TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Apocalipse

Por:   •  20/3/2023  •  Ensaio  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 7

SERMÃO- PERSEVERANÇA DOS SANTOS

Trabalho final- Mini curso de homilética

Propósito: Exortação

Tipo de sermão: Expositivo

Relembrar a esperança e importância da perseverança na fé para a vida cristã, no que se refere ao esforço em manter o progresso de santificação e entrega a Deus e seu resultado final.

TEXTO BASE: Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

Apocalipse 14:12

06/02

Salvador, 2019

IBB

Traduções:

Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. – Almeida Revisada Imprensa Bíblica – Será usada

Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. – Almeida Corrigida Fiel

Método:

Focaremos nas ligações que demonstrem os aspectos revelados do v.1 até o v.13, divididos em 4 pontos e suas seguintes subdivisões, o primeiro sendo menor por ser introdutório

Corpo do sermão

Introdução:

Será observado o caráter dos remidos que venceram a besta e perseveraram e guardaram a fé e como podemos aprender com esta revelação do apóstolo João.

Sabemos que o livro do Apocalipse é muito complexo em sua linguagem e figuras, por isso não poderemos nos deter em muitos detalhes. Temos um contexto em que nesse ponto da visão de João já houve a vinda das duas bestas e os seguidores das bestas e os de Jesus foram selados, e o que está acontecendo no cap. 14 é a glorificação dos salvos e a condenação dos ímpios e nos v. 6-13 as proclamações dos anjos do evangelho eterno, do julgamento e da condenação

Dito isso,

1-Os remidos não seguiram a besta (Apc 14: 1 4-5)

Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro.

E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis.

Apocalipse 14:4, 5

Estes remidos representam toda a comunidade cristã, que negaram à besta e sua falsa palavra, não se contaminaram com ídolos, nem aderiram a falsos ensinos. Seguem o Cordeiro onde quer que vá, representando as ovelhas que seguem seu pastor e foram comprados para serem ofertas de Deus.

Aplicação: Não devemos seguir modismos e falsas doutrinas, nem outros evangelhos. À medida que o tempo passa, vão surgindo novas heresias que tentam parecer verdadeiras, porém seu fim é a destruição. Como ovelhas de Cristo, devemos permanecer debaixo de Sua autoridade sempre e investigando tudo através da sua palavra revelada.

2- Os remidos sofreram as conseqüências de não seguir a besta

Do v. 9- 13 podemos observar a proclamação do julgamento onde se fala o castigo daqueles que seguiram a besta. Entretanto, devemos também observar qual era a conseqüência de NÃO seguir a besta. Isso está descrito no cap. 13: 10

Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar a espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a perseverança e a fé dos santos.

Apocalipse 13:10

Devemos estar prontos a sofrer por Cristo

Tal verdade nos mostra que devemos ter em mente o a prontidão em sofrer por Cristo.

Muitos cristãos do primeiro século e em toda a história têm morrido pela causa do evangelho e pela fidelidade ao Senhor. Nas linhas tradicionais evangélicas sempre o sofrer foi um ponto ressaltado em sua teologia e louvores, como por exemplo, o hino “Mensagem da Cruz” que diz:

“Eu aqui com Jesus

A vergonha da cruz

Quero sempre levar e sofrer

Cristo vem me buscar

E com Ele, no lar

Uma parte da glória hei de ter”

É possível notar a clara visão bíblica de que o sofrimento do presente não se pode comparar com a glória que há de ser revelada em nós (Rm. 8:18). Apesar disso, com o tempo, muitas visões bíblicas foram deturpadas em que o sofrimento passou a ser visto como algo que pessoas cristãs nunca deveriam sentir.

Devemos negar o pragmatismo

Por isso devemos negar o pragmatismo que entrou no meio teológico, se utilizando do conceito citado acima. No pragmatismo, não importam os meios, apenas o resultado, sendo bom o resultado deve-se fazer de tudo para conquistá-lo. Dentro do evangelicalismo ele é visto dentro da teologia da prosperidade e barganhas com Deus, onde o princípio último do evangelho deixa ser a retomada da comunhão com o Criador para uma ferramenta para conquistas de desejos pessoais.

Porém, quando confrontados com situações em que não há desejos realizados e inúmeras dificuldades, as pessoas perdem o chão, exatamente por não estarem firmadas no verdadeiro evangelho.

2.1- A relação estrita entre seguir a besta e beber da ira de Deus

Nos v. 9- 11 é dito de forma gráfica as consequências de seguir a besta.

Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.

A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome.

Apocalipse 14:9-11

Nesse trecho há a advertência do céu de que se alguém adorar a imagem sofrerá um destino pior do que a morte. O vinho da ira não tem mistura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com