TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A JESUS E A MULHER

Por:   •  26/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

História – História Antiga

PUBLICO ALVO:

6º Ano do Ensino Fundamental

1.TEMA DE AULA:

Nascimento de Roma, primeiros séculos e ascensão da cidade Romana, aula possui como foco principal debater a primeira fase Monarquia, ou seja, o período monárquico, que ocorre entre os anos 753-509 a.C.

2.OBJETIVOS GERAIS:

A aula tem por objetivos gerais apresentar aos alunos o nascimento do Império Romano, datado a partir de 753 a.C., em especial está aula buscará realizar a introdução acerca do Império, que corresponde ao período monárquico, que vai dos anos de 753-509 a.C, por meio de algumas fontes, como os mitos e mapas, que facilitem a localização do império Romano.

3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Evidenciar aos alunos a potencialidade dos mitos como uma fonte para a história, em especial sobre os mitos de fundação da vila de Roma, mitos religiosos, etc.

Esta atividade visa dar continuidade nas ultimas atividades dos alunos, que debateram sobre os mitos gregos, nas aulas observadas nas últimas semanas com o Professor Sérgio.

Assim, por meio dos mitos, evidenciar a sua grande potencialidade em discutir infinitos temas desta sociedade antiga, entre eles: sua organização social; cultura; religião; relações de poder; etc, no período monárquico. Como bem apresenta Erica da Silva Xavier e Maria de Fatima da Cunha (20, os mitos como uma fonte para se compreender a História ganham destaque com a chamada terceira geração dos Annales, com Pierre Nora e Jaques Le Goff, em sua Coleção “História: Novos Problemas; Novas Abordagens e Novos Objetos”.)

4.METODOLOGIA:

A presente aula buscará, por meio de uma aula introdutória de 10 a 15 minutos, situar os alunos a o que foi e quando se iniciou o Império Romano, assim como apresentá-los como se encaminhará a aula e as atividades que nela haverá.

Após esta breve apresentação, o professor irá propor aos alunos a leitura de alguns mitos romanos, em especial foram escolhidos os mitos de “Rômulo e Remo”, para tratar da fundação do Império, e o mito do Deus Baco, para tratar acerca da criação do vinho, a leitura desses mitos será seguida de uma explicação e debate com os alunos.

Ao final deste breve debate com os alunos o professor iniciará a discussão referente à passagem da monarquia a república, tal discussão visa manter a sequência das aulas.

5.AVALIAÇÃO:

O método avaliativo se pautará em avaliar a exposição dos alunos. De fato, nem todos os alunos têm a oportunidade de expor suas opiniões, perguntas, argumentos, dúvidas, etc.; mas com a continuidade das aulas, aqueles que não tiveram a possibilidade de participar por meio da exposição oral serão avaliados por outras formas, com outras de atividades, como a escrita, por exemplo.

6.REFERÊNCIAS:

BRAICK, Patrícia Ramos. A civilização Romana. In: __________. Estudar História: das Origens do Homem à era digital. São Paulo: Moderna, ed. 2, 2015. p. 164-183.

CORASSIN, Maria Luiza. Sociedade e politica na Roma antiga. São Paulo; Atual – Coleção discutindo a história, 2001.

FUNAN, Pedro Paulo. Roma. In: __________. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, ed. 2, 2002. p. 77-134.

XAVIER, Erica da Silva; CUNHA, Maria de Fatima. Ensino e História: o uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórico. In: XI Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas – SEPECH. Londrina: UEL, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/ensino_e_historia_o_uso_das_fontes_historicas_como_ferramentas_na_producao_de_conhecimento_historico.pdf. Acesso em: 21/10/2017.

7.ANEXOS

MITOS:

Rômulo e Remo:

A origem de Roma esteve vinculada com a lendária destruição que os gregos promoveram à cidade de Troia, em 1400 a.C.. Nessa época, o herói Eneias – graças à proteção dos deuses Júpiter e Vênus – fugiu para a região da Península Itálica e ali fundou a cidade de Lavínio. Tempos depois, Ascânio, filho de Eneias, realizou a fundação do reino de Alba Longa.

Em dado momento, a prosperidade alcançada pelo reino de Alba Longa despertou a cobiça do ambicioso Amúlio, irmão mais novo do rei Numitor. Para assumir o trono no lugar de seu irmão, Amúlio organizou um golpe que lhe garantiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com