TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Pensamento Geográfico

Monografias: História Do Pensamento Geográfico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 2

1- Por que podemos afirmar que os postulados do positivismo são um conjunto de correntes não dialéticas?

2- De que maneira o positivismo orienta a produção da Geografia Tradicional?

3- Relacione as máximas geográficas e as explique.

4- Relacione os princípios formulados a partir da pesquisa de campo no âmbito da Geografia Tradicional.

5- Por que posso afirmar que o rótulo Geografia é antigo e sua origem remonta a antiguidade clássica? Exemplifique algumas contribuições dos pensadores da antiguidade clássica.

6- A sistematização da geografia ocorre no início do século XIX, quais foram os pressupostos reconhecidos como materiais e a sua importância no processo de sistematização da geografia?

7- No mundo do conhecimentos geográfico posso afirmar que as condições materiais não foram suficientes para a promoção da sistematização da geografia? O que significam as condições imateriais? Relacione-as e justifique.

Respostas

6- Existiram, basicamente, dois pressupostos históricos de sistematização da Geografia. Um deles ocorreu com o advento das Grandes Navegações, durante a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Para garantir a posse das novas terras, as potências coloniais necessitavam de um conhecimento mais detalhado, possibilitado pelo desenvolvimento e aprimoramento de certas técnicas. Como exemplo podemos citar a cartografia, um instrumento geográfico por excelência. A representação cartográfica era uma necessidade posta pela expansão do comércio. Além disso, a exploração dos recursos naturais dos novos territórios europeus garantiria seu melhor gerenciamento. Portanto, a sistematização da Geografia nasce das necessidades decorrentes dos interesses coloniais. Outro pressuposto está relacionado com a valorização dos "temas geográficos" pelo pensamento filosófico da época. Alguns teóricos, como Kant, enfatizaram em seus estudos a concepção de 'espaço'. Outros, como Hegel, destacaram a influência do meio sobre a evolução das sociedades, discussão que contribui para o surgimento do chamado Determinismo. Pensadores iluministas passaram por temas próprios da Geografia, como Rousseau, ao discutir as formas de poder e organização do Estado.

7- No mundo do conhecimentos geográfico posso afirmar que as condições materiais não foram suficientes para a promoção da sistematização da geografia pois, as condições materiais são forjadas no processo de avanço e de domínio do capitalismo e de fato deram condições para a sistematização da geografia outro entanto existe outra vertente as não materiais se que refere a evolução do pensamento,movimentos ideológicos que estão no processo desde o feudalismo até o capitalismo e tem correspondência tanto filosófica quanto científica no que se refere nas transformações ao nível econômico e político Estas condições necessárias se expressam nas fontes imediatas do pensamento geográfico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com