TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA - HOMOSSEXUALISMO

Por:   •  13/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 8

COLÉGIO ESTADUAL LEÔNCIO CORREIA EFM/P

TÉCNICO INTEGRADO EM ADMINISTRAÇÃO

SOCIOLOGIA -

HOMOSSEXUALISMO

CURITIBA

2016

EDUARDA DIAS PELETEIRO Nº 08

JHENIFER AMANDA CHRISTOV Nº 16

NATALIE CHRISTINE FERREIRA Nº 31

4IA

HOMOSSEXUALISMO

Trabalho realizado na disciplina de sociologia do curso de Ensino Médio Técnico em Administração apresentado no Colégio Estadual Leôncio Correia de Curitiba como requisito parcial para a obtenção de nota e conhecimento no assunto.

CURITIBA

2016

INTRODUÇÃO

Homossexualismo é encontrado com facilidade no meio social de atualmente. Contudo, antes de ter qualquer conclusão a respeito dessa opção sexual devemos conhecer e abordar mais a fundo o devido tema, pois é de extrema ignorância sair julgando ou cometendo injustiças sem saber a verdadeira causa que leva ao homossexualismo. Portanto nesse trabalho será abordado um tema polêmico, afim de que possamos entender um pouco mais sobre o universo homossexual e a forma como é vista perante a sociedade. Com base em pesquisas e conteúdos escolares vamos apresentar um trabalho que transmita clareza e riqueza sobre o tema.

HOMOSSEXUALISMO

COMO SE DÁ O PRECONCEITO

Primeiramente, a definição para homossexualismo é quando há a prática de relação amorosa ou sexual entre indivíduos do mesmo sexo. O preconceito é caracterizado por atitudes negativas e desfavoráveis contra uma pessoa, grupo, povo ou cultura diferente dos daquele que o manifesta. É uma generalização superficial e depreciadora do outro. Portanto, o preconceito é uma intolerância que pode ser contra um grupo religioso, nacional ou racial. O que mais se encontra com facilidade, desde os tempos mais antigos é o preconceito contra negros. Nas décadas anteriores o negro não possuía qualquer valor. Levando para os dias de hoje, infelizmente não se pode dizer que esse preconceito seja inexistente.

Deixando de lado o preconceito racial, conseguimos observar também com facilidade na sociedade, diversos tipos de opressões para com indivíduos que se portem de maneira diferente. Dentro desse grande leque de preconceitos e definições impostas pela sociedade destaca-se o homossexualismo.

Desde os primórdios somos conhecidos como homem ou mulher a partir de que se possa identificar qual será seu órgão genital (vagina/pênis). E podemos então dizer que a partir daí é que se lança a questão do que é certo e o que é ser errado. Onde nasce a questão do preconceito contra os homossexuais. Contudo, não é apenas o órgão genital que ira definir uma identidade sexual, pois ao decorrer do tempo irá se desenvolver o sexo psicológico que fará com que o individuo passe a apresentar um comportamento denominado masculino ou feminino. Tanto pode ser que uma menina passe a ter um comportamento masculinizado desde a primeira infância ou um garoto ter um comportamento afeminado também desde sua primeira infância.

Infelizmente desde cedo quando a criança se comporta diferente de seus amigos ela já sofre certo preconceito mesmo que seja de uma maneira mais inocente, e isso é um fato assustador para quem fez sua escolha de homossexualismo, pois essa pessoa passa a se esconder de tudo e de todos pelo fato de ser um alvo fácil de preconceitos cometidos pela sociedade.

Segundo Freud, na maioria dos casos de homossexualismo masculino, os indivíduos experimentam na primeira infância uma ligação erótica muito intensa com uma mulher, geralmente a mãe, este vínculo fora despertado e encorajado pela ternura constante e intensa por parte desta. Posteriormente a este estágio preliminar, o amor da criança não será mais consciente, sofrendo portanto, repressão. O sujeito ao reprimir o amor por sua mãe tomará a si mesmo como objeto sexual ao se colocar no lugar dela, num processo decorrente de uma identificação narcísica, arrogando a si mesmo como modelo. Dessa forma, passa procurar outros jovens que se pareçam com ele, e possam amá-lo como a sua mãe o amou. Percebe-se que o narcisismo seria a captação amorosa do sujeito pela própria imagem. Freud afirma que este processo, na verdade, é um retorno ao auto-erotismo, afinal os homens que o homossexualismo masculino diz amar são na realidade figuras substitutivos que o fazem recordar a si próprio durante a infância. Assim sendo, o sujeito busca encontrar seus objetos de amor segundo o modelo narcísico

OS MOTIVOS PELO QUAL EXISTE A OPRESSÃO

Uma sociedade corrompida por padrões e achismos que são julgados como certos. Os motivos que levam a existir opressões geralmente esta ligado a fatores religiosos, uma vez que, grande parte da população é religiosa e possui seus valores estabelecidos. Portanto, o homossexualismo acaba ferindo tais valores o que desencadeara no preconceito e discriminação, julgando por fim o homossexualismo como pecado ou errado diante da sociedade. Outro fato é o padrão de casal heterossexual, homem com mulher sem diferenciação, podendo pelo ato sexual gerar um filho. Com isso, o homossexualismo é atacado com grande êxito, principalmente por influências religiosas.

Um em cada quatro brasileiros é homofóbico. Os dados são da pesquisa nacional “Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil”

A cada 28 horas uma pessoa lésbica, gay, bissexual, travesti ou transexual é assassinada no Brasil. Em 2015, de acordo com dados do Grupo Gay da Bahia, 318 pessoas LGBTs foram mortas no país por causa do preconceito.

Até que as pessoas consigam entender que o homossexualismo é algo da natureza de certo individuo, a pessoa passara por transtornos psicológicos ou agressões, o que acaba tornando esse processo doloroso e árduo para quem fez sua escolha sexual perante a sociedade. E a única maneira de acabar com esse sofrimento é que a sociedade passe a respeitar, e entender, pois dessa maneira será mostrado o respeito e o valor que se tem a natureza humana.

A DEFESA DPOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Segundo Quinalha, advogado e integrante da Comissão Estadual da Verdade em São Paulo,  diz que por mais que a repressão ao grupo LGBT na época fosse motivada por questões políticas, principalmente ao anticomunismo, a homossexualidade sempre mereceu uma espécie de repressão específica dos órgãos do estado. “Era como se a homossexualidade fosse um instrumento que a subversão utilizava para atacar os valores morais e da família tradicional, de acordo com o governo da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com