TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de PG

Por:   •  23/2/2019  •  Artigo  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 6

Texto: Filipenses 3.1

Tema: Alegrai-vos

Em muitos aspectos a carta de Paulo aos Filipenses é a mais bela carta de Paulo, cheia de gratidão, amor.

Essa carta foi escrita em dias difíceis para o Apostolo. O assunto dominante em toda a carta é a alegria que o crente desfruta em CRISTO.

O Apostolo Paulo, corajoso missionário foi o autor dessa carta. Um homem que recebeu uma refinada educação secular e religiosa. Era um fariseu, um doutor da lei, e o seu voto era perseguir os servos do SENHOR JESUS.

Na estrada para Damasco, foi alcançado por CRISTO, e de perseguidor passou a ser perseguido.

A carta de Filipenses foi escrita em uma prisão de Roma. Essa carta foi escrita no final da sua primeira prisão em Roma que durou cera de  2 anos. Vale lembrar que o motivo da sua primeira prisão era totalmente religioso. Paulo foi acusado pelos Judeus  ele foi preso como um apostolo,  gozava de certos privilégios. Já a sua segunda prisão, ele é tido como um criminoso, como um dos lideres que incendiou a cidade de Roma, uma acusação, feita pelo Imperador Nero.

Desde o primeiro momento de sua conversão enfrentou duras provas: foi perseguido em Damasco, rejeitado em Jerusalém, esquecido em Tarso, apedrejado em Listra, açoitado em Filipos, escorraçado de Tessalônica e Beréia, chamado de tagarela em Atenas, de impostor em Corinto, e enfrentou feras em Éfeso. Foi preso em Jerusalém, acusado em Cesaréia, sofreu um naufrágio indo para Roma e foi mordido por uma víbora na Ilha de Malta. Na sua primeira prisão em Roma, ao ir a julgamento ninguém foi a seu favor. Foi abandonado por Demas, perseguido por Alexandre, e sentenciado a morte por Nero.

O maior de todos os apóstolos encerra sua carreira como um homem pobre, trazendo no corpo as marcas de Cristo, caminhando sozinho de um calabouço para a guilhotina. Na perspectiva humana isso é uma fragorosa derrota. Aquele que foi o maior bandeirante do cristianismo não granjeou riquezas, não buscou popularidade, não lutou para estar no topo da lista dos famosos do seu tempo. Mas, esse homem foi temido no inferno e amado no céu. Ele tombou na terra como um mártir e levantou-se no céu como um príncipe. Seu  nome é mais conhecido hoje do que todos os imperadores romanos somados. Ele, mesmo morto ainda fala e, inspira milhões de pessoas, todos os dias a viver para a glória de Deus

1. A nossa Alegria tem uma fonte:

  • Não em homens

A nossa cultura diz que o homem quando encontra uma mulher  ou  vice-versa, esse encontrou a sua cara metade. É comum vermos fotos com os seguintes comentários: minha vida, amor da minha vida ou minha felicidade tem um nome “fulano”. Essa pessoa está declarando que a fonte da sua felicidade, que a razão da sua felicidade é a tal pessoa. Ao dizer “alegrai-vos no SENHOR”, Paulo está dizendo que a nossa alegria não está condicionada ou dependente de homens, e sim unicamente do SENHOR.

A igreja de Filipos deveria se Alegrar, não por causa dos homens ou até mesmo por causa do Apostolo. Deveriam se alegrar, porque eles tinha o SENHOR.

  • E essa alegria não depende das circunstancias da vida.

Ah, eu seria feliz, se estive em uma praia. Ah, eu seria feliz se ganhasse um salário assim. Eu seria feliz se tivesse isso, ou aquilo.

Não, não dependemos das circunstâncias, porque a fonte da nossa alegria é o SENHOR.

Se as circunstâncias fosse a fonte da nossa Alegria, o próprio apostolo estaria perdido. Ele estava preso, esquecido por muitos, desprezado, perseguido, longe de todos e mesmo assim ele nos recomenda, alegrai-vos no SENHOR.

2. O que o SENHOR oferece ao homem para que ELE seja a sua Alegria?

  • O SENHOR oferece o que nenhum homem oferece e nem pode sustentar.

Fomos salvos por ELE, Supri a nossas necessidades. Todas as coisas coopera para o nosso bem. A morte não tem domínio sobre aqueles que estão em CRISTO. E temos um livre acesso ao trono da graça.

Cristo nos assegura uma vida em abundancia, uma paz que o mundo não pode dar. O próprio SENHOR JESUS em João 16.22 diz: “a vossa alegria ninguém poderá tirar”.

Meus amados, quando temos CRISTO como nosso único SENHOR, a nossa alegria é inabalável.

O cristão está sempre na presença e na companhia de Jesus Cristo. Pode perder tudo, posses e amizades, mas jamais pode perder a Cristo. E por isso até em circunstâncias em que a alegria pareceria impossível e nas quais parecesse não haver mais que dor e mal-estar, a alegria cristã perdura, porque todas as ameaças, terrores e desconfortos da vida não podem separar o cristão do amor de Deus em Cristo Jesus, seu Senhor (Romanos 8:35-39).

3. Cabe ao Homem, permanecer nessa Alegria.

 A primeira qualidade é a alegria. "Alegrai-vos", diz, "outra vez digo: Alegrai-vos!" É como se dissesse "Alegrai-vos!" e de repente se apresentasse perante sua mente o quadro de tudo o que ia acontecer. Ele mesmo estava na prisão à espera de uma morte quase segura. Os filipenses estavam no começo do caminho cristão e pressentiam inevitavelmente dias tenebrosos, de perigos e perseguições. Paulo diz: "Sei o que estou dizendo. Pensei em tudo o que possivelmente pode acontecer e entretanto, digo-lhes: Alegrai-vos!"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com