TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia apresentada á faculdade de Jaguariúna – FAJ

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE JAGUARIÚNA

CURSO DE NUTRIÇÃO

ANA CLARA FELIPPE

ANGÉLICA RODRIGUES

GABRIEL BERNARDI

GUILHERME NASCIMENTO

HENRIQUE PONTES

ISABELA VITORIA

MATHEUS RONDINI

BETA GLUCANA

JAGUARIÚNA – SÃO PAULO

 2015

ANA CLARA FELIPPE

ANGÉLICA RODRIGUES

GABRIEL BERNARDI

GUILHERME NASCIMENTO

HENRIQUE PONTES

ISABELA VITORIA

MATHEUS RONDINI

BETA GLUCANA

Monografia apresentada á faculdade de Jaguariúna – FAJ

Orientador: Professor Izael Gressoni Junior

JAGUARIÚNA – SÃO PAULO

2015

  1. INTRODUÇÃO

β GLUCANA – O QUE É?

Beta glucanas ou beta glucanos são polissacarídeos de monômeros de D-glicose unidos por ligações glicosídicas β, uma forma de fibra, encontrados nas paredes de células de levedura de fermento e de alguns fungos, bolores, cogumelos, algumas bactérias e algas, bem como na celulose vegetal e farelo de grãos de cereais.

Com todas essas fontes de beta glucanas é importante mencionar que dependendo da fonte elas podem ser diferentes no que diz respeito à ligação, à massa molecular, à configuração tridimensional, solubilidade e viscosidade. Essas características, juntamente com o processo de fabricação são altamente críticos para o potencial de atividade biológica e a capacidade de modular o sistema imunológico.

De todas as fontes conhecidas de beta glucana, levedura, e em particular Wellmune, é a melhor pesquisada e clinicamente documentada em termos de modo de ação e comprovados benefícios para a saúde.

  1. DESENVOLVIMENTO

Estudos sobre beta glucana

Estudos mostram que beta glucanas insolúveis (1,3/1,6) de levedura e cogumelos medicinais como Shiitake (AHCC) têm uma atividade biológica maior do que a beta glucana solúvel (1,3/1,4) de aveia. Um estudo universitário independente realizado na Universidade de Louisville constatou ainda que Wellmune era mais de duas vezes mais efetivo do que MCG-3, AHCC, polissacarídeos de cogumelo e Equinácea, ao medir a capacidade dos principais produtos para a saúde imunológica para mobilizar as respostas imunes chave em um modelo pré-clínico.

Em 2011 um estudo publicado como capa do periódico Nature destacou uma pesquisa sobre as betas glucana da Biothera e como Wellmune ativa o sistema imunológico inato para proteger o corpo. Essa pesquisa confirmou que nem todas as betas glucana são iguais e que tamanho e estrutura molecular são fundamentais para o receptor de ligação (Dectin-1) e a resposta obtida da célula imune inata. É esse tipo de pesquisa revisada-em-pares, juntamente com testes clínicos em humanos seguindo as regras de ouro que têm colocado a Biothera à frente das pesquisas sobre beta glucana.

Quando se trata de documentação científica sobre o mecanismo de ação, segurança e atividade biológica a Beta Glucana Wellmune encontrada em ImmiFlex é apoiada por pesquisas clínicas incomparáveis. O compromisso da Biothera com estudos sobre beta glucana já utilizou mais de 350 milhões de dólares gastos em pesquisas e desenvolvimento, e mais estudos em humanos estão a caminho para demonstrar ainda mais a segurança e eficácia de Wellmune. A Biothera tem um compromisso contínuo de documentar os benefícios da beta glucana para a saúde imune e mais estudos estão a caminho. Em 2014 um estudo utilizando ImmiFlex como método de entrega a jovens atletas do futebol também foi publicado em ImmiFlex.com.

Nós da Immitec também estamos envolvidos no estudo de betas glucana através de nossa participação em um projeto de pesquisa da União Europeia para descobrir os benefícios para a saúde ao tomar esses agentes imunomoduladores. O projeto de pesquisa europeu FibeBiotics de 8 milhões de Euros procura documentar os efeitos para a saúde de fibras alimentares específicas, incluindo beta 1,3/1,6 glucanas usando Wellmune encontrado em ImmiFlex. Nós contribuímos com a matéria-prima, conhecimento no campo de saúde imunológica e beta glucanas, assim como estratégias de vendas e marketing para produtos contendo fibras funcionais.

No Brasil beta glucana também é conhecida como beta glucano ou beta glucanos, que é mais usado no idioma espanhol, mas refere-se ao mesmo tipo de polissacarídeo.

Beta Glucanas em cosméticos e anti-idade

Em estudos, tanto a beta glucana de aveia com ligação 1,3/1,4 quanto a beta glucana de levedura com ligação 1,3/1,6 mostraram benefícios anti-idade quando aplicado topicamente. Estes polissacarídeos de glicose são constituídos por longas cadeias de moléculas de d-glicose e são pequenos o suficiente para penetrar a pele. Na derme e epiderme da pele eles interagem com o sistema imunológico e em particular com as células de Langherans. No segmento de cosméticos as betas glucana de levedura de alta qualidade têm a promessa de anti-envelhecimento significativo e podem ter propriedades para reparação da pele. Na pele elas apoiam a deposição de colágeno, que em termos promove a cicatrização de feridas e a integridade, elasticidade e firmeza da pele. Os polissacarídeos também têm um efeito anti-inflamatório e anti-irritante e podem ajudar a melhorar o tônus da pele, tornando-os adequados para pessoas com pele sensível. Os efeitos de produtos para a pele com betas glucana são frequentemente relatados por deixar a pele mais lisa com melhor compleição, redução de rugas e uma aparência mais jovem.

Uma das empresas líderes em cosméticos naturais, Alva Naturkosmetik GmbH da Alemanha, é parte do Grupo Immitec e desenvolveu a primeira linha da Europa de loções e cremes orgânicos com beta glucana de levedura da Biothera. A linha de cosméticos é chamada alva SENSITIVE. Você pode encontrar mais informações sobre ela em nossa página ImmiShop.

Conforme envelhecemos nosso sistema imunológico se torna menos eficaz e estamos mais propensos a infecções. Ao mesmo tempo, a maioria de nós quer parecer e se sentir mais jovem, as beta glucanas poderiam nos ajudar a conseguir isso. Tomadas por via oral as beta glucanas de levedura “ativam” os neutrófilos e macrófagos, que por sua vez circulam todo o corpo, incluindo a pele. Essas células imunológicas não estão apenas nos defendendo contra infecções, também desempenham um papel importante na manutenção e reparação de tecidos. Em nosso artigo anti-idade o Dr. Paul Clayton refere às beta glucanas assim: “Elas são um ingrediente essencial para o envelhecimento saudável”. É, por tanto, evidente que a reintrodução de beta glucana à nossa alimentação aliada a cremes com beta glucana para a pele pode ser uma poderosa ajuda para qualquer estratégia anti-envelhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com