TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Individualismo

Tese: Individualismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Tese  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Durkhein concebia a idéia de que o individuo deve se adaptar ao coletivo e não o contrario.é o individuo quem forma a sociedade .

São os indivíduos a causa do sucesso ou fracasso de si mesmos,de suas famílias,de sua própria escola,de sua instituição de fé e,como conseqüência,de sua própria sociedade.

a sociedade forma-se por 3 categorias de indivíduos:os conformados,os in conformados e os reformadores.

o nosso comportamento decorre da concepção que temos de nossa realidade.

O individualismo foi fundado no liberalismo a partir do seculo XVII , defende que os individuos são completamente livres e autonomos, orientando-se unicamente pelos seus interesses.

A anterioridade da sociedade.

Somos livres?

-valores, normas, costumes e pratica sociais já estao prontos ao nascermos;

-estamos condicionados por decisoes e escolhas que ocorrem fora do nosso alcançe;

-voce acha mesmo que seu esforço pessoal pode lhe garantir uma vida melhor?

A influencia da sociedade sobre nos é notavel. Mas sera que perdemos nossa liberdade eo livre arbítrio?

A vida em sociedade sempre e originaria de problemas, onde os indivíduos têm que ter a capacidade de administrar os conflitos próprios e os sociais, bem como saber lhe dar com as frustrações e sonhos. A grande questão e que o problema , dentro de uma sociedade sempre se renova, como os problemas são originados nos seres sociais e como todo ser social e transitório e mutável e lógico que os problemas dentro de uma sociedade também sejam moveis e se renovem a cada momento em um constante vim a Ser heracletiano, as crises , mesmo sendo colocadas de forma repetitivas , da ao individuo a idéia que e sempre a mesma , que e uma repetição..uma reinvenção incessante da roda...mas toda crise e nova e tem sua própria dinâmica..e só uma mente aberta e fresca e capaz de perceber o dinamismo das crises sociais.

Podemos nos perguntar e as sociedades socialistas que pregavam que todos os indivíduos devem ter seus desejos igualmente atendidos, por que não deram certo? Por um motivo simples, os socialistas poderiam entender muito bem de economia e política, mas não entediam nada de psicologia humana, pois desde que o mundo e mundo sabemos que o que move um grupo social e o que grande parte das religiões tentam apagar no ser humano, ou seja, o nosso traço de inveja,... Qualquer um que tiver um pouco de atenção com o comportamento humano vera que o que move a sociedade e a inveja, em qualquer grupo social a inveja e o motor de evolução, em uma igreja, no trabalho, no amor, no esporte, o que todos estão querendo? Chegar aonde o outro chegou, tomar o que o outro conquistou possuir um objeto melhor que o de seu oponente, obter uma perfeição estética melhor que o outro. Mas isto e importante em qualquer sociedade, sem a inveja o individuo se torna estático e sem vida, conseqüentemente a sociedade se torna apática e esta fadada ao fracasso, estimular a inveja nos indivíduos em um grau saudável e importante e fundamental para qualquer grupo social. pois sem a inveja os indivíduos deixam de ser criativos , deixam de buscar a suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com