TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo da Salvação

Por:   •  9/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.710 Palavras (19 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 19

10 certezas que sou salvo

Tatiana Vieira Vargas Domingues, 17 de fevereiro de 2015

Estudo sobre salvação

Introdução:

Frequentemente encontro pessoas indignadas com algum crente. Elas dizem que aquilo que mais as aborrece é a presunção dos crentes de afirmarem que já são salvos.

Na visão delas aquilo é uma grande arrogância e soberba.

Toda essa indignação pode ser facilmente compreendida. Ela procede de um conceito equivocado a respeito da salvação.

A maioria das pessoas acredita que a salvação é pelas boas obras, daí concluem que apenas pessoas muito boas poderiam dizer que são salvas. Baseado nesse conceito eu preciso dizer que concordo com elas. Se alguém afirma ser salvo por causa de sua grande bondade e caráter perfeito, preciso reconhecer que esta pessoa é arrogante e pretensiosa.

Se a nossa confiança em nossa salvação está baseada em nossa confiança em nossos méritos e obras, isso é mesmo arrogância e orgulho. Se alguém diz que está indo para o céu porque pensa que merece entrar no céu, ele é o maior de todos os soberbos.

Mas esse certamente não é o caso dos crentes que declaram ter certeza da salvação. Se ousadamente dizemos que somos salvos porque o Senhor Jesus, pela sua graça, nos livrou da condenação do pecado e nos justificou, então a nossa certeza é baseada naquilo que o Senhor fez por nós. Nesse caso não há arrogância alguma, pois não confiamos em nós, mas naquele que nos salvou.

Com respeito à certeza de salvação existem quatro grupos de pessoas:

(1) Os que não são salvos e sabem que não são salvos.

(2) Os que são salvos e não sabem que são salvos.

(3) Os que são salvos e sabem que são salvos.

(4) E os que não são salvos, mas equivocadamente acham que são salvos.

Esse último grupo é o que nos deixa mais encabulados.

Algum tempo atrás estava em um de nossos encontros evangelísticos observando um de nossos líderes evangelizar um grupo de jovens. De forma clara e direta ele perguntou a todos: “você tem certeza que quando morrer irá para o céu?

Em nossa experiência sabemos que diante dessa pergunta a maioria das pessoas se cala ou então diz que não tem certeza. Mas surpreendentemente um jovem levantou a mão e disse que tinha certeza que iria para o céu. Aquilo deixou o nosso líder confuso, mas ele insistiu: “Porque você tem certeza?” O jovem explicou que todos eram salvos.

Ele entendia que Jesus já tinha salvado a todos os homens.

A falsa convicção é o resultado de um ensino errado.

Aquele jovem acreditava na doutrina do universalismo.

O universalismo ensina que todo homem já está salvo, assim, numa conclusão óbvia ele se considerava salvo. O universalismo e a salvação pelas obras são dois conceitos enraizados em nossa cultura.

Outro dia estava assistindo um programa de entrevistas quando o entrevistador me surpreendeu com uma pergunta. Ele perguntou: “O que você responderia se chegasse na porta do céu e Deus lhe perguntasse: porque eu deveria deixar você entrar no céu?” O entrevistado se contorceu no banco e respondeu que suas virtudes eram maiores que seus defeitos. Ele supunha que haveria uma balança no céu onde seus pecados seriam colocados de um lado e suas virtudes do outro. O que pesasse mais determinaria seu destino. Mas ele presunçosamente acreditava que a balança estava a seu favor. Todos admitem que não são perfeitos, mas acreditam que são suficientemente bons. Dizem que fizeram o melhor que puderam e tolamente acreditam que isso será suficiente diante de Deus.

Nós, porém, sabemos que Deus exige perfeição para entrar no céu.

Ou você é perfeito ou encontra algo ou alguém perfeito que o coloque lá dentro.

O Senhor Jesus é perfeito e nunca pecou. Quando cremos nele recebemos a sua justiça e, nele podemos entrar no céu. Não tem nada a ver conosco, é obra exclusiva dele. Multidões incontáveis estão colocando sua esperança nas boas obras para entrarem no céu. Aquele dia será uma grande decepção.

Tragicamente muitos acalentam uma falsa convicção de salvação, mas nós podemos ter certeza de que somos salvos. Nós cremos no Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo; cremos que Ele nos enviou o Senhor Jesus para fazer a eterna redenção na cruz do Calvário. Cremos que ele ressuscitou e nos enviou o Espírito Santo que agora habita em nós. Fomos salvos pela graça mediante a fé. Por tudo isso podemos ter certeza da nossa salvação.

A certeza de salvação é uma das coisas mais importantes para o nosso crescimento espiritual. Quando não temos convicção não conseguimos nos relacionar com Deus corretamente. Pedro diz que a certeza nos livra de tropeços.

Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. II Pe. 1:10-11

A verdade é que não há crescimento espiritual sem certeza de salvação.

Por isso ela deve ser adquirida logo quando nos convertemos.

Aquele que está inseguro sobre a sua salvação não tem âncora espiritual, a sua alma não encontra uma rocha onde se apoiar. A sua alma vive cheia de dúvidas e ele navega nas águas da angústia, pois ainda teme o futuro.

Como alguém pode ser usado por Deus se nem mesmo tem certeza de sua salvação? A verdade é que mesmo entre os cristãos nascidos de novo, muitos acham que não é possível saber com certeza que se é salvo. Mas isso é falso. Observe como Paulo tinha certeza de ser salvo.

Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. II Tm. 4:6-8

E, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia. II Tm. 1:12

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (169.7 Kb)   docx (495 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com