TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Igreja messiânica judaica - estudo antropológico.

Por:   •  14/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.835 Palavras (20 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 20

Antropologia

Introdução

Desde os tempos mais remotos até os dias atuais o homem nunca parou de interrogar-se sobre si mesmo, desde de sua crição, de onde veio para onde vai qual o objeitvo e propósito da vida, sempre tentando descobrir respostas para essas inquietações que sempre nos afrontam e nos questionam  sobre si mesmo e a humanidade.

Pg 7 Ao decorrer dos anos sempre surgiram homens, observadores de sua sociedade e espécie.sendo aparitr do final do século XVIII que começa a surgir a antropologia como um saber científico, tornado o homem como um objeto de conhecimento e estudo, tirando o estudo da natureza como focoe coloxando a antropologia no centro ou seja da origem grega, “anthropos”(homem, ser humano) e “logos”(conhecimento). O estudo do ser humano.

---

Portanto a antropologia como o estudo do homem como objeto, leva algumas décadas para prepar ferramentas de estudo, investigação matérias de coletas para que possa tirar usas conclusões a respeito do ser humano em sociedade. Mas no século XX a antropologia sofre alguns problemas com o seu objeto de estudo em que tinham adotados a sociedade primitiva que aos poucos foram desaparecendo se tornando quase como um objeto de estudo morto devido as causas de evolução da sociedade tirando a figura de homem selvagem de fora.

Ao decorrer de tempos a antropologia volta, não tendo mais um objeto de estudo a figura apenas do homem como um selvagem mas sim vem trazendo o estudo do homem por completo, seu estudo em sua sociedade em todas as suas épocas.

---  

O estudo do homem por completo

Um dos objetivos da antropologia não é dividir o homem em partes mas, searar os campos de sua investicação.sao dividos em cincos áreas da antropologia se tornando as principais são elas:

A antropologia biológica, é o estudo dos caracteres biológicos do homem em seu tempo e espaço, sendo uma analise morfológica e fisiológicas juntos ao meio ambiente.ou seja o antropólogo terá como considerações quais serão os fatores culturais que influenciam o crescimento e a maturação do indiviudo.

A antropologia pré-historicaé o próprio estudo do homem através de vestigos e achados de matérias enterrados no sololigado com arqueologia, que tem como propósito reconstituir uma sociedade através desses achados arqueológicos em uma pesquisa de objetos no solo sendo um trabalho em campo.

Antropologia linguística é uma sociedade que se expressa por meio dos seus valores culturias, suas preocupações e pensamentos sociais, ou seja apenas o estuo da língua preetende comprender realmente como vive uma sociedade como pensam o que fazem , como vivem ou seja qual a sua interpretação sobre o seu próprio saber e como fazer.

Antropologia psicológica é apenas através dos comportamentos do ser humano em particular que se pode comprende-lo em sua totalidade.

Antropológica social e cultural é o estudo do ser humano em sociedade em sua cultural como ele realmente é em seu meio que habitua.

Pré historia da antropologia:

Antropologia de gabinete

O inicio da antropologia incia-se com o estudo do homem classificado em três tipos de classe na sociedade são: selvagem, bárbaros e civilizados.

Selvagens: classificados cmom seres da floresta, sociedade primitiva e animaL, ou seja ttoda a humanidade tem origem selvagem até cegar no critério de civilizados,  sendo avaliados sua aparecia física, seus compartamentos alimentares e sua inteligência na linguagem.

Caracterizando essa sociedade e, escrita, sem tecnologia, sem economia, sem religião, sem clero, escrita,sem policias...

A imagem qe o ocidente traz sobre a figura do selvagem é: era como a figura de monstrocomo um animal, mas esses monstros também podiam ser referida a nós em que os selvagens muitas vezes tem lições a nos dar ver pagina 36

Invenção do conceito de homem no século XVIII

No seculo XVIII começa a surgir métodos para o estudo do homem snedo;

  1. Uma construção sobre conceito, sendo incializado pelo proprio conceito de homem, como um objeto de saber e não apenas um sujeitosendo o sujeito cmom observador e o objetado sendo observado no coração do homem.
  2. Um método de não apenas de relfexao ou pensar mas sim de observar em sua linguagem, nos seus comportamentos maneiras de agir se interagir e etc.
  3. Ruptura de pensamento pesquisar o material em sala.
  4. Método de observação e anaçise do ser humano, o método indutivo

Tempo dos pioneiros

Capitulo 3

No século XIX é a época que a antropologia se constitui uma disciplina autônoma: a própria ciência das sociedades primitivas em todas as dimensões tanto como econômicas, políticas, religiosa, biológica... se tornando disciplinas cada vez especificas e particulares.

Pag47

 

A partir da revolução industrial houve-se uma grande mudança na sociedade mas volta a ser o que era, ou seja um mundo que esta terminando e se surge um novo. É nesse movimento que se constitui a antropologia moderna, algo acompanhado de perto, surgindo a antropologia de gabinete que são questionários enviados por pesquisadores das grandes metrópoles(grã-bretanha) para todo o mundo.pg48

Portanto não é mais a figura do maus-selvagem do século XVIII

Pag 51

Pensamento evolucionista

Pag 52 um dos problemas do conceito de antropologia de gabinete sobre o primitivo, bárbaro e civilizado é

Livgstone diz: pelo fato de ser uma raça superior e servidores de uum governo que deseja elevar as partes mais degradadas da família humana.

Pg 53

Se não fosse esse ininiciação da antropologia não teria nascido ou seja tudo que ocorreu não foi total perda de tempo e estudos.

Pag 53 nessa época era difícil de um antropólogo recolher os materiais de estudo.

Segundo tylor um dos porblemas da antropologia de gabinete era de que :pag53 3 paragrasfo.

Pag 55 teoria da evolução foi o impulso para o surgimento da antropologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (231.1 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com