TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liturgia De Casamento

Dissertações: Liturgia De Casamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 9

Entrada das testenhunhas

Entrada dos pais

Entrada dos noivos

LITURGIA PERSONALIZADA DE CASAMENTO - de acordo com regras litúrgicas da Igreja Católica

Comentarista: Boa noite, meus irmãos e minhas irmãs. Sejam todos bem-vindos para esta

celebração de testemunho e de confirmação do amor. Amar é experimentar a plenitude do bem, um êxtase divino e humano, onde a terra e o céu formam um paraíso sem contradições. Impulsionados pela necessidade de companhia e amor colocada no coração do homem e pela bondade de Deus, CLEITON JULIO e SUSANA se encontraram um dia, e um novo horizonte se abriu para eles. Experimentaram momentos alegres e horas difíceis, mas principalmente, confiaram no dom do amor de Cristo. Decidiram fundar um novo lar e pedem, hoje, que esse novo lar seja consagrado pelo Sacramento do Matrimônio. Estamos aqui para testemunhar que o amor é presente; é Deus se manifestando de forma humana e concreta. Nós, seus parentes e amigos, reunimo-nos na presença de Deus e pedimos ao Senhor que abençoe esse amor, tornando-o fonte de vida. Recebamos o PADRE LEANDRO, que presidirá oficialmente em nome da Igreja este momento, e em seguida, daremos início à celebração.

RITO DE ENTRADA

(entradas)

Pe: Eu vos acolho e vos saúdo, caros noivos e toda esta assembléia de familiares, irmãos e amigos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém!

Pe: Que o amor, a paz e a alegria do Pai, a graça de Cristo, e a unidade do Espírito Santo esteja sempre com vocês.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Pe: Oremos (Pausa) Ó Deus, que desde o princípio santificastes misteriosamente a união conjugal para prefigurar no casamento o mistério de Cristo e da Igreja, dai a SUSANA e CLEITON JULIO realizar em suas vidas este grande sacramento. Concedei-lhes crescer na caridade e ser um para o outro e para o mundo um sinal de vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém.

RITO DA PALAVRA

Comentarista: Unidos e unidas ao CLEITON JULIO e SUSANA, ouviremos com atenção a Palavra que Deus hoje nos dirige. O amor é a força e a felicidade dos casais. E onde há amor, Deus aí está. A leitura da primeira carta de São João será proclamada por BRENDA LETICIA

.LEITURA (1Jo 4,7-12)

Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é Amor.

Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.

Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.

Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. - Palavra do Senhor.

Todos: Graças a Deus!

SALMO DE RESPOSTA (CANTADO IR. ADRIANA)

- Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

Todos: Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

- Feliz és tu, se temes o Senhor / e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, / serás feliz, tudo irá bem!

- A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor da tua mesa. TODOS

- Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida! TODOS

Comentarista: Cristo nos fala do mandamento do amor. De pé, aclamemos a palavra de Deus!

Canto de aclamaçao

TUA PALAVRA É LAMPADA PARA MEUS PÉS SENHOR LAMPADA PARA MEUS PÉS SENHOR LUZ PARA MEU CAMINHO... (SALMO119)

ACLAMAÇÂO AO EVANGELHO

EVANGELHO (Jo15,9-12)

Pe: O Senhor esteja convosco!

Todos: Ele está no meio de nós!

Pe: Proclamação do Evangelho de + Jesus Cristo escrito por João.

Todos: Glória a vós, Senhor.

Pe: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no Seu amor. Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês.” – Palavra da Salvação.

Todos: Glória a Vós, Senhor!

(Homilia)

RITO SACRAMENTAL

Comentarista: Para tudo há um tempo, mas quem ama faz a hora acontecer, constrói a vida e faz dela uma escola para o aprendizado cotidiano do amor. Agora, CLEITON JULIO e SUSANA diante de Deus e da comunidade, celebram o amor e o selam com a graça e o sinal da fé.

Pe: Caros noivos, CLEITON JULIO e SUSANA, aqui viestes para que, na presença do sacerdote e da comunidade cristã, o vosso amor seja marcado por Cristo com um sinal sagrado. Cristo abençoa com generosidade o vosso amor. Já vos tendo consagrado pelo batismo, Cristo vai enriquecer-vos e fortalecer-vos agora com o sacramento do matrimônio, para que sejais fiéis um ao outro e possais assumir vossos deveres.

DIÁLOGO COM OS NOIVOS

Pe: CLEITON JULIO e SUSANA, viestes aqui para unir-vos em matrimônio. Por isso, eu vos pergunto perante a Igreja: é de livre e espontânea vontade que o fazeis?

Noivos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com