TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Galileu Galilei

Exames: Galileu Galilei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 5

1) Fundamentado no programa da disciplina de Tópicos de Física Geral e Experimental, o grupo de alunos escolherá um filósofo, um matemático e um físico e elaborará uma biografia de cada um deles.

GALILEU GALILEI

Galileu Galilei foi um físico, matemático, astrônomo e filosofo que teve um papel importante na chamada revolução cientifica.

Nasceu em 15 de fevereiro de 1564 em Pisa (Itália) foi o mais velho de sete filhos de Vicenzo Galilei e de Giulia Ammannati, o pai era mercador e musico nobre da cidade. Desde cedo Galileu demonstrou interesse pela física e matemática e foi um excelente aluno; ele foi considerado o pai da física moderna. Em 1574 sua família se mudou e Galileu foi estudar em uma cidade visinha, em um mosteiro de Camaldolese onde ele teve sua educação.

Galileu seria destinado à carreira religiosa, mas o seu pai queria que ele fosse médico. Então aos 17 anos ele voltou a sua cidade natal onde foi obrigado pelo pai a estudar medicina – a qual abandonou após quatro anos para se dedicar em física e astronomia. Foi nesta época que ele fez a balança de hidrostática onde mais tarde deu origem ao relógio de pêndulo, a partir da lei do Isocronismo.

Durante a sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso; fez descobertas da lei dos corpos e mostrou o principio da inércia. Foi um dos principais representantes do Renascimento cientifico do século XVI e XVII.

Sua primeira teoria foi à lei do isocronismo; ele formulou esta lei com uma lanterna acessa onde ele observou que o tempo que um pendulo balança não depende do seu peso nem de seu arco de curvatura, e sim do tamanho do seu fio. Foi o primeiro a pensar que com este fenômeno poderia criar um relógio e no final da sua vida ele viria a trabalhar no mecanismo de escapo que daria origem ao relógio de pendulo.

Em 1589 foi chamado para dar aulas de matemática na universidade de Pisa onde ficou só por 3 anos, depois ele foi para a universidade de Pádua onde ficou por 18 anos ai ele realizou a parte mais importante de sua obra, que foi a formulação das leis do movimento dos corpos em queda livre e dos projeteis e a defesa do sistema heliocêntrico do universo.

Galileu contradizia as ideias de Aristóteles e queria provar a lei do movimento dos corpos em queda livre. E ele provou que a velocidade da queda independe da massa do objeto; Ele queria descrever como a velocidade de um objeto aumenta conforme a sua queda, e após muitas medições e cálculos ele chegou a uma conclusão e expressou isso em uma nova regra no qual a velocidade aumentava em função do tempo decorrido. Concluiu através de experimentos que velocidade x tempo = distancia; e para representar isso melhor ele fez esta formula:

1- V=KT

2- D=1/2 VT

3- D=1/2 KT²

K = é a aceleração da gravidade, g=9,8/s² ou aproximadamente 10/s². É o valor que temos que multiplicar o tempo para descobrir sua velocidade.

Ele contradiz as teorias aristotélicas quando fala que a terra não é o centro do universo. Ele chegou a esta conclusão quando ele ouviu falar do telescópio e a partir da informação de como o telescópio era utilizado ele construiu seu próprio telescópio em cima desta descrição. O telescópio não foi criado por ele só foi aperfeiçoado por ele o telescópio veio originalmente da Holanda. Com isto ele começou a observar o céu. Ele fez varias observações que ninguém tinha feito como as machas solares, as fases de Venus, as fases da lua e estudou a superfície da lua e descobriu que ela não era plana e sim irregular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com