TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mater Et Magistra

Trabalho Escolar: Mater Et Magistra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

A primeira onda se iniciou a partir do surgimento da agricultura. A Revolução Industrial e suas atividades inauguraram a segunda onda. A terceira onda surgiu a partir de oferta de serviços como produto da informática e de equipamentos avançados como os computadores, celulares.

Segundo Alvin Toffler, estamos saindo da terceira onda, ou também conhecida como a Era da Informação - um rápido e revolucionário desenvolvimento da biologia e a sua convergência com a tecnologia da informação, que foi marcada pelo crescimento da oferta de serviços; dos avanços iniciais da biotecnologia, que até então dependia da tecnologia, mas daqui para a frente os avanços da biologia serão determinantes para desbravar fronteiras tecnológicas. A modificação de algumas estruturas em seres humanos poderá permitir a preparação para o espaço. Só então embarcaremos realmente na quarta onda, onde iremos considerar o espaço mais seriamente e começaremos a colonizá-lo.

A era da informação é aquela a toda velocidade, o homem bombardeado por informações de todos os lados. Onde acordar e tomar o café da manhã com a família se tornou secundário, ou mesmo ler um jornal com notícias quentinhas.

Na quarta onda, um período que seremos desafiados a conviver melhor com as questões do meio ambiente, da sociedade e de um mercado mais participativo, que respeite a moral, a ética e ajude a superar os problemas locais de uma determinada comunidade.

Para que a humanidade não se autodestruir e não destruir o planeta Terra, aprofunda-se em um novo elo de responsabilidades a serem compartilhadas, entre empresas, governos e sociedade. Principalmente sobre as questões de sustentabilidade, cultura e de uma tecnologia que insira o ser humano.

Toffler também destaca que além de avanços na biotecnologia, também terá na nanotecnologia e avanço na colonização espacial serão os principais pontos da nova fase.

A biotecnologia permitirá a cura de doenças e manipulação do organismo por mio do DNA, a ponto de conseguirmos “fabricar” homens especiais para a exploração espacial. Os avanços nessa área, além de permitir a regeneração de órgãos e de membros, também vai permitir a alteração genética das pessoas, favorável para o tratamento de doenças e de seres humanos mais resistentes.

A nanotecnologia permitirá a constituição de processador minúsculos com mais velocidade de processamento de dados e de acessibilidade, permitindo a inclusão de inteligência artificial e de informação em qualquer objeto e ambiente.

Ele diz também que a sociedade não vai mudar em termos de explosão de informações. E que em 2020, a quantidade de dados armazenados poderá ser 50 vezes maior ao do que em 2010.

Porém a facilidade tecnológica, mesmo facilitando a vida das pessoas, trará conflitos éticos sobre a privacidade e moral na humanidade. A resistência alterará a expectativa de vida das pessoas, num futuro ainda a ser vivido a partir dos séculos XXI, em que os seres humanos conseguirão viver mais tempo, fator que irá alterar a distância entre a proporção de pessoas jovens e velhas.

Na quarta onda, o mundo não vai mais estar tão envolvido no sistema “Homem Máquina”, cada vez mais vão preponderar os valores mais éticos, sem contar o ferrenho respeito ao meio ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com