TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jesus e a Mulher

Por:   •  9/7/2018  •  Artigo  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Jesus e a Mulher

ALMEIDA, Hugo Leonardo de – RU: 2005301

Polo Santo André

        Há muito tempo vem se discutindo o papel da mulher na sociedade. Percebemos que o gênero feminino tem ganhado cada vez mais lugares de destaque em diversos meios. Sabemos que ainda é preciso mudar muita coisa ainda; é preciso mudar muito a mentalidade da sociedade para que as condições de igualdade sejam de fato concretizados.

        A discussão remonta tempos antigos. Jesus já assinalava a importância da mulher em uma sociedade que as tratavam com inferioridade, sempre sendo considerada em segundo plano e com funções sociais tarefeiras e com pouco valor.

        Na sociedade judaica, a mulher era vista como um objeto que pertencia a alguém do sexo masculino, fosse de seu pai enquanto solteira ou de seu marido quando casada. A mulher deveria sempre zelar pelos serviços de casa e pela educação de seus filhos. Não possuía voz ou qualquer liberdade de participação de decisões importantes sobre o progresso da sociedade. As mulheres poderiam ser repudiadas pelos seus maridos, caso estes assim o desejassem, e jamais elas teriam uma vida digna novamente, pois as rejeitadas eram totalmente excluídas da sociedade, ficando relegadas à sua própria sorte.

        Nas atividades espirituais as mulheres judias também não tinham participação. Conforme Santana (2018) “até na esfera espiritual a mulher era considerada desigual, e para ela estava reservado um local à parte no templo, assim como era obrigada a caminhar, na rua, distante dos homens”.

        Jesus sempre esteve à frente de sua sociedade e de todos os tempos. Ele sendo Senhor sobre todas as coisas, tinha conhecimento de como eram tratadas as mulheres naquela época e em seu ministério, provocou mudanças incríveis na reflexão daqueles que os seguiam. Ele procurou mudar os paradigmas existentes naquela época afim de restaurar a sociedade e retirá-la da obscuridade. Ele trouxe à tona a importância da mulher e a necessidade de todos respeitarem-nas.

Em várias passagens bíblicas podemos perceber que Jesus se importava com a mulher. Ele mostrou que elas também eram (e são) alvos de sua infinita misericórdia. No caso da mulher samaritana, Jesus fez notória questão de ir ao encontro dela para poder lhe comunicar sua Graça. Neste episódio, Jesus quebra uma série de protocolos. Homens não poderiam dirigir a palavra a mulher nem tampouco conversar com elas a sós. Além disso, há de se considerar que judeus não tinham boas relações com samaritanos e com isso os desprezavam e Jesus fez diferente: falou com uma mulher e mulher samaritana. Jesus conhecia a história daquela mulher. Ele sabia que ela seria um grande exemplo para a sociedade. Ele desejou resgatá-la, e assim o fez.

Entre tantos exemplos que podemos encontrar na Bíblia Sagrada sobre Jesus e a mulher, podemos, em súmula, inferir que ele se atreve a criticar a sociedade patriarcal, enaltecendo a potencialidade da mulher, fazendo questão de colocá-las como discípulas como podemos verificar nos evangelhos sinóticos.

Na atualidade, é notável que a igreja tem crescido fortemente com o empenho que a mulher tem empreitado na obra. Existem muitas mulheres à frente dos ministérios fazendo missões evangelísticas, recebendo os dons do Espírito Santo para exercer no serviço da igreja. Esta realidade precisa de muito fomento para que todas as mulheres, com desejo de servir a Deus na obra possa fazê-lo com liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (47.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com