TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Monografia Apresentada á Disciplina de Metodologia

Por:   •  3/2/2024  •  Monografia  •  8.386 Palavras (34 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 34

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

 DESENHO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: DIFERENTES POSSIBILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

CHOPINZINHO

2023

DESENHO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: DIFERENTES POSSIBILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

Monografia apresentada á disciplina de Metodologia da pesquisa e trabalho de conclusão de curso, do curso de licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional UNINTER como requisito parcial para a obtenção de título de licenciatura em Artes Visuais.

Orientador (a): Prof(a)

CHOPINZINHO

2023

RESUMO

Esta monografia tem como tema, o desenho no ensino de artes visuais: diferentes possibilidades para o ensino fundamental II. O objetivo deste estudo é identificar as diferentes possibilidades de utilizar o desenho nas aulas de artes visuais para o ensino fundamental II. No ensino de artes visuais, o desenho é uma das linguagens mais importantes para os educandos, possibilitando aos mesmos desenvolver sua coordenação motora, onde os contornos, os estilos, as formas, podem refletir além de simplesmente traços, mas o intelecto de quem o pratica. Neste contexto, a arte vai além, amplia o conhecimento de mundo, oportunizando a manipulação de objetos e matérias, explorando as características e possibilidades individuais, efetiva-se que esta faz com que o aluno do Ensino Fundamental II, possa inventar criar, imitar, recriar, ler e reler imagens, entre outros, de acordo com as suas peculiaridades, possibilidades e habilidades. Neste trabalho apresentamos uma abordagem sobre o ensino de arte no ensino fundamental II, mais especificamente sobre o uso do desenho em sala de aula como uma ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem. Para a compreensão sobre o ensino de arte e o uso do desenho será abordado brevemente o contexto histórico das artes visuais, aspectos históricos sobre o desenho, linguagem visual e sua relação com o desenho, materiais que podem ser utilizados em sala de aula durante a produção artística, o desenho na contemporaneidade, critérios de avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma ao trabalhar com as artes visuais, especificamente com o desenho, com os alunos do Ensino Fundamental II, visa-se valorizar o ensino das artes visuais, sendo que este oportuniza o ser humano expressar-se e comunicar-se, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, emoção, sensibilidade, reflexão ao realizar e fluir produções artísticas em seu mundo. A metodologia adotada é de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. Com auxílio de materiais acervo próprio, pesquisa bibliográfica e com os recursos de busca na internet, buscou-se também considerações de autores como: Gunzi (2016), Pereira (2009), entre outros, para ampliar os conhecimentos sobre a mesma.

Palavras-Chave: Ensino da Arte. Desenho. Linguagem. Ensino Fundamental.

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO..........................................................................................................6 

2 CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO DAS ARTES VISUAIS.......................................................................................................................8 

3 ASPECTOS HISTÓRICOS SOBRE O DESENHO        .................................................12

3.1 A RELAÇÃO DO DESENHO COM A LINGUAGEM VISUAL        ...............................15 

3.2 O DESENHO E O USO DE DIFERENTES MATERIAIS EM SALA DE AULA        .....20

3.3 A RELAÇÃO ENTRE O DESENHO E CONTEMPORANEIDADE.......................24

3.4 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.......................................................................................................28

4 METODOLOGIA ....................................................................................................32

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................33

 REFERÊNCIAS.........................................................................................................34

1 INTRODUÇÃO

Desde a pré-história o desenho é uma forma de linguagem muito utilizada, até os dias atuais. O desenho é um importante recurso de aprendizagem que pode desencadear outros conceitos e pode ser visto como objeto de análise e interpretação.

Esta monografia teve como tema, o desenho no ensino de artes visuais: diferentes possibilidades para o ensino fundamental II. O objetivo deste estudo foi identificar as diferentes possibilidades de utilizar o desenho nas aulas de artes visuais para o ensino fundamental II.

Nesta monografia buscou-se evidenciar abordagens sobre o uso do desenho na disciplina de artes, mais especificamente no ensino fundamental II. Diante desta perspectiva, surgem reflexões sobre: Como o desenho pode ser utilizado no ensino das artes visuais para alunos do Ensino Fundamental II? É preciso rever metodologias, abordagens e as reflexões sobre o ensino de artes e os conceitos atribuídos ao desenho ao logo do tempo, pois são muito importantes para se pensar em avanços na prática docente.

Os desafios na educação atual exigem do professor de arte aulas diversificadas e com um sentido além da teoria, sendo assim, a prática de produções artísticas precisa ganhar espaço e valorização, visto que o desenvolvimento de uma cultura ou de uma sociedade se faz através da arte.

Desta forma ao trabalhar com as artes visuais, especificamente com o desenho, com os alunos do Ensino Fundamental II, é importante  valorizar o ensino das artes visuais, pois isto oportuniza o ser humano  expressar-se e comunicar-se, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, emoção, sensibilidade, reflexão ao realizar e fluir produções artísticas em seu mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58 Kb)   pdf (795.4 Kb)   docx (620.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com