TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Injustiça Social

Dissertações: Injustiça Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

“A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos”. (Barão de Montesquieu)

Quem garante que não seremos a próxima vítima da injustiça? Para entendermos melhor, a injustiça ocorre quando duas “pessoas iguais” são “tratadas de maneira desigual”. Em todo o mundo encontramos várias formas de injustiça: contra criança, mulher, pobre e que na verdade nada mais são do que injustiças contra a vida. E é necessário nos posicionarmos de maneira clara e decisiva mediante tal questão.

As ações proféticas x As injustiças sociais

Assim como fez o profeta Isaías, encontramos outro homem que falou as palavras do Senhor sem temer a ninguém ao condenar as injustiças sociais cometidas por pessoas sem nenhum temor a Deus. É o profeta Amós. Um simples pastor, sem formação acadêmica que denunciou a injustiça dos que detinham o poder nas terras vizinhas e dentre o próprio povo de Israel. As palavras do profeta Amós nos mostra o quanto Deus abomina a injustiça social e nós como bons filhos devemos abominar também.

Para isso, será necessário refletirmos em 3 situações simples de nosso cotidiano e, se necessário for, nosso posicionamento deverá mudar.

1º O que sentimos ao lermos notícias na televisão, internet e jornais? Ficamos indiferentes ou ainda temos algum sentimento? O profeta Amós não ficou indiferente, pelo contrário, se posicionou e abraçou a causa dos injustiçados de sua época, atendendo ao chamado divino.

2º De que maneira temos andado no meio da sociedade? É possível viver num sistema injusto sem ser corrompido por ele? A resposta é sim, pois Amós viveu no meio de uma sociedade com esses moldes e não se corrompeu, e dia após dia denunciava as injustiças cometidas. Amós não estava preocupado em ser popular e sim em atender ao chamado de Deus. Não podemos descuidar do nosso andar, pois fazendo isso nos manteremos íntegros mesmo que o meio em que vivemos tente nos convencer do contrário.

3º Você confia em Deus? De verdade? Precisamos refletir sobre isso e espero que a nossa resposta seja sim, pois a solução para o problema da injustiça está em Deus, só Ele pode trazer a justiça de verdade. Na boca do profeta Amós os dias de injustiça estão contados. Devemos confiar em Deus e mudar se necessário nossa maneira de agir.

Conclusão

Enquanto os nossos governantes continuarem apenas falando de Deus e não vivendo com Deus, a corrupção dos políticos continuará, a justiça dos homens continuará falha, continuarão sendo aprovadas leis que prejudicam os pobres e favorecem os ricos e por aí vai. Não há melhor exemplo de injustiça social do que essa fadada ao fracasso: Copa do Mundo. Não tem dinheiro pra nenhuma melhoria na saúde ou educação, mas como um passe de mágica surge bilhões e bilhões para construção de estádios e outras coisas mais. E no contexto atual não há nada que se possa fazer a não ser confiar no Senhor, sabendo que Ele viu e julgará retamente, estejamos preparados para o Grande Dia, pois agora não será o Messias advogado e sim o Juiz dos juízes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com