TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Por:   •  29/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

MATÉRIA: DESENVOLVIMENTO HUMANO III

LIVRO: PARTICIPAÇÃO É CONQUISTA

TÓPICO: ALGUNS PROBLEMAS PRÁTICOS

Primeiro tópico o ator relata referente a 4.1 QUESTÃO DA QUALIDADE POLITICA

O autor fala que a qualidade política não é só ter uma associação que aparece bem estruturada em termos formais; como fazer reuniões regularmente, ter um número X de membros, ter uma sede atrativa, pessoas bem vestidas e etc. Existe vários outros problemas que interferem nesse processo.

  • Chefes agindo isoladamente;
  • Quantidade não é qualidade, pois o número de expressivo de membros não caracterizava a qualidade deles, pois nas reuniões ninguém se pronunciava;

No filme Antígona gente pode representar esses dois problemas com a cena do rei que tomou a decisão isoladamente quando decidiu mandar matar Antígona, apesar de todos em sua volta não gostarem da sua decisão eles ficaram quietos, deixando o rei agir isoladamente.

  • Montinhos da mesma chapa;
  • Vício Histórico; onde partidos se resumem a seus chefes; fogem de formação de gente nova e alternativa
  • Falso Compromisso Ideológico; Compromissos que são firmados em praças durante a campanha não tem sucesso, pois os partidos não estão prontos para sacrificar seus cargos e posições em troca de que tal compromisso seja cumprido, acontece ao contrário. Por que um político pode ser um no poder e outro na pratica. Marx usava a contraposição do verbo alemão: Vertreten contra zertreten. O primeiro significa representar, o segundo pisar em cima.

Para ter qualidade política nas associações o ator destaca quatro elementos fundamentais que é a representatividade, legitimidade, participação da base e a auto sustentação.

  • A representatividade; refere-se aqueles que foram obtidos por votação geral e livre. Sendo assim, pode ser evitado o acobertamento de manobras de imposição, pois quando temos representantes de uma única chapa isso pode acontecer. A associação terá a ganhar se a liderança for uma disputa democrática, embasada em chapas diferentes com ideias e ideologias diferentes para que haja criatividade para defender seus próprios conceitos trazendo novas discussões pra base.
  • A Legitimidade; é o processo participativo fundado em estado de direito que significa uma sociedade que gira em torno de reconhecimento de direitos e poderes a chamada ‘’Constituição’’ que contém deveres e direitos. A legitimidade atual se base em ‘’sócios’’ e não de ‘’membros’’ tratando as associações como se fossem clubes.
  • Participação da base; Associação melhor não é aquela que tem mais membros e sim aquela que tem membros que participam. Democracia mais profunda se faz melhor no grupo menor.
  • Autossustentação; A firmação das pessoas naquela organização, com confiança, permanência, sem puxar o tapete de ninguém, pessoas realmente ativas nas votações, debates, reuniões e etc...

Segundo tópico 4.4 A Luta pelo poder

O ator deixa bem claro que sempre haverá confronto quando o assunto é a luta pelo poder, pois ele diz que não há como evitar confronto entre mais e quem tem menos bens e poder.

A atuação dos partidos é algo importante para essa luta pelo poder embora esteja desgastada entre nós por conta da polarização que torna o ambiente polarizado, sem tolerância e respeito a opiniões discordantes, reforça esse comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com