TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religiao E Magia - Antropologia

Artigo: Religiao E Magia - Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  2.446 Palavras (10 Páginas)  •  4.726 Visualizações

Página 1 de 10

FADEP – Faculdade de Pato Branco

TRABALHO DE ANTROPOLOGIA

RELIGIÃO E MAGIA

Acadêmicos: Paloma Novais, Débora Duarte, Caroline Viana, Alex Sai.

21 de Junho de 2013 – Pato Branco – PR

INDICE

RELIGIÃO

• CRENÇAS

• RITUAIS

• SOBRENATURAL

• CULTOS

• FUNÇÕES DA RELIGIÃO

• TEORIA DA RELIGIÃO

MAGIA

• TIPOS DE MAGIA

• RELIGIÃO E MAGIA

• TABU

INTRODUÇÃO

A religião é definida como um conjunto de crenças relacionadas à humanidade e era conhecida como mito, mas foi marcada pelo cristianismo que se faz presente ainda hoje. Toda religião é criada por uma comunidade, e um dos principais problemas na antropologia da religião é a definição da própria religião.

Sobrenatural é um fenômeno que não tenha causa natural, e grande parte das crenças podem ser explicadas pela influencia das religiões. Há dificuldade em se compreender as causas de fenômenos devido à situaçõe nas quais não há qualquer controle, carregadas de força emocional, levando as pessoas a atribuir falsas causas aos eventos.

As crenças em conjunto e rituais, constituem uma religião, que são seguidas e praticadas, mas isso é somente uma simplificação.

Os rituais conduzem seu seguidor através de praticas que o elevam a níveis superiores de consciência, segundo algumas crenças somente assim o praticante estará no caminho de encontrar-se com seus Deuses ou não.

A antropologia apresenta seis funções da religião na cultura: Psicologia, Transcendental, Sacralização, Profética, Identificação, Maturação.

Estão no centro das teorias antropológicas da religião o humanismo, evolucionismo e comparações interculturais.

As teorias antropológicas da religião são divididas em três grupos: teorias da solidariedade social, teorias do sonhar alto e teorias intelectualistas. A Magia e a Religião sugere que as mesmas causas produzem sempre os mesmos efeitos que o desempenho apropriado tem resultados desejados, a menos que seus encantos sejam diminuídos por outra fonte.

As definições magicas e religiosas do mundo são determinadas por leis imutáveis. Incluindo-se muitos tipos de magia, como por exemplo: Magia Negra, Magia Cinza, Magia Vermelha, Magia Rosa, Magia Azul, Magia Branca.

RELIGIÃO

A religião significa “Prestar culto a uma divindade”, definida como um conjunto de crenças relacionadas à humanidade que as considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental como conjuntos de rituais códigos morais que derivam dessas crenças, em décadas passadas a religião era nomeada de “mito”. Ela foi marcada pelo cristianismo.

Primeiras reflexões sobre a religião foram feitas pelos antigos Gregos e Romanos. As religiões costumam possuir relatos sobre a origem do Universo, da Terra e do Homem, e o que acontece após a morte. A religião além de ser um fenômeno individual é também um fenômeno social. Sendo a maior expressão de crença do povo, também uma das instituições sociais, universal em todas as culturas.

A antropologia apresenta 6 funções da religião na cultura: Psicologia, Transcendental, Sacralização, Profética, Identificação, Maturação.

A antropologia moderna assume que toda religião é criada pela comunidade humana que se prostra diante dela, uma abordagem metodológica que é chamada a idéia de projeção.

Um dos principais problemas na antropologia da religião é a definição da própria religião; a fé é o termo adotado para designar qualquer conjunto de crenças e valores que compõem a fé de determinada pessoa ou conjunto de pessoas.

Os antropólogos acreditam que certas práticas e crenças religiosas eram universais a todas as culturas, tais como a crença em espíritos ou fantasmas, o uso de magia como um meio de controlar o supernatural, o uso de adivinhação como um meio de descobrir conhecimento oculto, e os resultados de rituais, tal como oração e sacrifício.

Geertz: “Religião é um sistema de símbolos que atua para estabelecer poderoso, penetrante, e modos de longa duração e motivações nos homens por formulação de concepções de ordem geral da existência e vestindo essas concepções com tal aura de factualidade que os humores e motivações parecem singularmente realistas”.

SOBRENATURAL

Considera-se que sobrenatural é um fenômeno qualquer que não tenha uma causa natural; pressupõem a existência de algum tipo de realidade além da física, o mundo espiritual, deus (es) ou uma dimensão mental não detectável pela matéria. Grande parte das crenças no sobrenatural podem ser explicadas pela influência das religiões no imaginário humano.

Outro grande motivo é a dificuldade de se compreender as verdadeiras causas de fenômenos ocorridos em situações desfavoráveis ou nas quais não se detém qualquer controle, e ou carregadas de força emocional, levando as pessoas a atribuir falsas causas aos eventos.

CRENÇAS

Sendo a religião constituída por um conjunto de crenças, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas mesmas crenças.

Desde o principio, os homens acreditavam que fenómenos naturais, como por exemplo, as trevas, o calor, o frio, a vida e a morte, eram controlados por deuses e espíritos.

Segundo as suas crenças, esses espíritos eram capazes de habitar as rochas, as árvores ou os rios, sendo que cada um deles possuía uma função diferente do outro. Os crédulos acreditavam receber a sua benevolência por meio de oferendas, como: canções, danças, sacrifícios e magia.

Não há como dizer qual tipo de crença seria a correta, quando se encontra o objetivo dentro disso, e há verdade pra aquela pessoa ela já é suficiente.

RITUAIS

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com