TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito Teologia Pastoral

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Programa de Graduação em Teologia

Roberto Carlos Rodrigues

Conceito Teologia Pastoral

Uberlândia

2019

TEOLOGIA PASTORAL

         A teologia prática (ou pastoral) é a parte da teologia que cuida da prática da própria teologia, ou seja, é colocar tudo o que a teologia fala no campo de ação.

         A amplitude dos conhecimentos é colocada em prática quando a teologia é entendida não somente no papel, mas, principalmente, quando é entendida como principal atuante na sociedade e no meio da Igreja.

          A teologia patrística é eminentemente pastoral, pois tem como objetivo orientar as pessoas e as comunidades cristãs na vivência de sua fé.

          Boa parte de sua reflexão se apresentava como como comentário da Sagrada Escritura, com vistas a orientar e nutrir a vida de fé. Com o surgimento da teologia escolástica no ambiente universitário, a teologia passou a dar maior atenção à cientificidade de sua reflexão. Uma das consequências foi o distanciamento entre a teologia e a vida concreta das comunidades cristãs. A reflexão teológica busca elaborar grandes sínteses, mas permanece distante da vida das comunidades eclesiais e de sua ação pastoral.

Na Idade Moderna, muitos teólogos manifestava o seu desconforto diante da ignorância dos leigos e atribuíam a causa dela à deficiência dos pregadores, formados numa teologia abstrata, seca e teórica.

          Uma das respostas a essa realidade é a criação da teologia pastoral que tece sua historia procurando adequar-se às exigências da cientificidade, sem perder o contato com a sabedoria. Em vista da complexidade da realidade e dos desafios com os quais se confronta, a cientificidade, por mais importante que seja, não se basta; a ela é preciso unir a arte e a sabedoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com