TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem: um ser em construção

Por:   •  6/3/2016  •  Ensaio  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

Ensino Religioso - 3º ano Ensino Médio

Homem: um ser em construção

[pic 1]

  1. O homem, graças à sua capacidade intelectiva, consegue ultrapassar a imanência instintiva que o limita às circunstancialidades. Diferentemente de outros animais desenvolveu a dimensão racional e cria mecanismos extrínsecos ao seu corpo para se adaptar à natureza, tendo em vista as suas necessidades. Desse modo produz conhecimento que, por sua vez, permite-lhe ter maior domínio sobre a natureza garantido sua sobrevivência.

  1. O conhecimento desenvolvido pelo homem proporciona a perpetuação da existência humana, pois cria mecanismos e artifícios (teorias, métodos, formulas, etc.).Cônscio de seu não acabamento , proveniente de sua auto conservação , o indivíduo não se limita ao ponto de onde começou , mas transforma-se em direção a conquista de sua própria humanidade.

  1. O homem não nasce pronto, pois conquista ao longo da sua existencialidade o que é próprio da humanidade. Nasce potencialmente humano e vai-se fazendo em conjunto com a sociedade com auxilio da educação, como nos afirma Manfredo( p 11) “A consciência de que o homem é um ser que não tem garantido de antemão seu próprio ser,mas deve conquistá-lo por empenho de sua própria liberdade.”
  1. A partir dessa concepção é notório observar a liberdade criadora que o homem tem para com a natureza se efetiva a partir do trabalho. Portanto o homem planeja antes em sua mente o que construirá factivelmente. O que proporciona a inventividade do homem é o conhecimento engendrado em sociedade, porém o produto da inventividade não deve inverter a concepção kantiana de que o homem é um fim e não meio, dessa forma o conjunto homem, conhecimento e trabalho devem construir o ser humano.
  1. Infelizmente a sociedade baseada no capitalismo, que se caracteriza pela divisão do trabalho, racionalização da produção e lucratividade inverteu a concepção homem sujeito, transmutando-o em homem objeto, dirimindo a ética universal. Percebemos em tal sociedade a divisão do trabalho onde uma parcela da população é relegada a saberes mínimos para executar os manejos dos seus trabalhos e a dicotomitização entre trabalho manual e intelectual em que uns planejam outros executam, tudo isso para responder as demandas de racionalização da produção e da lucratividade exacerbada. Assim reserva-se a uma pequena parcela da sociedade o domínio do conhecimento cientifico enquanto que para os demais se apresenta em "doses homeopáticas", confluindo para que os bens de produção se restrinjam aos detentores da ciência, que são aqueles das classes mais privilegiadas da sociedade. Como Saviani explica (1983, p.66)

(...) porque o domínio da cultura constitui instrumento indispensável para a participação política das massas. Se os membros das camadas populares não dominaram os conteúdos culturais, eles não podem fazer valer seus interesses, porque ficam desarmados contra os dominadores que se servem exatamente desses conteúdos culturais para legitimar e consolidar a sua dominação.

  1. O conhecimento constitui papel de suma importância na equalização social, porém não em sua neutralidade como pretende o cientificismo pretensiosamente armado pela negação das relações sócio culturais que o conhecimento incute no sujeito, pois o ato de conhecimento se subjetiva no sujeito, afim de ele transformar a sua realidade e a dos outros.

  1. Transformação da realidade humana obtida pelo conhecimento é pressuposto básico para entendermos o conhecimento como uma obra humana essencialmente gestada em sociedade, fato este primordial para a equalização de suas benesses para a sociedade.

Significados:

Imanência = Filosofia. Característica do que faz parte da essência de alguma coisa em oposição à existência (real, imaginária ou fictícia).
Filosofia. Característica ou particularidade daquilo que é intrínseco ao mundo material e concreto.
Filosofia. Aquilo que existe materialmente; o que é real.
 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com