TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homossexualismo e a Religião

Por:   •  7/12/2022  •  Resenha  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

Referência:

Collins, Gary R. Aconselhamento cristão: edição século 21 / Gary R. Collins; tradução Lucília Marques Pereira da Silva. — São Paulo: Vida Nova, 2004

Gary R. Collins foi psicólogo clínico licenciado com um Ph.D. em psicologia clínica da Universidade de Purdue. Ele ganhou a credencial de Professional Certified Coach (PCC) da International Coach Federation e é autor de inúmeros artigos e quase 60 livros publicados. Gary era um seguidor comprometido de Jesus e participava regularmente da Capela do Palatino, Illinois. Ele deixa duas filhas, seu genro e os netos Colin McAlister e Tony Fullman. Foi autor e compilador de vários livros sobre Psicologia e Aconselhamento, incluindo ‘Aconselhamento Cristão’ que servirá como base para esse estudo.

O autor inicia falando do aconselhamento de um jovem que era cristão desde os sete anos de idade e, aos oito, já lutava com seu sentimento homossexual e de como enfrentou esse problema durante seu convívio escolar. O autor trata, também alguns pontos relevantes como: o que a bíblia diz sobre o homossexualismo, suas causas, seus efeitos, como deve ser seu aconselhamento e como evitar esse sentimento.

Retomando, o texto mostra que o jovem já havia pedido para Deus o curar, mas, segundo ele, Deus nunca o atendeu. Este jovem passa a viver uma vida dupla, pois o mesmo liderava um estudo bíblico na faculdade e estava muito envolvido com o ministério dos alunos, porém, frequentava de vez em quando uma biblioteca de gays buscando ser realizado em seus sentimentos homossexuais.

O autor descreve na página 237, que o processo de cura na vida deste jovem se dá no momento em que o mesmo procura ajuda de uma pessoa e conta à esta, o seu problema. Essa atitude não o impediu de continuar frequentado as livrarias gays, no entanto, foi o primeiro passo para o processo de cura, já que o mesmo não tinha forças para lidar com isso sozinho. Segundo o autor o jovem reconhece que Deus tem colocado pessoas para que possam ajudá-lo a lutar contra esse pecado do homossexualismo. São pessoas que passam pelos mesmos problemas. O jovem reconhece que sua identidade está em Cristo e não em suas tentações sexuais.

Por causa da controvérsia e confusão em torno deste tópico, o autor relata na pag. 328, que este capítulo não foi escrito para defender nenhuma teoria em particular, nem estimular debates insensíveis. Seu objetivo foi resumir o que se sabe sobre homossexualismo, apontar as questões controversas e evitar a retórica inflamada, para que possamos entender e ajudar as pessoas com tendências homossexuais que nos procuram pedindo ajuda.

A Bíblia não diz muito sobre o homossexualismo. O autor diz que este é mencionado em apenas sete passagens e em cada uma delas a referência é relativamente breve. Obviamente, o homossexualismo nunca é aprovado, mas também não é destacado como um pecado pior que os outros. O comportamento homossexual é condenado nessas passagens, juntamente com a idolatria, o roubo, a mentira, o homicídio e outros pecados. A passagem de Romanos 1.26-27 é mais explícita em seu ensino sobre o homossexualismo. GARY, descreve que ter tendências, sentimentos e desejos homossexuais não é condenado em nenhum lugar da Bíblia. A questão está, em o cristão ficar alimentando os pensamentos homossexuais ou heterossexuais, desencadeando assim pensamentos pecaminosos, porém, a bíblia mostra que é possível não ficar alimentando pensamentos pecaminosos e não ceder a tentações de qualquer espécie, inclusive as homossexuais.

Segundo o autor, diante de exaustivos estudos, observa-se que a causa do homossexualismo, são algumas consequências da socialização do pós-natal. Não há evidências concretas de que esse sentimento seja adquirido durante a gestação. Segundo pesquisadores, a orientação sexual deveria ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com