TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método do Estudo Bíblico

Por:   •  20/1/2022  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Métodos de Estudo Bíblico

Resumo Capítulo 3

Cristiane Zanin Pires

Etapas do estudo bíblico

O capítulo 3 da apostila “Métodos do Estudo Bíblico” traz as etapas para estudar a Palavra de Deus, sendo elas a observação, a interpretação e a aplicação.

  • Observação é a primeira etapa, considerada fundamental para se obter uma interpretação e aplicação coerentes aos ensinos bíblicos, extraindo do texto tudo de mais precioso que o Senhor  nosso Deus nos deixou. A Bíblia afirma o quão importante se faz a observação diária e cuidadosa das Escrituras, a fim de obtermos uma vida de acordo com os propósitos de Deus. O propósito da observação é ser alicerce do estudo, é examinar cuidadosamente o texto e estar mentalmente alerta e concentrado a tudo que lê. Sem a observação não há como interpretar, impossibilitando a aplicação. Observe as Sagradas Escrituras, lendo os textos várias vezes e faça as seguintes perguntas: o quê? Quem? Onde? Quando? Por quê? E o que aprendi e como vou aplicar?
  • A interpretação exige cuidado e atenção, pois se ele estiver errada a aplicação se fará de modo errado. A ciência da interpretação bíblica é conhecida como hermenêutica, em que descobrimos a intenção original do autor e os significados dos textos bíblicos para aproximar o mesmo da realidade. A Bíblia já está interpretada e não existe outra maneira de entendê-la, pois sua interpretação é única, e para compreendê-la precisamos buscar a iluminação do Espírito Santo. Quando for estudar as Escrituras, se coloque em oração e peça sabedoria para entender de forma correta cada palavra bíblica, por isso é importante sempre ter em mãos ferramentas que também auxiliem na interpretação correta da Palavra de Deus, como, Bíblias de estudo, dicionário bíblico, livros com estudo da palavra, entre outros. Algumas perguntas que podem ajudar na interpretação são: qual a ideia principal do texto? O que esta passagem quer dizer? Quem está falando estas palavras?
  • A aplicação é pessoal e vai de acordo com suas necessidades, desde que sejam realizadas de acordo com os ensinamentos bíblicos e à luz das Escrituras. A Palavra de Deus nos mostra a importância de não somente ouvir e aprender a Palavra, mas ser praticante do que nela consta. O propósito da Bíblia não é aumentar o nosso conhecimento, mas sim mudar nossas vidas. Em Tiago 1:22-24 expressa que aquele que ouve a Palavra e não pratica, engana-se a si mesmo, porém quando praticamos os preceitos bíblicos obedecemos à voz de Deus. Não aplique sobre seu ponto de vista, mas de acordo com o que o Espírito Santo o instruiu. As perguntas para a aplicação são: há um exemplo que devo seguir? Há um erro que devo evitar? Há algum pecado que devo confessar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com