TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Deus Criador

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.211 Palavras (21 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 21

MARCILIO ANTÔNIO LIMA DE SOUZA

O DEUS CRIADOR

Outubro/ 2017


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

1.1.        CONSIDERAÇÕES INICIAIS        3

2.        O DEUS CRIADOR        4

Introdução        4

Quem é Deus?        4

Ele realmente existe?        6

3.        A CRIAÇÃO DO MUNDO.        7

Introdução        7

O que é ciência?        7

Será que a ciência contradiz a criação divina?        8

4.        O QUE A BÍBLIA RELATA SOBRE A CRIAÇÃO.        10

Introdução        10

Antigo Testamento        10

Novo Testamento        11

5.        Teoria do Intervalo        12

Conclusão pessoal        14

6.        OS DIAS DA CRIAÇÃO, LITERAIS OU SIMBÓLICOS?        14

Introdução        14

Influência da ciência        15

Autoridade da ciência e autoridade da Bíblia        16

Argumentação        16

Conclusão pessoal        18

7.        Conclusão        19

8.        Bibliografia        20


  1. INTRODUÇÃO

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Como nenhuma outra espécie, o ser humano é assolado pela cede do conhecimento, buscando insaciavelmente entender o mundo ao seu redor, tanto no plano visível como invisível.

De igual forma, nenhuma outra espécie, tem essa necessidade de se relacionar com o divino, com algo superior a ele mesmo. Prova disto, é que não há registro de culturas atuais ou extintas que fosse livre de se relacionar com alguma forma de divindade, ou seja, de praticar ritos religiosos.

A soma dessas duas características leva o ser humano a procurar, incansavelmente, explicar ou ao menos tentar, a mais diversas questões metafisicas, tais como: A criação do universo, a nossa criação, a existência de Deus e como tudo isto se relaciona.

Infelizmente, as vezes essa busca leva o homem a caminhos equivocados e teorias que os levam cada vez mais longe da Verdade.

Muitos acham que o conhecimento e a fé andam distantes e até são antagônicas, mais esperamos ao longo deste estudo, mostrar que na verdade são complementares e ambas apontam para a inegável verdade da existência do Deus criador.

At.8:30..."O senhor entende o que está lendo? At.8:37 " Você pode, se crê de todo o coração”.


  1. O DEUS CRIADOR

Introdução

A existência de Deus é uma das questões mais intrigantes e discutidas entre os homens, esse assunto parece que nunca se esgotará, pois é alimentado pelo desejo incessante do homem pelo conhecimento.

Dentro desse universo eu enxergo ao menos duas vertentes principais. A que não acredita na existência de um Deus, normalmente ligado ao um pensamento filosófico ou científico e a vertente que acredita nessa existência. A segunda vertente ainda pode ser dividida nos que acreditam em diferentes tipos de deuses, sejam monoteístas ou politeístas, personificados ou energias, natureza ou cosmo e os que acreditam na existência de um único e verdadeiro Deus, que é criador, relacional e provedor de todas as coisas.

Meu estudo abordará apenas entre os dois grandes grupos, dos que acreditam nesse Deus criador e relacional e os dos que não acreditam.

Quem é Deus?

Quando pensamos em identificar alguém, nos valemos de suas características, sejam físicas, alto ou baixo; emocionais, introvertido ou extrovertido; ou intelectuais, sábio ou tolo.

A Bíblia inicia identificando várias características que nos mostram um pouco de quem é Deus.

Deus é Criador, talvez a característica mais aparente no início de Gênesis, “No princípio Deus criou os céus e a terra - Gn 1:1” e assim prossegue sendo descrito nos capítulos 1 e 2 de Gênesis, toda a criação de Deus. Esse mesmo texto também nos dar outra característica de Deus, se no princípio de todas as coisas Deus criou, então Deus é o único que não foi criado, é a causa inicial por nenhuma outra causada, então Deus é eterno.

No entanto, ainda em Gênesis notamos outras características de Deus:

“...Deus criou os céus e a terra Gn1:1 (Deus Pai); “..., e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas Gn1:2 (Deus Espirito Santo); “Disse Deus: "Haja luz... Gn1:3 (Deus Filho, a Palavra Jo1:1); “Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem... Gn1:26. Essas afirmações, nos mostram que Deus é uma Trindade, Pai, Filho e o Espírito Santo.

“...Deus criou os céus e a terra-Gn1:1” e também criou “...todos os pequenos animais que se movem rente ao chão-Gn1:26". Deus é detalhista.

“... esse foi o primeiro dia – Gn1:5”. Deus é planejador.

“Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda, Gn2:18”. Deus é relacional.

“Disse Deus: "Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês, Gn1:29”. Deus é provedor.

A Bíblia está repleta de diversas outras características de Deus, bem como também dos diversos nomes pelo quais o seu povo do chamou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (347.1 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com