TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DUPLO ASPECTO DAS RELIGIÕES

Trabalho Universitário: O DUPLO ASPECTO DAS RELIGIÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 5

COLÉGIO MARISTA SANTA MARIA

O DUPLO ASPECTO DAS RELIGÕES

CURITIBA

2011

Clara de Meiroz Luchtemberg

O DUPLO ASPECTO DAS RELIGÕES

Trabalho apresentado à disciplina de Ensino Religioso, como avaliação parcial do 1º trimestre

Colégio Marista Santa Maria

Prof. Alailson de Oliveira

CURITIBA

2011

Introdução

O trabalho apresentado a seguir tem como tema o duplo aspecto presente nas religiões, com destaque ao Sagrado. A partir da passagem bíblica do evangelho de Mateus (Mt 16, 13-23) discutida em sala, identifica-se o aspecto sagrado e o institucional presente nas religiões (sendo este o objetivo principal da atividade avaliativa). No primeiro momento (tópico a), explica-se o sentido da passagem bíblica e em que medida ela se relaciona com o duplo aspecto de uma religião. No segundo momento (tópico b), citam-se exemplos no cristianismo e em outras religiões desse duplo aspecto.

Desenvolvimento

a) A passagem bíblica do evangelho de Matues (Mt 16, 13-23) retrata o nascimento do cristianismo, por meio de uma história que envolve dois aspectos. No primeiro momento do trecho, o discípulo Simão demonstra ser guiado pela fé e pelo mistério do Sagrado (Deus) ao confirmar sua crença de que Jesus é o “Filho do Deus Vivo” quando Cristo pergunta a seus discípulos quem eles acreditam que ele é. Após a afirmativa de Simão, Jesus o exalta e lhe dá um novo nome: Pedro, que seria a pedra sobre a qual Cristo constrói sua Igreja. No momento seguinte, Jesus expõe seu dever de se entregar aos inimigos e morrer, para ressuscitar no terceiro dia. É quando Pedro é tomado pelo aspecto humano, profano e político e se nega a permitir que seu Senhor assim aja. Jesus o reprime e ordena que se afaste, por passar a ser uma pedra de tropeço ao pensar nas coisas dos homens acima das coisas de Deus.

Esta passagem tem forte relação com o duplo aspecto observado numa religião, já que este é formado pelo aspecto sagrado e o aspecto institucional. O primeiro é o inspirador de uma religião, o mistério que a forma, observado no primeiro momento do trecho, quando Simão tem uma revelação divina e uma fé que realmente é a essência para que Jesus afirme ser a pedra sobre a qual ele constrói sua Igreja. O segundo aspecto é o político, socioeconômico, formado por leis e hierarquia, pensamentos humanos e materiais. Ele é visto no segundo momento do trecho, onde Pedro ignora o que está acima do entendimento humano (o Sagrado, a base da crença religiosa) para se guiar pela política e linguagem dos homens (o Profano, a parte institucional de uma religião). Em outras palavras, é uma passagem em que o discípulo põe tais pensamentos acima da fé, não mais sentindo a verdade inspiradora, mas racionalizando o que deveria ser mistério além do plano físico.

b) No cristianismo, verificam-se duas grandes partes que o constroem. Um exemplo do seu duplo aspecto é que existe a ideia da Ética de acordo com Deus e Jesus e a ideia de Ética organizada pela instituição cristã. A primeira é de certa forma incontestável e tem fundamento no aspecto sagrado por tratar-se da palavra de Deus (e Ele é o mistério formador da Igreja). A segunda é construída de acordo com aspectos políticos, sociais, históricos e culturais constituintes do nosso mundo (aspecto institucional), já que a Igreja se divide em várias comunidades. E mesmo dentro dessas, por vezes se observa “o duplo aspecto”. Por exemplo: existem igrejas que dão uma ênfase particular à instituição em si, outras que consideram mais importante a comunhão dos indivíduos que compartilham experiências e opiniões semelhantes sobre questões morais e religiosas.

Todas as religiões são formadas desse duplo aspecto. Alguns exemplos são encontrados dentro do hinduísmo e do judaísmo. O hinduísmo tem uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com