TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Individualismo

Tese: Individualismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Tese  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 3

INDIVIDUALISMO

1 – O Individualismo é contraditório, pois apesar de estar relacionado a uma pessoa egoísta e que só pensa em si mesmo, existe uma parte boa em tudo isso, visto que se você é individualista, você preza pela sua liberdade individual, você consegue caminhar sozinho. Ao se pensar na sociedade atual, existe sim um lado bom em tudo isso,pois atualmente, a mídia impõe muitos padrões, nos quais as pessoas passam a vida tentando atingir, muitas vezes sem que elas mesmas estejam interessadas nisso, unicamente por pensar no que os outros dizem, fato que um individualista não se preocupa. Assim sendo, há contradição, pois apesar de parecer algo ruim , talvez traga uma qualidade de vida melhor.

2 – Ao dizer que “O individualismo é produto de nosso tempo”. “Somos culturalmente condicionados”, significa que somos individualistas pela época em que vivemos, ou seja, tudo está mudando, a tecnologia está muito avançada, atualmente é comum ver dentro das casas que as pessoas mal conversam entre si, vivendo em um mundo dentro dos smartphones, tablets e afin. Com tudo o que a mídia impõe, tudo que vemos na TV, as pessoas passam a pensar em si mesmas, querer fazer as coisas pensando no seu próprio bem. Toda e qualquer mudança que vem ocorrendo, principalmente a alta do individualismo, é resultado da nossa cultura, daquilo que aprendemos com nossos pais, na nossa família, escola, casa, faculdade, etc.

3 – Acredito que dizer que o individualismo é culturalmente provocado e politicamente conveniente, significa, que somos influenciados a ser individualistas por nossa cultura, por tudo que aprendemos. Ser assim, viver assim se torna politicamente conveniente, porque se torna mais fácil de alienar as pessoas, antes tentar alienar uma pessoa sozinha que só pensa em si, do que um grupo de pessoas, é fato que unidas , as pessoas se tornam mais fortes.

4- Muitos fatores históricos podem ser colocados como causa de individualismo, um exemplo disso foram as guerras que já ocorreram, períodos históricos marcados por muito preconceito, exclusão social, um momento histórico onde as mulheres não votavam, onde pobres era pisoteados e obrigados a trabalhar a troco de quase nada.Acredito que tudo que ocorreu desde os primórdios seja fator gerador de individualismo, pois a partir do momento em que as pessoas sofrem, ou se deparam com uma realidade pobre, elas acabam passando a proteger a si mesmo, a tentar pensar em si mesmo.Hoje em dia, um ato de solidariedade, de compaixão é raro, mas são marcas do tempo, marcas que o próprio homem foi construindo no passar do tempo.

5 – Antigamente a liberdade era colocada de uma forma pouco abrangente, só era livre aquele que não era escravo e ponto, sem mais.Falar que era livre, era um status, como namorar só pra dizer por aí que não está sozinho e que tem um alguém. Era basicamente isso, pois não se conhecia ao certo a liberdade. Atualmente as pessoas estão mudando muito essa realidade, visto que com o individualismo, com o certo egoísmo diga-se de passagem ao pensar em si mesmo e mais ninguém, as pessoas acabam entrando em um mundo desconhecido, conhecendo uma liberdade, que antes estava apenas no conceito. É curioso falar sobre isso,e como tudo mudou com o tempo, mas é assim, hoje as pessoas agem como querem, tem liberdade para se expressar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com