TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Início à Formação Franciscana

Tese: Início à Formação Franciscana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

Bem vindo à família de São Francisco!

Uma belíssima qualidade de São Francisco era a cordialidade. Recebia com amizade todos que vinham até ele. E assim nós acolhemos os vossos desejos de descobrir o espírito de São Francisco.

Você está iniciando uma nova experiência de descoberta do estilo de vida franciscana.

Jesus promete “um novo céu e uma nova terra”. Ele veio para estabelecer o Reino de seu Pai. Essa novidade e essa tarefa são a sua vocação.

Poderá optar por se tornar um membro de uma nova família – a família Franciscana. À medida que for lendo, estudando, rezando, se tornará cada vez mais consciente de si próprio como filho de Deus e irmão ou irmã de Jesus. Pode esperar que o Espírito Santo atuará em você de um modo novo.

“Aqueles que confiam no Senhor renovam suas forças; tem asas como águia e voam velozmente sem se cansar, e correm sem desfalecer”.

(Is 40,31)

Poderá ter duvida sobre tudo o que isso significa. Mas Jesus, ao chamar-te, também diz: “Não temas. Eu estou contigo”.

Um Credo Franciscano

Ao longo dos séculos o Senhor reuniu as pessoas no caminho de Francisco. A visão partilhada de Francisco e seus seguidores sustentaram e alimentaram milhões de pessoas no seu caminho. A sua visão está contida no seguinte credo, baseado nas linhas mestras aprovadas no Congresso da Terceira Ordem em Assis, em 1969:

Inspirados pela visão de São Francisco, comprometemo-nos a ter o Evangelho como nosso modo de vida.

A nossa visão do mundo é centrada em Cristo; vemos Jesus Cristo como o princípio, o caminho e o fim de toda a criação.

Esta visão do mundo revela-nos um Deus que é Pai e uma vida que é amor. Isto exige-nos uma vida como irmãos e irmãs de toda a gente e da criação.

Somos peregrinos, tentando alcançar o nosso Pai, tentando viver uma vida de amor. Ainda não chegamos; somos pecadores, mas somos chamados a ser santos.

Como pecadores, seres humanos fracos, temos que sofres uma continua conversão, voltando sempre para o Pai como filhos e filhas pródigos.

Cristo foi pobre e Cristo foi crucificado; queremos partilhar de sua pobreza e do seu sofrimento. Além disso, comprometemo-nos no serviço do pobre.

Ao caminhar na vida, guiamo-nos mais pela simplicidade, humildade e pequenez do que pelo poder, o prestígio e status.

Como Cristo, como Francisco desejamos ser instrumentos de paz, construtores de paz.

Reconhecendo a presença orientadora do Espírito Santo, declaramos a nossa lealdade para com a Igreja, num espírito de diálogo e de cooperação com seus ministros e pastores.

Estamos conscientes da nossa obrigação de participar na vida e missão da Igreja. Somos apóstolos leigos chamados por Cristo para continuar o seu trabalho na terra.

Contudo, a nossa vida e a nossa espiritualidade é caracteristicamente secular, no mundo e para o mundo.

A alegria sustenta as nossas vidas, enche o nosso viver; desejamos o mesmo para os outros.

É difícil concretizar tudo isto; por isso declaramos a nossa necessidade da Eucaristia de Cristo, da oração pessoal, comunitária e litúrgica.

O Fundamento

O fundamento do modo de vida Franciscano é Jesus Cristo e não outro. Seguir o caminho de Francisco é esforçarmos como todo nosso corpo mente e espírito a irmos do “evangelho para a vida e da vida para o evangelho”.

Para começar a concretizar isto, precisamos conhecer o evangelho de Jesus, de modo a viver as nossas vidas de acordo com ele. Para conhecer o evangelho temos de conhecer o Senhor. Nós que seguimos Jesus começamos agora de novo a levar as nossas vidas para a vida evangélica, e o evangelho para as nossas vidas de cada dia.

Começar de Novo

“Comecemos a fazer o bem, porque até agora fizemos pouco”.

(São Francisco)

São Francisco disse estas palavras numa altura em que muita gente o considerava já um santo. Na sua mente, não existia um momento na vida em que pudesse sentir que já tinha realizado tudo, podendo, partir daí, chegar ao céu. Ele não comparava seu amor com os dos homens, mas com o de Cristo, por isso viu sempre uma área infinita para qual podia continuar a caminhar, tornando-se cada vez mais semelhante ao Senhor.

O mesmo acontece contigo. Deus já te abençoou com a sua vida e deu-te possivelmente o dom da fé e da fidelidade ao longo de muitos anos da tua vida. Mas porque escolhestes Viver como Francisco é alguém que quer começar de novo, como Francisco sempre fazia.

A cada momento começamos de novo, entramos numa nova fase de projeto de vida, ao enriquecer a nossa relação com Deus através da inspiração de são Francisco e de Santa Clara, juntamente com seus irmãos e irmãs. Não estas começando alguma coisa diferente da vida Cristã, ou melhor, do que a vida dos outros cristãos.

Esta a olhar, como Francisco e com Francisco, para a vastidão do amor de Cristo e a desejar a participa-lo mais profundamente.

A única coisa “diferente” na tua nova vida é que a tua vida Cristã agora adquirirá um colorido particular e a direção de São Francisco. Está começando de novo e continuará a começar de novo até o fim da tua vida. Parabéns!

Compromisso e Formação

O objetivo do Franciscano Secular é cumprir o projeto de Deus: responder ao seu amor com um amor total. Comprometer-se, consagrar-se, dedicar-se completamente ao bom Deus.

“Formação” é mais do que instrução. Pedirás a Deus que te dê uma nova “forma” ou estilo de vida – através da influencia e inspiração de São Francisco. A resposta de Deus será a tua transformação naquele que foste criado para ser. Será necessária a vida inteira, mas valerá o esforço.

As condições para a admissão na OFS são: “... professar a fé católica, viver em comunhão com a Igreja, ter bom comportamento moral, e mostrar claros sinais de vocação” (CCGG art39, 2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com