TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Teologia

Por:   •  11/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

1-QUAIS SÃO OS TEMAS QUE A TEOLOGIA ABORDA?

  • Deus
  • O homem
  • O mundo
  • A salvação
  • A escatologia(estudo dos fins dos tempos)

2-QUAIS SÃO OS TRAÇOS DA TEOLOGIA QUE A CLASSIFICAM COMO CIÊNCIA?

A palavra ciência vem do latim scientia que quer dizer conhecimento,saber.Segundo o dicionário da lingua portuguesa,ciência "é o conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos".Sabemos que a teologia tambem está fundamentada sobra principios certos ,os princípios da palavra de Deus .A teologia possue traços da ciência que podem ser observados frente a um olhar atento sobre o conhecimento que é produzidoem relação que se estabelece entre o homem e o sagrado.é um tipo de saber que brota no coração do teólogo a partir de novas perguntas que surgem no cotidiano.

3-A MENSAGEM BIBLICA É O CONCERTO DE DEUS  COM OS HOMENS ONDE SE DISTINGUEM 3 ELEMENTOS.QUAIS SÃO?

Cristo filho de Deus,Senhor e Salvador

O mediador do concerto,a base do concerto,os herdeiros do concerto.

4-QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SEGMENTOS RELIGIOSOS?

  • JUDAÍSMO
  • CRISTIANISMO
  • ISLAMISMO

5-QUAIS OS EXEMPLOS BIBLICOS QUE TIPIFICAM CRISTO?

  • ABEL - por ter oferecido"mais excelênte sacrifício"(hebreus 11.4)
  • ARCA DE NOÉ -assim como só havia uma porta para entrar na arca ,assim tambem há uma só porta para a arca da salvação hoje (Jesus Cristo).
  • GÊNESIS 22.2-13 -(Abraão oferecendo Isaque)assim como oisaquepoderia ter se negado ao sacrifício,o Senhor Jesus poderia,se o desejasse,ter evitado a cruz.Tambem muito maior que o amor de Abraão por isaque é oamor do pai por seu filho Jesus,contudo,para nos salvar Deus o entregou a morte.
  • José do Egito -como Cristo,objeto de amor do Pai e do ódio dos seus irmãos.Assim como Jesus ,quando falava de simesmo,ao contar a parábola dos lavradores maus disse:"E por últimoenviou-lhes seufilho,dizendo: Terão respeito ao meu filho,mas os lavradores vendo o filho,disseram entre si:Este é o herdeiro ;vinde,matemo-lo,e apoderemo-nos de sua herança..."(Mateus 21:37-39) a Bíblia diz reseito a José:" de longe o viram e,antes que chegasse,conspiraram contra ele para o matar".Gênesis 37:18.

6-QUAIS SÃO OS SÍMBOLOS DO TABERNÁCULO?

Arca,mesa,candelabro,altar do holocausto,altar de incenso,pia de bronze.

7-QUAL É O PROPÓSITO DESSES 5 SACRIFÍCIOS?

Arca-Eraum tipo de Cristo em sua natureza sem pecado,que não viu corrupção,simbolizava o pacto de Deus com o povo de Israel

Mesa - a mesa dos pães da propiciação,tambem chamada mesa da presença era um símbolo de Jesus que é o pão da vida,alimento espiritual oferecido por Deus ao seu povo.

Candelabro - representa a luz e a palavra do Espírito Santo em Jesusatraves d'Ele

Altar do holocausto- era o simbolo da reconciliação com Deus através do sacrifício.Era um tipo de Cristo pois apontava para a cruz do Calvário.

Altar do incenso - representa o filho de Deus em sua natureza humana.O incenso queimado tipifíca  a intercessão de Cristo por seu povo e a aceitação das nossas orações.

Pia de bronzeficava perto da porta do tabernáculo.Arão e seus filhos deveriam lavar suas mãos e pés nessa pia cada vez que fossem ministrar,e não  somente quando foram ungidos a sacerdotes ,uma unica vez.Deveriam se manter limpos cada vez que fossem ministrar,como símbolismo da pureza em todos os seus serviços e para temerem a contaminação do pecado.

8-QUAL ERA O MODO DE VIVER DOS CRISTÃOS PRIMITIVOS ?CITE O VERSÍCULO Rm.1.16

Apesar de existirem diferenças de fnção e posição social ,superabundava entre eles a comunhão resultada de um sentimento de genuina igualdade.Pois ali estavam homens e mulheres que não só diziam serem iguais aos olhos de Deus mas que viviam com essa afirmação .

Pois não me envergonho do evangelho de Cristo,pois é o poder de Deus para salvação de todo quele que crê.

9-O QUE O LIVRO DE HEBREUS RETRATA?

O livro de hebreus retrata Cristocomo filho de Deus esumo sacerdote exaltado,que cumpriu o propósito eterno de Deus pelo caminho da obediência.

10-QUAL AS MENSAGENS DE PAULO EM SUAS EPÍSTOLAS?

Fidelidade (1 Co10.13) ,justiça(Rm 9.14),ira(Rm 1:18),misericórdia(Rm 9:15)graça(3:24)poder(rm1:20),sabedoria(Rm11:33),a morte vicária(2Co5:21),reconciliação(2Co5:18),redenção(Rm 3.24),ressureição(1Co 6:14),justificação(Rm 5:19),santificação(1 Ts5:23)glorificação(1Co13:12)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com