TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de estudo bíblico

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  2.893 Visualizações

Página 1 de 5

Métodos de Estudo Bíblico

Edvan de Oliveira Junior

Professor(a): Daniel Irelandes Lima

                                    Instituto Teológico Quadrangular

Como estudar a Bíblia sozinho

Resumo

Neste paper estudaremos como devemos estudar a Bíblia sozinho, e consequentemente adquirir uma intimade com Deus, através da leitura da Bíblia, com isso é necessario que você busque uma leitura diária da Bíblia.

Introdução

A Bíblia é um manual de vida, ou seja, nela esta como devemos ser e agir aqui nessa terra, como todo manual é necessário você ler ele e ter um entendimento amplo do mesmo, pois se não obter sucesso em entender o manual você não ira conseguir executar o que pedi o manual, da mesma forma é a Bíblia, se não entendermos a Bíblia como realmente Deus quer que nós entedemos, não vamos ter sucesso na nossas vidas, para auxiliar no entendimento vamos para alguns métodos de estudo da Bíblia.

Métodos de Estudos

O que são os métodos de estudos ?

Métodos de estudos são um auxilo para o seu estudo, para que facilite o entendimento e discernimento de qualquer tipo estudo inclusive a Bíblia.

A melhor maneira de estudar a Bíblia é lendo regularmente e com atenção. Antes de começar o estudo, tente se afastar de distrações e ore a Deus por entendimento.

Além da Bíblia existe materiais de apoio que pode ser aproveitado como complemento quando examinar as Sagras Escrituras, tais eles como :

  • Bíblias de estudo – normalmente têm estudos com um tema específico (jovens, liderança, fatos históricos...). São úteis para entender e aplicar a Palavra.
  • Livros de meditações e estudos – têm pensamentos sobre partes da Bíblia e são bons para momentos de reflexão. Ajudam a criar o hábito de estudar a Bíblia.
  • Dicionários, enciclopédias, mapas bíblicos – dão uma visão do contexto maior da Bíblia: a História, a cultura, a língua... Clarificam coisas que na nossa cultura são diferentes.
  • Filmes, teatros e recursos on-line – ajudam a entender melhor a história, dando vida às palavras da Bíblia. São bons para quem acha difícil ler ou prefere ver e ouvir.
  • Papel, canetas, lápis – se você gosta de escrever ou desenhar, pode usar em seu estudo. Isso ajuda a organizar o pensamento.

Etapas do Estudo Bíblico

Lembre-se que todas as vezes que for estudar a Bíblia, independentemente do método escolhido, você sempre terá que passar por três etapas para conseguir concluir seu estudo. São elas :

 

Observação                 Interpretação                 Aplicação[pic 1][pic 2]

Vamos estudar por partes, primeiro vamos falar sobre a Observação.

Observação

No dicionário nos diz que Observação é o ato de observar, ação de considerar com atenção as coisas, os seres, os eventos. Bom nada mais é do que “olhar” os minimos detalhes, trazendo para o contexto da Bíblia é examinar e estar mentalmente alerta e concentrado a tudo que se lê.

Na Bíblia nos fala que quando observamos os estatutos de Deus encontramos a direção para termos uma vida de bênçãos e segurança:

“Observai os meus estatutos, guardai os meus juízos e cumpri-os; assim, habitareis seguros na terra”(Lv 25:18)

Dicas para começar a observar os textos, enquanto estiver estudando, faças as seguintes perguntas:

  • O quê?
  • Quem?
  • Onde?
  • Quando?
  • Por quê?

Interpretação

Depois de observar o texto que queremos estudar, devemos interpretar o mesmo, a interpretação deve se tomar muito cuidado, para que não aconteça que tenha uma interpretação errada e completamente diferente do que realmente o texto diz.

A interpretação exite atenção e cuidado, pois se ela estiver errada a aplicação se fará de modo errado também.

Não há várias interpretações da palavra de Deus ou outras maneiras de entender a Bíblia.

A Bíblia já está interpretada e esta interpretação é única, e para compreendê-la é preciso buscar a iluminação do Espírito Santo com humildade.

Dicas para começar a interpretar os textos, enquanto estiver estudando, faças as seguintes perguntas:

  • Quem esta falando estas palavras neste verso?
  • Para quem as palavras deste parágrafo foram ditas?
  • Qual é a idéia principal?
  • O que esta passagem quer dizer?
  • O que a passagem ensina a respeito de CRISTO?

Aplicação

Aplicação nada mais é do que a prática do que aprendemos, a Bíblia nos ensina, mas nós devemos colocar em prática, pois isso que Cristo quer nos mostrar, que praticando o que esta escrito na Bíblia, poderemos mudar de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com