TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Efésios

Por:   •  5/10/2019  •  Artigo  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 5


Éfeso era uma cidade importante, capital da província romana na Ásia e com um porto de grande circulação comercial e de pessoas. Lá Paulo esteve em duas oportunidades, descritas em Atos (18:19-21) e Atos (19:1 - 20:1-31) e criou estreitos laços de trabalho e afeto com a comunidade cristã estabelecida.

Assim como na carta aos Gálatas, percebe-se uma grande ausência de nomes próprios na carta aos Efésios. Paulo tinha uma prática corriqueira de saudar os companheiros de labuta e a ausência dessa prática nessa Epístola, nos leva a pensar que se trata de uma carta dirigida a diversas congregações, não somente à Éfeso.

Paulo encontrava-se preso à época dos escritos e os faz, a fim de explicar o motivo da sua prisão (cumprir o plano eterno de Deus para sua Igreja) aos irmãos daquela região, que se encontravam tristes com a sua situação.

Logo início do capítulo 1, do versículo 3 ao versículo 14, observa-se a falta de pontuação final, passagem caracterizada por ser o maior parágrafo de toda a bíblia e isso nos transmite a ideia de que Paulo encontrava-se eufórico, feliz, empolgado, como se não conseguisse parar de falar. Nesse trecho ele fala de como Deus planejou a Igreja Dele desde a eternidade. Nos versículos em diante (15-23), Paulo pede a Deus que os crentes entendam o propósito de Deus na criação da Igreja, assim como o poder que está operando na vida deles.

O primeiro versículo nos revela o remetente da carta ("Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus") e o destinatário ("aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus"). Já podemos notar uma expressão frequentemente utilizada por Paulo para caracterizar a Igreja: "santos" - povo separado, escolhido por Deus.

Nos versículos de número 3 a 14, é possível observarmos uma divisão em 3 partes, cada uma relacionada a uma pessoa da trindade (Deus Pai - v.3 a 6, Filho - v.6 a 12 e Espírito Santo - v.12 a 14) e o que caracteriza o término de cada parte é a expressão "para louvor da sua glória" (versículo 6, versículo 12 e versículo 14). Cada uma das 3 pessoas da trindade tem uma parte específica no plano da redenção!

1ª parte - Paulo descreve o que Deus Pai fez quando concebeu a sua Igreja e enfatiza as bênçãos espirituais em detrimento das bênçãos materiais - Não que não devemos agradecer a Deus pelo o que ele nos tem dado materialmente (e realmente Deus nos proporciona muitas coisas para essa vida), só que nós não podemos estar fundamentados nas coisas deste mundo, que são passageiras! Não podemos conformarmos (tomarmos a forma) com ele, e sim, fugir desse evangelho pregado nos dias de hoje a respeito da prosperidade. Nós devemos estar fundamentados nas coisas de Cristo, tomarmos a forma Dele, assim como Paulo falou em 1 Coríntios 11:1 "Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo!". Deus nos deu coisas eternas e elas que SEMPRE (!!!) devem ser o motivo maior da nossa gratidão!!!!

É interessante que o tempo verbal de "nos tem abençoado" no versículo 3, ele reflete uma ação com início no passado, que continua tendo efeito presente (pretérito perfeito composto). E nós podemos vivenciar isto, as bênçãos de Deus em nossas vidas incessantemente!!

Paulo começa a descrever as bênçãos celestiais no versículo 4. A primeira delas é a ELEIÇÃO. - Deus nos separou, distinguiu de um outro povo, não por mérito nosso, até porque não temos nenhum, mas Deus já havia nos separado antes da fundação do mundo, Ele já nos amava antes de tudo!!!! Aqui muitas pessoas podem falar: "ah, mas isso é injustiça, escolher uns em detrimento de outros". A palavra injustiça nos remete a deixar de dar a alguém o que ela tem direito. Qual era o nosso direito? Pelos nossos pecados, merecíamos o castigo eterno, sofrimento eterno, mas pelo amor de Deus, fomos salvos!!

Mas por que Deus nos elegeu???? Os motivos da eleição, nós não sabemos, fazem parte dos mistérios de Deus, mas sabemos o objetivo dessa eleição: "para sermos santos e irrepreensíveis perante ele", para a sua glória!! Essa escolha de Deus nos leva à santificação. Sem santidade, não tem eleição! E como sabemos se estamos em santidade? Devemos ter uma vida em que abominamos o pecado e buscamos a santa e perfeita imagem de Cristo, devemos viver somente para Deus, para a sua glória!

A segunda benção que Paulo agradece é a PREDESTINAÇÃO (dar destino àqueles que foram escolhidos). A Igreja foi predestinada a ser de Deus, que o fez num ato de amor (final do versículo 4). Além disso, fomos adotados como filhos (antes não éramos), sua família. Agora somos herdeiros de todos os benefícios prometidos ao seu povo. Deus fez isto segundo o beneplácito (bom prazer) de sua vontade, para louvarmos a glória de sua graça de nos resgatar, nós, meros pecadores, para a vida eterna! Graça esta que nos foi concedida gratuitamente (não existe nenhum requerimento da nossa parte, não temos que dar nada em troca) no Amado (Jesus). Cristo nos tornou aceitáveis aos olhos de Deus, através de seu sacrifício, é no Amado temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos nossos pecados, sangue que, normalmente, fora do corpo, nos remete a morte, mas que para nós trouxe vida!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com