderno e Contemporâneo

1. Pietismo

2. Jonh Wesley

3. Liberalismo Teológico

4. Fundamentalismo

5. Neo-ortodoxia

6. Paul Tillich

7. Rudolph Bultmann

8. Teologia da Libertação

CAPÍTULO I – TEOLOGIA PATRÍSTICA

Introdução

A história do Pensamento Cristão é um ramo da História da Igreja Cristã que aborda o desenvolvimento dos dogmas e doutrinas da Igreja. Também inclui temas relacionados com questões filosóficas, éticas, políticas e sociais. Neste trabalho nos limitamos a estudar a contribuição teológica de vários personagens da Igreja Cristã.

O estudo da História do pensamento Cristão tem como objetivo principal compreender a igreja atual através de sua jornada no passado.

As fontes primordiais são os textos teológicos, credos, sermões, comentários, enfim toda a produção literária dos líderes e teólogos cristãos no decorrer dos séculos.

Patrística

O termo Patrística se refere ao estudo dos pais da Igreja, ou os primeiros teólogos e líderes da Igreja desde o período pós-apostólico até por volta do século VII. Existem várias divisões propostas para a Patrística, adotaremos a seguinte: pais apostólicos, pais apologistas, pais polemistas, pais alexandrinos, pais nicenos e pais pós-nicenos.

1) Pais Apostólicos

Os pais pós-apostólicos são os autores cristãos do fim do primeiro século e do início do segundo cujos escritos chegaram até nós.

Os mais importantes desses escritos são:

1.a Epístola de Clemente Romano (escrito por volta do ano 95)

Os cristãos de Corinto estavam se rebelando contra seus líderes, Clemente os exorta a obedecerem seus presbíteros e encerraram com a disputa.Cerca de 150 citações do AT e das cartas paulinas são feitas pelo autor.Entre os escritos dos pais da Igreja, essa carta é considerada a mais antiga.

Sete epístolas de Inácio de Antioquia (115)

O autor era Bispo de Antioquia, na Síria, foi preso por professar sua fé. Durante sua viagem para ser martirizado em Roma, ele escreveu essas sete cartas endereçadas às igrejas com o objetivo de orientá-las e consola-las.Também as alerta para o perigo das heresias relacionadas às concepções sobre a pessoa de Cristo.

Epístola de Policarpo de Esmirna, (110)

Acredita-se que tenha sido discípulo direto do Apóstolo João. Sua carta testemunha seu martírio numa fogueira . Escreveu aos filipenses repetindo muitas informações recebidas pelos apóstolos.

Epístola de Barnabé (130)

Carta que utiliza como pseudônimo Barnabé. Seu estilo é semelhante ao estilo da carta dos Hebreus procurando interpretar eventos e personagens do AT de maneira simbólica para tipificar a Jesus.

2.a Epístola de Clemente Romano (140)

Apesar do nome não se trata de uma carta e tampouco foi escrita por Clemente. Trata-se de um sermão de exortação e consolo a igreja que estava passando por duras perseguições romanas.

Pastor de Hermas

Escrito apocalíptico que através de visões retrata eventos relativos ao final dos tempos. Esse livro foi mencionado na primeira lista de livros canônicos (cânon muratoriano) como livro recomendado para a leitura. Teólogos como Clemente de Alexandria o considerava como livro do NT.

Fragmentos de Papias de Hierápolis (150)

Esses escritos são encontrados em citações de outros pais da igreja, sua obra extensa, cerca de cinco volumes, infelizmente se perdeu. Papias trás informações valiosas sobre a história dos apóstolos depois do NT.

Didaché , o ensino dos Doze Apóstolos (150)

O Didaché é conhecido como o mais antigo manual da Igreja, provavelmente teria sido escrito na Síria ou Palestina. Possui três divisões principais: os dois caminhos; instruções sobre o batismo e a ceia; regras para os profetas itinerantes, presbíteros e diáconos.

Os escritos desse período são simples e diretos. Visam resolver problemas das igrejas locais e refletem as dificuldades enfrentadas tanto no combate a alguns grupos heréticos como na perseguição romana aos cristãos. O cânon do Novo testamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com