TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Culto Familiar

Por:   •  18/8/2023  •  Resenha  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 4

Culto Familiar para Crianças

Por mais que seja urgente as tarefas do dia a dia, os pais devem ter em mente a importância do culto familiar, não deixando de reunir toda a família aos pés do Pai Celestial, sabe-se que esse momento tão importante muitas das vezes é tomado por outros entretenimentos, e em alguns lares se tornando raro o momento de estar com a família na presença de Deus, daí percebe-se muitas famílias enfraquecidas e tendo as relações cada vez mais frágeis.

Par as famílias cristãs a prática do culto familiar é um estilo de vida e mostra aos filhos em quem os pais acreditam demonstrando de maneira prática que Cristo é o centro, a Bíblia relata personagens, como: Daniel Moisés e a menina cativa, que tiveram uma postura ao lado de Deus, é notório que as instruções que receberam no lar acerca dos ensinos de Cristo fizeram toda a diferença quando estavam longe dos olhares e cuidados de seus pais. O momento do culto é muito importante, nele tem-se a oportunidade de falar com Deus através da oração e ouvir a vos do Senhor através da leitura da palavra, momento que se convida também a presença do Espírito Santo, nessa atmosfera do culto se desenvolve a comunhão com o Criador e faz-se crescer espiritualmente.

Cada família deve ter um momento para o culto matutino e vespertino, aconselha-se que antes de tomar a primeira refeição do dia os pais devem reunir toda a família, para agradecer pela proteção noturna, pela a benção da vida e poder despertar mais um dia e também pedir a proteção sobre mais um dia de afazeres, desafios e provas, lembrando que dentro da limitação e idade cada membro da família está sujeito a tentações, no culto vespertino de igual modo todos devem estar reunidos para celebrar o findar de mais um dia, agradecendo pela proteção e vitórias concedidas sobre aquele dia de trabalho, escola, faculdade ou afazeres domésticos.

O momento do culto familiar não deve ser realizado ocasionalmente, deve ser uma prática viva e diária dentro do lar, esse momento faz abrir as portas para a presença do Deus Pai, Deus Filho e Espirito Santo, além dos seus anjos, não podem considerar nenhum dos momentos do culta menos importante que outro, oração, louvores, pedidos e agradecimentos, leitura da palavra e até jogos e brincadeiras bíblicas quando se trata de culto com crianças, adolescentes, adequando ao interesse da faixa etária presente no lar para tornar mais atrativos esse momento e não cansativo e pesaroso.

O culto precisa seguir algumas características para que possa ser bom, assiduidade, horário, local, espiritualidade, objetividade e atrativos.

ASSIDUIDADE

Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. (Deuteronômio 6: 7)

O culto deve acontecer todos os dias, no período manhã e a tarde, não sendo possível deve acontecer uma vez por dia, deve ser evitado qualquer coisa que cause distração, por isso, precisa se tornar um hábito, quando a família estiver recebendo visitas é interessante convidá-las para participar desse momento.

HORÁRIO

Cada família terá um momento mais adequado para realizar o culto e que seja conveniente para todos e naquele horário definido todos deverão estar reunidos.

LOCAL

Independente de qual local seja, deve ser confortável para todos e onde as crianças possam estar a vontade, sempre seja no mesmo local e que tenha espaço para guardar os hinários, as bíblias, as lições da escola sabatina e demais materiais usados no culto.

ESPIRITUALIDADE

No dicionário do google apresenta a seguinte definição do que é culto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com