TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Galileu Galilei

Casos: Galileu Galilei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

UPE – Universidade Pernambuco

Escola Estadual de Aplicação Profª Vande de Souza Ferreira

Aluno(a): Maria Joaquina Silva

Galileu Galilei

Salvador

01 de abril de 2014

Galileu Galilei

Resumo

Galileu Galilei foi um grande físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano. Ele foi muito importante na revolução cientifica, foi o mais velho entre os irmãos, seu pai era Vincenzo Galilei e sua mãe era Giulia Ammannati. Seu pai era um alaudista, que era um instrumento da família dos Cordofones, esse instrumento é feito de corda palhetada, com braço trastejado e com sua característica caixa em forma de pêra ou gota. Galilei viveu a maioria de sua vida em Pisa e em Florença, na época ele era um dos integrantes do Grão-Ducado da Toscana. Nasceu na Itália no dia 15 de Fevereiro de 1564, em Pisa. Em 22 de Junho de 1633, Galileu Galilei, aos 70 anos de idade, foi condenado por heresia e à prisão em sua própria residência, em Arcetri. O italiano ficou lá até a sua morte, que aconteceu no dia 8 de Janeiro de 1642, ele morreu com 77 anos.

Galileu sempre foi um ótimo aluno na escola dominical Vallombrosa e teve a intenção de ingressar no monastério. Mas seu pai não permitiu que ele fizesse isso e acabou inscrevendo-o na Universidade de Pisa para que ele estudasse Medicina. No entanto Galilei desistiu de estudar medicina dois anos depois e então decidiu estudar matemática em Ostilio Ricci, discípulo do famoso Niccolò Tartaglia. Seu pai não queria que seu filho estudasse matemática clássica, foi então que Galileu desistiu de sua faculdade em 1585, sem obter o titulo e foi para Florença, onde ele começou a dar aulas particulares para poder sobreviver, mas continuo os seus estudos de matemática, mecânica e hidrostática.

Em 1588, com o apoio do matemático e admirador da sua obra, Guidobaldo del Monte, Galileu foi nomeado para a cátedra de matemática na Universidade de Pisa. Também em Pisa realizou suas famosas experiências de queda de corpos em planos inclinados. Nestas ele demostra que a velocidade de queda não depende do peso. Em 1590, publicou um pequeno tratado “De motu”, sobre os movimentos dos corpos. Com as suas experiências de movimento de bolas em planos inclinados aproximou-se do que seria mais tarde conhecido como a primeira lei de Newton. As suas descobertas sobre o movimento tiveram um grande significado especial pela abordagem da matemática usada para analisá-las. A abordagem matemática se tornaria a marca registrada da física nos séculos XVII e XVIII, e foi por essa razão que Galileu seria chamado o “pai da física matemática”.

Em 1592, ainda sobre à influência de Guidobaldo del Monte, conseguiu também a cátedra de matemática na Universidade de Pádua, onde passou os 18 anos seguintes, segundo ele “os mais felizes da sua vida”. Ainda nesta Universidade ensinou geometria, mecânica e astronomia. Em Pádua descobriu as leis do movimento parabólico, além de ter conquistado a reputação internacional e em suas aulas eram frequentadas por até mil alunos. Em 1609, em umas de suas viagens a Veneza com seu amigo Paulo Sarpi, ouviram rumores sobre a “trompa holandesa”, um telescópio que foi oferecido em alto preço ao doge de Veneza. Logo ao saber que o instrumento era constituído de duas lentes em um tubo, Galileu conseguiu construir um que era capaz de aumentar três vezes o tamanho de um objeto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com