TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GALILEU GALILEI

Ensaios: GALILEU GALILEI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  3.754 Palavras (16 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

Houveram sim cientistas que em relação á descobertas foram maiores,

Mas Galileu Galilei, cidadão italiano, que mesmo com grande influência

Da igreja Católica no Estado e na nação, principalmente em seu pais,

Sede da tal instituição, e apoiando diretamente ideias de Aristóteles, que só faziam aumentar a crença do povo, ele conseguiu revolucionar a Ciencia.

Nesta pesquisa vamos abordar temas relacionados a Isaac Newton, um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático. Também analisaremos suas descobertas no campo da física, bem como a importância sobre seus estudos científicos. Veremos por fim, que suas contribuições foram relevantes para o meio científico.

A humanidade em todo seu percurso sempre olhou para o céu e questionou: “Do que somos feitos? O que são estes pequenos pontos no céu a noite?”. Essas perguntas por milênios e séculos foram explicadas através da mitologia, filosofia e até mesmo da religião. Mas o homem não se contentava apenas com isso, ele foi em busca da verdade realizando várias descobertas. Descobriu que o planeta era redondo; que não era o sol que orbitava no nosso planeta, mas sim todos os planetas do sistema solar orbitavam ao redor dele; descobriu que havia algo mais complexo, como uma constelação; e mesmo através de tantas descobertas ele nunca parou, sempre buscou mais. Hoje ele busca através de suas teorias saber a origem de tudo, do universo. E é sobre isso que trataremos neste blog. A teoria mais aceita atualmente, onde tudo começou com um

3

A teoria de Big Bang

A busca pela compreensão sobre como foi desencadeado o processo que originou o universo atual, proporcionou – e ainda proporciona – vários debates, pesquisas e teorias que possam explicar tal fenômeno. É um tema que desperta grande curiosidade dos humanos desde os tempos mais remotos e gera grandes polêmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos.

Até o momento, a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica é baseada na teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang. Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.

A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.

4

Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas (qharks, elétrons, neutrinos e suas partículas) que se moviam em todos os sentidos com velocidades próximas à da luz. As primeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, associaram-se para formarem os núcleos de átomos leves, como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do universo.

Ao expandir-se, o universo também se resfriou, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milhão de anos após o instante inicial, a matéria e a radiação luminosa se separaram e o Universo tornou-se transparente: com a união dos elétrons aos núcleos atômicos, a luz pode caminhar livremente. Cerca de 1 bilhão de anos depois do Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.

Essa é a explicação sistemática da origem do universo, conforme a teoria do Big Bang. Aceita pela maioria dos cientistas, entretanto, muito contestada por alguns pesquisadores. Portanto, a origem do universo é um tema que gera muitas opiniões divergentes, sendo necessária uma análise crítica de cada vertente que possa explicar esse acontecimento.

Galileu Galilei

A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na Antiguidade era raro quem discordasse dessa visão. Entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles. Foi o matemático e astrônomo grego Claudius Ptolomeu (78-161 d.C.) quem, na sua obra "Almagesto", deu a forma 5

Final a esta teoria, que se baseia na hipótese de que a Terra estaria parada no centro do Universo com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando ao seu redor. Essa visão predominou no pensamento humano até o resgate, feito pelo astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico (1473-1543).

Heliocentrismo

O heliocentrismo é uma teoria científica que afirma ser o Sol o centro do sistema solar. Esta teoria foi proposta pela primeira vez pelo astrônomo grego Aristarco de Samos, mas só com Nicolau Copérnico e em especial com Galileu Galilei é que se tornou mais sustentada.

Na etimologia da palavra, temos como componente a palavra "hélio" que, no caso, se refere ao deus grego Hélios, e não ao elemento químico hélio - que é um elemento componente do Sol.

Sobre Galileu Galilei

6

Galileu Galilei (em italiano: Galileo Galilei) (Pisa, 15 de fevereiro de 1564 — Florença, 8 de janeiro de 1642) foi um físico, matemático, astrónomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.

Galileu era o filho mais velho do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati. Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florença, na época integrante do Grão-ducado da Toscana.

Galileu era o filho mais velho do Alaudista Vicenzo Galilei e de Giulia Ammannati. Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com