TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Educação

Por:   •  14/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  6.744 Visualizações

Página 1 de 2

Autoatividade capitulo 2

1. Desenvolva um paragrafo definindo paradigma expondo os seus efeitos.

Paradigma é um modelo seguido por todos de uma comunidade, a partir desta ideia que o homem orienta sua vida, pois são valores e técnicas compartilhadas por uma comunidade cientifica, servindo como modelo ou padrão, para sua vida social.

1. Sintetize as informações sobre a ciência moderna ou cartesiana (sua gênese, seus mentores e suas ênfases).

René Descartes deu vida a ciência moderna ou cartesiana, ele sonhou com um sistema unitário de ciência universal, que ligaria todo o conhecimento humano, deixando a autoridade da razão e da matemática para a obtenção da certeza cientifica, fundando assim o paradigma da ciência cartesiana ou moderna, destaca que para conhecer e necessário fragmentar.

1. Comente sobre o impactos do pensamento cartesiano sobre a historia (os eventos que influenciou).

O pensamento cartesiano teve como impacto sobre a historia, por exemplo e revolução francesa, a abolição da escravatura e o surgimento da escravatura, assim desencadeando um processo de liberdade, de modernização e de crescimento econômico.

1. Exponha sobre as logísticas, que passaram a orientar o mundo, a partir da modernidade.

No campo religioso houve o secularismo( a contaminação por referencias modernas como ambição e lucro), no fisiológico surgiu o capitalismo, o campo fisiológico prevaleceu o positivismo (o domínio da razão objetiva); no campo epistemológico predominou o pensamento objetivo, pragmático.

1. Disserte sobre o perfil do homem cartesiano ou moderno.

O homem moderno tem como perfil o individualismo e egoísmo, trabalha muito para lucrar e consumir, competitivo, buscando insaciavelmente pelo conforto e prazer.

1. Em sua opinião, qual o balanço possível sobre os efeitos da modernidade na historia humana?

Há coisas boas e mas vindas através da modernidade, os pontos negativos tem influenciado mais, formando pessoas egoístas e frias, individualistas e extremamente competitivas, que visam somente o seu bem estar, dispersas de suas famílias, e de mente vazia, focadas em um mundo próprio, de ambiente hostil, agressivo e destruidor, formando pessoas vazias e doentes.

1. Cite características cartesianas presentes na educação escolar dos nossos dias.

Organização em série, cursos de disciplina, disciplinas em conteúdos estanques, conhecimento cientifico, livros didáticos, cópia de conteúdo, repetição e memorização, centros, departamentos, divisões, tendência utilitarista, técnica e cientifica.

1. Com base no texto lido, responda por que a educação ainda não conseguiu a formação integral do homem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com